sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O primeiro dia e os outros que se seguem também

Um dos aspectos mais difíceis de gerir quando se tem um 1º ano, não está relacionado com os alunos, mas sim com os pais.
Há uma ansiedade constante que se percebe na voz, nos gestos e nos olhares de cada um. Apesar de parecer simples, o primeiro dia de aulas acarreta a dificuldade em deixar os filhos ali, na escola, entregues a alguém que ainda nao conhecem. Depois, ao longo do ano, há também a dificuldade em perceberem que a aprendizagem da leitura e da escrita é complexa, envolvendo uma série de processos cognitivos que se desenrolam de forma diferente em cada criança. Acontece que os pais, sem querer, acabam por transmitir essa ansiedade aos seus filhos, dificultando, por vezes, as suas aprendizagens isto porque a própria criança assimila essas emoções facilmente e apercebe-se que ainda não chegou onde devia. É urgente que compreendam que cada criança tem o seu ritmo e que o facto de haver meninos a ler por altura do Natal e outros só a ler no final do ano lectivo, não quer dizer que estes são menos bons.

Ontem na reunião realizada pela direcção do meu agrupamento com os pais dos alunos do 1º ano este aspecto foi fortemente focado, levando a alguns sorrisos envergonhados entre os encarregados de educação presentes.
Segunda-feira lá estarei de manhã com os pais dos meus alunos a dizer mais do mesmo (entre outras coisas). O ano lectivo está quase a começar e eu só desejo que seja tranquilo e feliz. Para mim e para os meus alunos.

3 comentários:

Joana disse...

Acho que é normal os pais reagirem assim quando deixam os filhos na escola pela primeira vez...

A minha prima ficou agora com um 1º ano e diz o mesmo que tu!!!!

Boa sorte!

bruno e.a. disse...

bom, a verdade é que o alberto, segundo as más línguas, não era nenhum einstein quando petiz. Cada coisa a seu tempo.

aespumadosdias disse...

Vai ser um ano lectivo muito melhor para todos.