Um destes dias, enquanto deambulava por um dos meus antigos blogues, reparei em alguns textos onde fazia referência a escritores do Dn Jovem, principalmente a dois de que gostava muito - Lore Lei e Miguel Marques.
Assim, de repente, tive saudades do suplemento quando ainda saía em papel. Lembro-me bem do dia em que vi três fotografias minhas publicadas no jornal. Estava em Évora, a comer uma moamba de galinha quando abri o jornal e vi o meu nome e as imagens. Não gostei da moamba mas fiquei feliz e guardei religiosamente esse suplemento. Entretanto, perdi-lhe o rasto. Desconfio que foi a minha mãe, num daqueles dias de limpeza profunda que deitou fora todo esse "lixo" que eu acumulava num dos armários do meu quarto. Paciência.
Não entendo como é possível que um suplemento que até foi reconhecido pelo antigo Presidente da República Jorge Sampaio como tendo grande importância cultural, tenha acabado assim, em 2007. E apesar de nesta altura, a sua existência estivesse apenas remetida a um espaço na internet, não deixava por isso de ser um suplemento de grande qualidade.
Tenho pena. Fica a recordação e ficam as pessoas e os escritores que por ali foram "descobertos".
3 comentários:
Eu cheguei a ter excertos de um texto meu publicados. O tema era "cartas de amor" e agora que escrevia de uma maneira muito ingénua mas tinha 16/17 anos e ainda não tinha vivido muito. Parece-me que ainda tenho o suplemento guardo em qualquer lado. Adorava o dn jovem.
Na adolescência ainda mandei para lá umas histórias, mas nada, só ficaram no pequeno jornal local...
Tenho em casa uma antologia do dn jovem, se souberes aproximadamente a altura em que essas fotos foram publicadas posso procurar e digitalizar o melhor possível. Se estiveres interessada manda-me um mail.
Enviar um comentário