quarta-feira, 30 de maio de 2007

escola de afectos

A escola tem outras coisas boas que vão mais além da educação e da instrução. Tem um lado muito emotivo, uma lado meigo onde os afectos estão sempre presentes: são os beijinhos que os meus alunos me dão todos os dias, mesmo depois de ralhar com eles, de me zangar muito e de os fazer trabalhar (de)mais. São as amizades entre alguns colegas que crescem para lá da escola e se tornam essenciais no dia-a-dia e são também os pais.

Sim, os pais e principalmente, as mães. Os pais que percebem muitas vezes a nossa angústia e que nos conseguem ler no olhar o nosso estado de espírito e as mães que num simples recado escrito à mão escrevem " Espero que a professora esteja bem... beijinhos" e nos pedem ajuda para falar com as suas filhas porque não souberam resolver um problema lá em casa.
A escola também é feita destes afectos em forma de recados e olhares, é feita destas provas de confiança, de um chá levado à sala pela auxiliar de educação quando não nos sentimos bem, de bolos de chocolate feitos de propósito por uma mãe para a professora e para os meninos da turma terem um lanche especial nesse dia, um dia como outro qualquer.

São gestos que fazem diferença. Sorrio e sinto-me grata.

2 comentários:

Elora disse...

Aproveita que é raro.

Anónimo disse...

São alguns destes momentos que no mantêm.