terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sobre o filme "Avatar" ou sobre tudo aquilo que tem demasiados efeitos especiais

Não sei se o filme é bom ou mau. Poucas críticas ouvi e li, apenas vi o trailer, mas, à partida, sei que não é um filme que me chama a atenção. Todo e qualquer filme que tenha demasiados efeitos especiais, deixa-me de pé atrás. Pode até ser espectacular, grandioso, incrível, etc, etc... mas pronto, a mim não me seduz. Vi o primeiro Harry Potter e não vi mais nenhum; nunca vi a saga Star Wars e também não me seduziu este último filme sobre vampiros que deu tanto que falar. Não gosto mesmo nada de ficção científica e quanto ao terror, só alguns - monstros, fantasmas e afins também dispenso. Claro que no meio de tudo isto há algumas excepções, mas são poucas.
Prefiro a realidade, tal qual como ela é e gosto de a ver retratada na tela, mesmo com algumas histórias absurdas ou menos verosímeis. Mas enfim, gostos não se discutem e este é só o meu.

12 comentários:

  1. Nada a dizer quanto às tuas opções cinematográficas. Mas discordo de ti quanto à discussão dos gostos porque sempre achei que os devemos discutir. Já outra coisa totalmente diferente é ter a presunção que o nosso gosto é melhor que o do outro.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. O Avatar não é um filme sobre efeitos especiais, é apenas uma ferramenta (e muito bem utilizada, pois ficas completamente imerso em tudo e esqueces-te logo que aquilo são efeitos especiais) para contar uma história simples e muito bem contada.

    E garanto-te que o que está retratado no Avatar é a nossa realidade...

    Acerca desse ditado uma professora minha de Português dizia-me, se os gostos não se discutem, então porque é que não se faz outra coisa?

    ResponderEliminar
  3. Eu não disse que era um filme sobre efeitos especiais mas referi-me a esse filme como um dos muitos que tem efeitos especiais.

    ResponderEliminar
  4. Para quê ficção científica quando podemos ter um bom drama social?

    ResponderEliminar
  5. Sofia, vai ver o Avatar!

    Digo-te que estás a perder a melhor história de anos no cinema!
    Para mim os efeitos especiais e o 3D no Avatar foram só para "vestir" uma bela história sobre a ganância humana por recursos naturais que atropela tudo e todos!

    Nuno.

    ResponderEliminar
  6. Sofia, também sempre disse isso que dizes ai no post. Nunca nenhum desses filmes me agradou, mas a verdade é que já vi o avatar 2 vezes e via ainda mais. Aquilo é uma obra de arte de um visionário. Believe me. Foi provavelmente o dinheiro mais bem gasto que ja gastei. lol

    ResponderEliminar
  7. Se fores a ver bem tudo o que se passava nos filmes de ficção cientifica filmados à pelo menos 10 anos atrás, são hoje na maioria a realidade :)
    Se formos a ver bem reflectem os sonhos e a imaginação dos seus autores. E conseguir tornar um sonho realidade, viver essas fantasias, (nem que seja na tela de um cinema) não deixa de ser bonito :)

    ResponderEliminar
  8. Ah e já agora fui ver o Avatar por causa de ser todo em 3D, tinha as expectativas demasiado altas e saí de lá desiludido... Aconselho é o Sherlock Holmes :)

    ResponderEliminar
  9. Tu gostas é de filmes à Nancy Meyers :)

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    ResponderEliminar
  10. Adorei o Sherlock Holmes, e não tou com vontade nenhuma de ir ver o Avatar...

    ResponderEliminar
  11. Olá :) Cheguei aqui por acaso e não podia deixar de comentar este texto.
    Estou de acordo quanto aos efeitos especiais, mas desta vez é diferente. Acho que tens mesmo de ver este filme porque é maravilhoso e com uma mensagem muito forte e muito, mas muito actual. Dá para rir e (quase e timidamente) chorar. É que apesar de ser um mundo de fantasia o que acontece nesse mundo fantástico é igual ao que nos está a acontecer. O melhor de tudo? Há um final (muito) feliz, o mesmo não posso dizer do nosso planeta e desta realidade (que tanto me encanta, mas que também me entristece).
    Bom ano :)
    Beijinhos

    Ana

    ResponderEliminar