domingo, 26 de setembro de 2010

...

Não sei se isto é inveja ou não. Se calhar é, e se assim for, penitencio-me desde já. Ainda erro mais vezes do que gostaria e nem sempre sou a simpatia em pessoa, mas a vida também tem destas coisas - o lado mau - o lado do diabinho que há em nós ou do mau feitio. Não me venham com tretas de que a sorte conquista-se porque não é assim: a sorte é como um jogo de roleta e calha a quem calhar; o que se conquista nunca é por sorte mas sim por trabalho, determinação e brio no que se faz. E é por isso que me pergunto como há por aí muito boa gente com muita sorte mas sem qualquer tipo de conquista de que se possa orgulhar. E mais,  mais grave ainda , pessoas a fingir que sim, que têm uma mão cheia de conquistas e outras tantas para alcançar quando no fundo não passam de pessoas com sorte. Porque calhou.  E eu, de vez em quando, quando estou virada do avesso, só me apetece mandar à fava essas pessoas e perguntar a mim mesma porque é que tem de ser assim. Porque é que àquelas que passam uma vida inteira a trabalhar, com responsabilidade, honestidade e empenho, a sorte nunca lhes bate à porta.

12 comentários:

yolanda disse...

bate. não é imediato, mas é durador. e ás vezes nem nos apercebemos.

L'Enfant Terrible disse...

Inveja não será, será mais verificar com mágoa a falta de justiça de que padece a nossa vivência.

senhorita valdez disse...

às vezes também me sinto assim, injustiçada e revoltada com certas situações a que assisto. mas é como dizes, uma roleta, e por isso não vale de grande coisa lamentar-nos porque melhores dias virão.

Prezado disse...

Roleta. Absoluta.

O que estás a dizer é que andas na autoestrada a olhar para o gajo que vai na faixa ao lado. Não vale a pena, mesmo.
Mas quem disse que isto tem de ser justo? Vai sendo.

Espiral disse...

Sinto o mesmo todos os dias. Não quero saber se é inveja.

Segundo o que me dizem é sentido de justiça.

Joana | My Pretty Mess disse...

Muitas vezes preguei este sermão à vida. Mas não pregaremos todos? Julgamos sempre que a sorte nunca nos bate à porta. Sei, no entanto, a que te referes. É difícil ver os outros a conseguir mais com menos suor.

Analog Girl disse...

Precisamente o que eu penso, tantas vezes. conheço pessoas a quem a sorte lhes bate à porta, as oportunidades caem ao colo, tudo acontece. Tão fácil a vida dessas pessoas.
Não sei se é inveja ou uma espécie de "orgulho de pobre" dos que se esforçam e lutam para encaminhar a vida. Porque a satisfação de quem tem sorte nunca tem a ver com a satisfação de quem luta peloas coisas. O que é injusto é que nem sempre quem se esforça consegue frutos.

One Guy Alone disse...

Tens a sorte de ser responsável, ages com honestidade e sempre que tal é possível, empenhas-te a cada jogada ;) (isso é muito bom e raro...)

Há outro tipo de sorte? Há... tal como existe outros conjuntos de características que moldam uma pessoa (diferente).

Bate palminhas e entra em festa por seres como és ;)

Blondewithaphd disse...

Questões que me pergunto quase todos os dias da vidinha.

Poetic Girl disse...

Infelizmente é assim mesmo, quem se agarra a vida, luta contras as dificuldades raramente é bafejado pela sorte. Enquanto os que têm uma postura do deixa andar parece que tudo lhes cai no colo. Deixa-nos com um sentimento de injustiça sim! bjs

Chica disse...

Engraçado tenho andado a pensar o mesmo...

Miss B-Beautiful disse...

Quem tem sorte "porque sim", é que nasceu em berço de ouro, e por isso tem as portas (todas) abertas! Falo da minha experiência. Não é justo mas é assim...