segunda-feira, 28 de junho de 2010

[É a isto que se chama sexto sentido? Se calhar é]

Como é possível haver homens que ainda acham que nós não percebemos os sinais que inconscientemente nos vão enviando?

Nós sabemos sempre. O bom e o mau.

...

"Aceitemos então que estamos sozinhos e, a partir daí, façamos a nova descoberta de que estamos acompanhados – uns pelos outros. Quando pusermos os olhos no céu estrelado, com a furiosa vontade de lá chegar, mesmo que seja para encontrar o que não é para nós, mesmo que tenhamos de resignar-nos à humilde certeza de que, em muitos casos, uma vida não bastará para fazer a viagem – quando pusermos os olhos no céu, repito, não esqueçamos que os pés assentam na terra e que é sobre esta terra que o destino do homem (esse nó misterioso que queremos desatar) tem de cumprir-se. Por uma simples questão de humanidade."

José Saramago In Deste Mundo e do Outro

uma foto por dia #179

#179

sábado, 26 de junho de 2010

uma foto por dia #177

#177

Apresento-vos o Sushi. Tem apenas dois meses e a partir de hoje também mora cá em casa.

[Adenda: Não é siamês, é um europeu comum.]

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Programa para esta noite

Este ou este?

uma foto por dia #176

#176

É mais forte do que eu

Enquanto era transmitida a primeira parte do jogo eu percorria algumas das lojas na baixa lisboeta. Escusado será dizer que estava tudo vazio... mas depois, não resisti. Sentei-me no café da Fnac, e ali estive, juntamente com umas boas dezenas de pessoas, a torcer pela selecção.

Pois foi, apaixonei-me...

...por um perfume. E tive de o trazer para casa.



 A crisp, floral scent: a blend of magnolia and honeysuckle compose the heart notes of the fragrance. Infused with solar notes of musks and cedar wood the fragrance has a vibrant sensuality. Topnotes of mandarin, ginger and sea salt give the fragrance an elegant fresh aroma.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

segunda-feira, 21 de junho de 2010

uma foto por dia #172

#172

Eu, Sofia, confesso-me

Hoje gritei, pulei, falei para a televisão. Foi bonito de se ver.
Não dou a mínima importância à Liga de Futebol mas quando se trata da selecção  é ver-me assim, mais que entusiasmada com os jogos e a torcer por Portugal como se não houvesse amanhã. Só me faltou estar vestida de verde e vermelho.
Se calhar sou doida ou parva, mas sabem... não me importo.

domingo, 20 de junho de 2010

uma foto por dia #171

#171

Reportagem SIC - Adultos sozinhos em casa

Eu pensava que me ia rever em algumas coisas. Pensava, disse bem. Sinceramente, assustei-me. Ainda me faltam alguns anos até aos 40 mas quando lá chegar não quero estar assim...
A solidão tem agenda? Era bom era. Se assim fosse só marcava encontros às segundas-feiras de manhã e assim juntava o mau-humor característico dessas manhãs com a solidão e até conversávamos as duas.
 Enfim... foi pena não terem conversado com pessoas na casa dos trinta anos.

sábado, 19 de junho de 2010

sexta-feira, 18 de junho de 2010

uma foto por dia #169

#169

Flores, de uma aluna do ano passado que me foi visitar no último dia de aulas.

Porque não me apetece escrever mais nada

Quando me dizem que não o lêem ou liam por causa da pontuação, eu sorrio para dentro e penso que é ali que também está a beleza dos seus livros.

[Até sempre, José Saramago]

quinta-feira, 17 de junho de 2010

uma foto por dia #168

#168-1

#168-2

#168-3

Também quero!



Fui investigar

Eu pensava que o meu pai tinha tudo lá no arquivo musical de vinis que guarda numa das prateleiras da sala. Não tem, falta-lhe isto.

[e se tiverem paciência, cliquem nas duas últimas faixas]

O último dia é já amanhã

E o que me resta dizer?

Foi um ano muito bom. Angustiante em muitos aspectos mas bastante compensador noutros. Este ano trabalhei com um excelente grupo de professores - professores de turma e professores das áreas extra-curriculares. Criaram-se laços, partilharam-se as evoluções e os problemas dos alunos, houve trabalho de equipa, inter-ajuda e participação de todos e quando é assim, não queremos que nada mude.

O resto, os pormenores, a reflexão mais pessoal, fica para mim. Aprendi muito, é só o que posso dizer, e por isso, estou grata.

Músicas da minha vida

Corria o ano de 1994, eu tinha dezassete anos e um dia fui ao teatro. Ainda me lembro do que levava vestido nesse dia tal foi a importância que lhe dei na minha memória.
A peça escolhida foi  "Alguém olhará por mim", no Teatro Aberto, com encenação de João Lourenço e o Diogo Infante como um dos actores.

Eu nunca tinha ouvido falar em Ella Fitzgerald e ali, com a sala completamente às escuras, ouvi esta música pela primeira vez.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

uma foto por dia #165

#165

Hoje comeram cerejas das cerejeiras plantadas pelo meu pai e ainda tiveram direito a ver um ramo cheio delas.

sábado, 12 de junho de 2010

Islândia

Uma vez, num jantar de amigos, revelei que um dia gostaria de passar férias na Islândia. Pois não imaginam... gozaram comigo o resto da noite.
Bem sei que não é um país de calor e eu até não gosto muito de neve, mas as paisagens valem por tudo o resto (pelo menos, para mim). Ora vejam.



uma foto por dia #163

#163

sexta-feira, 11 de junho de 2010

uma foto por dia #162

#162

È noite de Santo António
Estalam foguetes no ar;
Põe o manjerico à janela
E vem para a rua dançar.

[quadra encontrada na net]

...

Haja criatividade e boa ideias ----> Nu[m]a rua é um blogue fenomenal.

Vá, digam só mais uma vez e todos juntos!

Não queremos saber do Mundial nem das vuvuzelas!

Aqueles que não estão preocupados com isso já perceberam, ok?
[tudo o que é demais, enjoa]

quinta-feira, 10 de junho de 2010

uma foto por dia #161

#161

Desta vez, pão de leite condensado e canela.

Comunicação

Dançar chorinho é viciante

Todo o ambiente do Lusitano Clube apela ao movimento - é impossível ficar parado a olhar para os dançarinos habituais do sítio sem nos mexermos. São esses dançarinos que vão convidando as pessoas a dançar com eles e foi numa dessas vezes que me senti a pessoa mais levezinha do mundo tal era a facilidade com que um deles me fazia rodopiar para um lado e para o outro, apesar de não saber dançar o estilo. Depois, o grupo que toca ao vivo é fenomenal só por isso já vale a pena fazer um visita ao clube.

terça-feira, 8 de junho de 2010

uma foto por dia #159

#159-2

#159-1

Grande noite de chorinho em Alfama. Não dormi quase nada mas vou trabalhar de sorriso nos lábios.

Choro



Parece que esta semana vamos ter disto.
:D

A chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808 foi a matriz deste género musical. Dois anos depois, um decreto manda estabelecer em cada regimento um corpo de música e a partir de 1814, espalha-se pelos quartéis o ensino e a prática de instrumentos mais atualizados, em substituição às antigas bandas de tocadores de charamelas, pífanos, trombetas, caixas e timbales.
Pode-se afirmar sem margem de dúvida que o choro é primo direito do fado, da morna e também do tango, pois partilha com estes, várias influências de raiz.
A reforma urbana, os instrumentos e as músicas estrangeiras, juntamente com a abolição do tráfico de escravos no Brasil em 1850, podem ser considerados uma “receita” para o surgimento do Choro, já que possibilitou a a emergência de uma nova classe social, a classe média, composta por funcionários públicos, instrumentistas de bandas militares e pequenos comerciantes, geralmente de origem negra, nos subúrbios do Rio de Janeiro. Essas pessoas, sem muito compromisso, passaram a formar conjuntos para tocar de “ouvido” essas músicas, que juntamente com alguns ritmos africanos já enraizados na cultura brasileira, como o batuque e o lundu, passaram a ser tocadas de maneira abrasileirada pelos músicos que foram então batizados de chorões.


in Lusitano Clube 

domingo, 6 de junho de 2010

Está oficialmente aberta a época balnear neste blogue

Mesmo que hoje tenha recusado uma ida à praia.

uma foto por dia #157

#157


Isto de crescer, dói. Vivendo e aprendendo, como ontem me diziam (Margarida, que tão bem sabes destas dores). Não consigo esquecer algumas coisas; não consigo e não quero, sobretudo. Porque há sempre quem erre novamente e eu não quero voltar a fazer parte desses erros. Entretanto adocico a minha vida com pão doce polvilhado de açúcar e espero que o tempo faça o resto do trabalho.

São 08:30 da manhã de um domingo

e eu estou acordada e sem sono.

Passa-se qualquer coisa, digo eu.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

uma foto por dia #155

#155

Três meses é muito tempo

E custa ainda mais porque durante algum desse tempo vou estar em férias.
Faz lá as experiências todas e volta depressa, sim? E não te percas sozinha pelo Rio de Janeiro que eu quero que chegues inteira e de saúde e com coisas giras para contar. Vá que às seis da manhã vou estar à tua espera no aeroporto (vou tentar, pelo menos... mesmo!)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Movie #46

[foto daqui]

Sim, também fui vê-lo hoje. Digam o que disserem, gosto muito destas quatro meninas e das suas histórias.
É um filme muito divertido. Há muito tempo que não me ria tanto numa sala de cinema.

[E aquele vestido vermelho da Charlotte... dos mais bonitos de todo o filme, não é Lia?]

uma foto por dia #154

#154

terça-feira, 1 de junho de 2010

uma foto por dia #152

#152

Para mim, o dia 1 de Junho nunca é, em primeiro lugar, o dia da Criança. É sempre o dia de anos da minha irmã Rita. Hoje fez 28 anos. Desde pequenina que me trata por "mana" e eu gosto.