terça-feira, 8 de setembro de 2009

Aprendizagem da leitura e da escrita

Quando se inicia um 1º ano há que fazer uma reunião de pais para explicar uma série de aspectos importantes relacionados com a escola e tirar dúvidas que habitualmente surgem. Depois, e no meu caso, há que explicar a metodologia de trabalho com os alunos - é que no 1º ano não uso manuais escolares, ou melhor, não uso os manuais de Língua Portuguesa e Estudo do Meio. Porquê? Porque não ensino a ler pelo chamado método tradicional ou método analitico-sintético que utiliza as letras como ponto de partida para a leitura e escrita.

Sempre utilizei o chamado método natural - é um método que parte do todo (textos, frases, palavras) para as partes (letras) em vez de partir das partes (letras) para o todo (palavras, frases, textos). Ou seja, acabo por trabalhar ao contrário daquilo que é normal. Os textos trabalhados são fruto da oralidade da criança, ou seja, aproveito as novidades que eles trazem, escrevo-as no quadro e o texto escolhido (pelas crianças) é aquele que vai ser trabalhado durante uma ou duas semanas. A partir daí são analisadas as frases, trabalhadas as palavras que se podem desenhar (substantivos) e depois desce-se à sílaba e por fim, à letra. Tudo isto, como devem imaginar através de jogos e actividades variadas. Não uso caderno de linhas porque os alunos têm de escrever livremente, sem (ainda) dar grande importância à caligrafia e o uso dos manuais torna-se contraproducente, já que todos eles estão elaborados de acordo com o método analítico-sintético.
O trabalho é fundamentalmente cooperativo e a sala de aula torna-se um espaço propício à descoberta onde a comunicação é fundamental e a participação democrática está constantemente presente.
Em Portugal esta metodologia é defendida pelo Movimento da Escola Moderna.

Talvez consiga este ano expor um pouco mais do trabalho que faço na sala de aula relativamente à aprendizagem da leitura e da escrita aqui ou noutro blogue.

19 comentários:

Mnemósine disse...

Deve ser dificil convencer alguns pais de que um método que não usa livros é realmente eficaz.
Pessoalmente acho que só mostra que te esforças e dedicas mais do que o que te é exigido. Parabéns por isso.

Susana disse...

Sofia,
a minha Mãe sempre ensinou pelo método global (há 41 anos). agora está reformada, mas continua a defender este tipo de métodos e jura que as crianças que aprendem pelo método global ou pelo método natural não dão erros ortográficos.
mesmo não ter seguido uma carreira na educação (com grande pena das mulheres da família, que são, na grande maioria professoras) interesso-me muito por este tema. por isso, não te acanhes em "postar" mais sobre o assunto.
ah! e se precisares de alguma coisa, apita!

Miss Siddal disse...

Os pais ficam sempre fascinados com este método.Alguns aceitam-no, outros ficam desconfiados pois é completamente diferente da maneira como aprenderam a ler. Mas aqueles que vão às reuniões ( e isto é que é importante!) e acompanham o percurso dos seus filhos ficam surpreendidos com os progressos. No final do ano ficamos, afinal, com um manual mas feito com os textos dos nossos alunos e com fichas adequadas. É mais trabalhoso para um professor mas dá mais sentido à nossa profissão que é moldarmo-nos aos alunos e motivá-los +ara as aprendizagens. Parabéns pelo trabalho e pela força de vontade. Sim, porque é preciso muita força de vontade pois não são muitos os professores a utilizarem este método.

Anónimo disse...

Aprendi a ler em casa, antes de ir para a escola primária. Mas lembro-me da felicidade dos meus colegas quando aprendiam uma letra ou uma sílaba. Ou quando já sabiam o "a-e-i-o-u".

Como funciona essa Escola Moderna, neste aspecto? A partir de uma frase, trabalha-se os sons e as letras?

Vou espreitar o link que deixaste, fiquei curiosa! :)

Phyxsius disse...

Já aprendi qualquer coisa nova hoje! :)

Não me lembro como me ensinaram, sinceramente, mas ao tempo que já foi, provavelmente terá sido o método analítico-sintético.

Su disse...

Olá

No infantário onde a minha filha de 5 anos está, a educação é baseada no MEM, e estou muito contente, porque as crianças são livres de aprenderem com regras, mas são elas que "gerem" as suas tarefas.

O método de aprendizagem é fabuloso, e nota-se que as crianças tem um desenvolvimento diferente de outras crinaças que tem o chamado "ensino" normal.

Parabéns por também ser uma seguidora MEM...

(Já sigo o teu blog à muito tempo...continua...)

Bjs

S

Raquel A. disse...

Muito interessante... Até porque desconheço esses métodos e muito menos o que tu utilizas. Sempre aprendo alguma coisa assim ;)

BJS*

gralha disse...

Desculpa mas não resisto a comentar, em tom de crítica, que dei muitos erros ortográficos e gramaticais até ao 6º ano porque também fui produto do método natural. Agora, faço questão que os meus filhos sejam ensinados através de um método mais clássico, se quisermos pôr as coisas nesses termos.

ana disse...

Não é a metodologia utilizada que faz com que os alunos dêem mais ou menos erros, mas sim o trabalho efectuado pelo professor e a sistematização dos casos de leitura. Além disso, esta metodologia envolve princípios e valores muito mais importantes que a maior ou menor quantidade de erros ortográficos que se dá. Mas claro, para cada pessoa, é tudo uma questão de prioridades.

F. disse...

espero que nos mantenhas informados do trabalho que irás desenvolver com os teus meninos :)

embora trabalhoso, acho uma óptima ideia criares um novo espaço para compartilhares a experiência tão bonita que é ensinar, ainda para mais conforme o MEM que infelizmente não é bem aceite por algumas pessoas menos esclarecidas.

boa sorte para o novo ano lectivo, espero que tenhas uma turma de pestinhas adoráveis *

[gosto muito do teu blog, mas só hoje resolvi comentar]

nemsei disse...

Nunca tens uns pais, mais velhos do restelo, que são contra a diferença?

Nunca tiveste receio, de um pai no final do ano lectivo (em que o filho pode não ter progredido) acusar o teu método de ensino só por ser diferente?

As minhas perguntas não são uma critica ao teu método, até porque não teria capacidade de criticar/analisar o teu método nem o método tradicional/clássico, são sim simples curiosidade por quem tenta inovar e realmente melhorar o sistema de ensino.

VM disse...

2 coisas:

- és uma santa para a carteira dos pais;

- voto em ti para ministra da educação.

tenho dito!

André Carvalho disse...

Eu ensino pelo método João de Deus e até prova em contrário, acho-o o método mais eficaz... pelo menos para mim... mas é apenas uma opinião...vale o que vale.
Bom trabalho

Clara disse...

Eu aprendi a ler assim e nunca dei erros nem li mal. Também ensino o meu filho a ler assim [quando está para aí virado]. é o método utilizado na alfabetização de adultos, gosto muito e gostava que os meus tb aprendessem assim [infelizmente n posso escolher].

Bernardo disse...

--"

Leonor disse...

Ora aqui está um link que vou divulgar pela família.
Para além da minha sobrinha Cat, tenho outros priminhos a entrar este ano (amanhã mais precisamente) para o primeiro ... diga-se de passagem, numa excitação que não se aguenta :)
Faz bastante sentido o que expões e há muito que ouço falar, por exemplo, os malefícios dos cadernos de duas linhas nesta fase de aprendizagem.

Entretanto e conforme prometido, cá fica:
http://outrosentido.blogs.sapo.pt/

Um beijinho

InêsN disse...

boa :))

o diogo talvez entre no 1º ciclo no próximo ano e quero estar atenta a estas coisas...

(desconhecia que existia mais do que um método!)

S. C. R. disse...

Achei este teu post do mais interessante que li aqui.
A forma como te dedicas aos teus alunos é simplesmente magnífica. Um dia que tenha filhos, gostava que aprendessem assim. Com uma professora como tu.
Parabens pelo profissionalismo.

Anónimo disse...

Sofia,

são muitas as razões que me levam a continuar a visitar o teu blog: as fotografias, as histórias, e não tão menos importante a partilha que fazes sobre ser professora. Como estudei fotografia e agora estou a estudar para ser professora, como não ousar visitar este teu espaço?

Queria apenas dizer-te que para mim é sempre alucinante ler o que escreves e ver que tantas vezes entram em conflito com o que é apresentado na escola.

Obrigada por me revelares que o que muitas vezes é apresentado como menos vulgar (e tal vez por isso ficamos com a ideia que é menos passível de ser feito) é utilizado e deixa os alunos mais livres para aprender, mais livres de sonhar, mais livres para ser mais.

* Obrigada,

Lucie