terça-feira, 30 de setembro de 2008

Coisas que me acontecem

Quando como uma pastilha, esqueço-me dela. Não consigo ficar eternidades a mascá-la e depois inadvertidamente, e porque devo andar com a cabeça demasiado cheia de pensamentos, engulo-a. Hoje, mais uma vez, isso aconteceu-me, mas com uma pequena diferença - acho que a pastilha se colou à garganta e nem a barra de chocolate que comi a fez soltar (habitualmente, o chocolate desfaz as pastilhas).
Resta-me esperar que o organismo rejeite este corpo estranho ou então amanhã vou passar umas belas horas no hospital, está visto.

[Isto só a mim...]

P.S - Mas ainda estou na dúvida se isto não será só uma sensação... no entanto não me lembro de a ter deitado fora.

domingo, 28 de setembro de 2008

...

Não tive tempo, não tenho tempo, não terei tempo.

São as expressões que mais oiço, ultimamente.

Já não há tempo para nada. Quando derem por isso, a vida passou e azar... não deu tempo para a viver convenientemente. Não é?

...

Eu cá não consegui esperar por quinta-feira para ver o 1º episódio da 5ª série da Anatomia de Grey. Arranjei os dois primeiros de uma assentada só e estive, durante hora e meia deitada na cama, com os olhos postos no computador, como se não houvesse amanhã.
Sim, sou uma grey´s addict.

[se os quiserem também, usem o email ali do lado...]

sábado, 27 de setembro de 2008

Coisas de professores

Ando apreensiva... Tão apreensiva que ainda não me apeteceu falar disso. Aqui está o que penso e não escrevi.
Eu não o faria melhor.

...

Daqui a alguns minutos o meu aluno B. estará a entrar no relvado do Estádio da Luz, de mão dada com um dos jogadores do Benfica. Hoje faz anos e esta será uma das suas prendas. Original, diga-se de passagem. Mas, mesmo assim, não irei ver o jogo ou mesmo a entrada dos jogadores em campo [professora desnaturada, estão vocês a pensar...]

Não. Apenas não ligo minimamente a futebol, chegando ao ponto de não saber sequer o nome dos jogadores da "minha" equipa.
Shame on me.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Wish me luck!

À saída da escola lembrei-me que hoje era sexta-feira. Então, entrei na papelaria, olhei para o meu amuleto e enquanto preenchia o boletim rezei três Pais-Nossos e pedi a todos os deuses existentes para hoje ser o meu dia de sorte.
Era bom era...

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

...

A noite foi péssima mas não dei tréguas à gripe... graças aos analgésicos e anti-inflamatórios consegui que estas dores abrandassem o suficiente para conseguir trabalhar e o dia lá se passou, devagar, devagarinho, com muito calor na escola e principalmente na sala de aula. Ali o Verão ainda não acabou e desconfio que vamos andar de manga curta até Novembro.

Eu acho graça é quando os pais dos meus alunos me perguntam quando põem o ar condicionado...

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

...

E para começar bem este ano lectivo, nada melhor que uma gripe, com direito a dores de garganta e um mal-estar daqueles que não se sabe bem o que fazer.

Levantei-me há cerca de meia-hora para comer qualquer coisa mas acho que vou voltar vale dos lençóis não tarda nada...

[É nestas alturas que as vantagens de morar sozinha vão todas por água abaixo]

Eu estou a ver!

Vá, acusem-se! Quem é que está a vasculhar todos os arquivos do meu blog, desde as 14:30 h?

[Só pode ser alguém muito paciente...]

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Antes que me esqueça...

...muito obrigada pelas sugestões dadas. A lista já está a ficar mais composta. :)

...

...

Ao segundo dia de Outono, levantei-me sob um céu nublado e traiçoeiro. Depois de sair de casa ainda comprei pão para o pequeno-almoço na escola e, enquanto caminhava em direcção à estação, lembrei-me da nossa conversa de ontem. E foi como se tivesse acordado, ali.
Ao segundo dia de Outono começaram a cair as folhas velhas de um passado muito, muito antigo; os pássaros agora fazem os ninhos noutras árvores e as crianças já não comem as mesmas romãs, com medo de sentir novamente aquele sabor que as deixava cheia de esperanças.
Ao segundo dia de Outono percebo que não espero, apenas sonho. Que o tempo é aquilo que fazemos dele e que não basta a energia, o optimismo e a força de vontade, é preciso aceitar tudo o resto, como quem aceita este este sol todos os dias de manhã ou o riso das crianças numa brincadeira de recreio de escola.
Ao segundo dia de Outono fiz um parágrafo na minha vida. Ponto final.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Não costumo escrever para ninguém, mas este post é para ti

É uma pessoa especial. Alguém que conheci nestas bandas há alguns anos e por quem tive logo uma empatia enorme.
Quando fui trabalhar para o local onde estou, ela, que morava mesmo em frente, mudou-se para Lisboa, sozinha, apesar de ir viver acompanhada - uma aventura, disse eu a mim própria, na altura. Agora, enquanto eu vou a Barcelona com data marcada para a volta, ela vai uma semana antes de mim mas apenas com bilhete de ida. A vontade de mudar, as incertezas que aqui encontra e uma enorme convicção que o futuro pode ser melhor longe daqui (mas perto, apesar de tudo) são tudo aquilo que precisa para dar este pequeno grande passo. É uma mulher forte. E acho que chegou a sua vez de ser mais feliz ainda.
Boa sorte, minha querida.

domingo, 21 de setembro de 2008

Comida & fotografia

Há um blogue que para além de reunir receitas que me parecem fantásticas, tem as melhores fotografias que conheço de alimentos/comida.
Espreitem e fiquem com água na boca...

[antes da palavra]

hesito muito antes da palavra
porque um precipício se abre nela
e não tem sentido, vibra apenas.
porque pode ser a morte
ou o nascimento para um lugar
de cores e fadas e barcos de sol.
porque me doem as maõs
cada vez que tento segurar
o mundo em traços redondos quadrados.

(...)

Vasco Gato
in Um Mover de Mão

...

Com muitas dores de costas, pouca vontade em corrigir as fichas de avaliação diagnóstica e a fazer um esforço para não me ir sentar no sofá da sala.

[E deitei o frasco inteiro de Nutella no lixo]

É assim que estamos.

sábado, 20 de setembro de 2008

Indo eu, indo eu a caminho de Barcelona...

E a confirmação chegou hoje, juntamente com a compra dos bilhetes! Parto para Barcelona daqui a um mês, sensivelmente. Espero aproveitar e conhecer a cidade e divertir-me muito juntamente com duas amigas ainda mais doidas que eu. Vamos invadir a casa do pai de uma delas e, se houver tempo, ainda damos um pulinho a Andorra...

...

Para quem não sabe, a Câmara Municipal da Amadora organiza todos os anos uma Feira do Livro no Parque Delfim Guimarães. Uma feira inserida no programa das Festas da Cidade que se comemoram de 11 de Setembro até 5 de Outubro. É muito parecida com a de Lisboa, mas em ponto mais pequeno, obviamente; as principais editoras estão presentes e é uma boa oportunidade de comprar alguns livros que, por uma razão ou outra, foram esquecidos durante a outra feira.

Por diversas razões, nem sempre tenho oportunidade de ir à de Lisboa, mas por ter vivido ali durante 27 anos, ja se tornou num hábito visitar esta feira todos os anos.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Sugestões de filmes...

...precisam-se!

Ora bem. Eu posso ir à internet, posso consultar jornais e sites da especialidade, mas já gora, também quero as vossas sugestões. Alinham? Vá... filmes de qualidade, sff.
A gerência agradece.

[e não vale repetir um título já sugerido]

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Mooxuu

E eis que um erro na aplicação deste site fez com que a minha lista de filmes a ver nos próximos tempos fosse apagada de vez, sem qualquer retorno possível. Estou desolada... e furiosa também! Eram mais de 80 filmes... mais de 80 noites no conforto do meu sofá que se evaporaram assim, de um dia para o outro. E agora lembrar-me de todos os títulos? Desconfio que vai ser um processo moroso...

terça-feira, 16 de setembro de 2008

...

Mais notas pessoais

Ao segundo dia de aulas (segundo?!), sinto-me completamente de rastos. Gostei tanto das férias deste ano que, agora, entrar no ritmo novamente torna-se muito complicado. Além disso, a criançada continua muito barulhenta e conversadora, o que não facilita nada a minha tarefa.
Apesar de tudo continuam uns amores e depois... todos eles cresceram a olhos vistos! Em dois meses e meio nota-se uma diferença incrível nas suas alturas. Uma das minha alunas (com 10 anos) até já me ultrapassou e eu não sou assim tão baixa...

Depois, há tanto para fazer em casa e estou aqui, novamente cheia de dores de cabeça e só me apetece deitar-me, mas não posso.

...

Depois de ler alguns posts sobre o concerto da Madonna, concluo que fiz bem em não ter ido. Não gosto por aí além da sua música e ir só pelo espectáculo, não me parece... não acho que valha o dinheiro que era pedido pelo bilhete. E depois, isso de ir pelo espectáculo em si, não é muito a minha onda. Prefiro ouvir alguém a cantar realmente e bem, sem grandes artifícios por trás que impressionem o público, do que este tipo de shows...

...

A viagem a Barcelona confirma-se entre hoje e amanhã. E se tudo correr bem daqui a um mês estarei em terras de nuestros hermanos.

...

Descobri que a casa dos meus pais é um baú de memórias. Desta vez encontrei um postal dos meus avós, enviado pelo meu 2º aniversário, quando os tempos ainda eram mais difíceis do que os de hoje.

["(...) Deus queira que os faças com muita saúde e não falamos de alegria que ainda não percebes nada de alegrias nem de tristezas (...)"]

Vinte e nove anos depois leio isto e fico a pensar se alguma vez perceberei...

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

...

E Barcelona... cada vez mais perto!

...

Estado actual: cheia de dores nos pés

[Quem me manda a mim ir de saltos altos no primeiro dia de aulas?]

[mas também não era assim tão altos... não estou é habituada]

sábado, 13 de setembro de 2008

Acho que é desta


A sério, eu tentei. Tentei não olhar para os modelos que têm saido nos últimos anos, tentei apenas namorá-los de longe a longe quando ia à Fnac, um longo namoro à distância em que imperou o "longe da vista, longe do coração". Tentei convencer-me que não valia a pena ter uma coisinha destas, mas depois, aparecem estes novos, maneirinhos, com estas cores todas, tão lindos e eu fico assim... rendida.

E qual é o meu preferido, qual é?

Objectos originais

As imagens fazem parte de um blog de design que descobri hoje. Adorei!










sexta-feira, 12 de setembro de 2008

...

Às vezes acho que o meu lado esquerdo é uma grande metáfora em forma de peça de puzzle que não encaixa em lado nenhum.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O outono é o tempo a envelhecer*

A única coisa que não gosto nesta altura do ano são estas chuvinhas parvas molha-não molha que me fazem ter indecisões absurdas sobre o que vestir e calçar antes de ir trabalhar.

Que venha o frio de vez!

*

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Listas e mais listas

Pegando aqui na ideia da Li@ e copiando (mais ou menos) descaradamente os títulos, esta é apenas mais uma lista; a minha por sinal - até fim de Outubro:

*eu:
- fazer o check-up médico anual
- organizar um jantar para os amigos
- organizar um jantar para a família
- ir a Barcelona
- voltar ao ginásio

*em casa:
- comprar duas molduras grandes
- pintar a sala e o escritório
- colocar os varões e cortinados [com ajuda, claro ;) ]

*na escola:
- redigir o projecto curricular de turma
- elaborar o projecto "Círculo de histórias"
- elaborar o projecto de origamis
- planificar o Acompanhamento ao Estudo
- começar a formação de Língua Portuguesa

* a tese:
- elaborar o guião das entrevistas para a professora e para os alunos
- fazer as respectivas entrevistas
- melhorar a revisão de literatura
- entregar o que redigir ao meu orientador

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

...

Colar fita-cola dupla nas paredes dá nisto: acabei de arrancar um bocado de parede da minha sala e logo agora... que está a ficar mesmo como eu gosto.
Bolas.

[daqui a pouco passo a ter o blog actualizado quase ao minuto]

[ou talvez seja apenas eu que quero escrever alguma coisa sem ter nada de interessante para escrever]

A reunião é só uma desculpa

E preparar um lanche para cerca de 160 professores, sem que eles saibam? É a minha tarefa de início deste ano lectivo (em conjunto com mais quatro pessoas), para além de tudo o resto que há para fazer.

[Onde eu me fui meter...]

A minha fada-do-lar...

...chama-se Alice. Só vem de quinze em quinze dias mas consegue transformar esta casa em três horas. E depois, chegar a casa no fim de um dia de trabalho e tê-la arrumada e limpa é dos maiores luxos que tenho. Não dispensava a minha D. Alice por nada deste mundo e ainda mais quando decide passar-me a roupa toda a ferro e colocar outra manta em cima do sofá, só porque a outra está para lavar. Um mimo.

sábado, 6 de setembro de 2008

...

Se algum dia fizer uma tatuagem (e já estive mais longe disso) será mais ou menos assim.

Fazer compras também aumenta os níveis de serotonina

E depois de uma tarde na/no (?) IKEA onde deixei duas centenas de euros, posso dizer que vou ficar com a casa mais compostinha. Oh, se vou!

[E não trouxe mobiliário, que isso eu não gosto muito de comprar ali...]

Como??

Quando alguém com 28 anos de idade nos diz " (...) mas eu gosto de ser menino da mamã...", o que devemos ficar a pensar?

[Eu nem respondi nada, tal foi a minha cara de espanto...]

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

...

Níveis de serotonina em baixo exigem um bolo de chocolate. Talvez este fim-de-semana trate disso. Mas caso haja alguém bem-disposto e generoso que me ofereça um daqueles pacotes com uma série de tratamentos à pele e massagens relaxantes, ficarei eternamente agradecida e não precisarei do bolo. E é muito mais saudável, pois então.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

...

No meio desta vidinha, das brincadeiras, dos sorrisos, das coisas boas que acontecem e de todas as baboseiras que se dizem, há ainda o outro lado. É um lado menos bom. É o lado em que me sinto impotente para ajudar quem me é mais próximo, onde o dia-a-dia é pesaroso, cheio de perguntas e quase sempre sem respostas. É aqui que gostava de ter o poder para conseguir ir mais além, gostava que as minhas palavras e a minha atenção fossem suficientes, mas não são. E isso angustia-me.
Lidar com depressões não é fácil. Vemo-nos no meio de um turbilhão de emoções, de frases sem nexo, de impulsos, de atitudes descontroladas e ainda assim é preciso manter o sangue-frio, é preciso perdoar e ser perdoado, é preciso ter coragem, mesmo que no fundo também estejamos próximos do abismo.
Não sei se faço tudo o que devia fazer, não sei o que é certo e errado, não sei se devo dizer o que digo ou se apenas devo ouvir. Há dias em que tudo parece melhorar e há outros, que parecem feitos de tijolos soltos, prestes a desmoronar. A minha única certeza é que tenho de estar ali, para eles e com eles. Com ou sem medos.

Poliamor?

Chamem-me conservadora ou antiquada mas aceitar o poliamor e a polifidelidade, ainda está muito longe dos meus princípios.
Isto de começar a aceitar certas coisas só porque sim, porque somos uma sociedade aberta e cada um faz as suas escolhas, nem sempre é muito saudável. Parece-me que queremos fazer das excepções, regras; do raro, o habitual, e por vezes, esse tipo de atitudes torna-se contraproducente.
Caminhamos para onde?

...

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Há hábitos que se perdem nas férias

É só o segundo dia em frente ao computador e ja estou aflita das pernas e das costas. E ainda não tenho o trabalho acabado...

Eu sabia que já não conseguia estar horas e horas acordada pela noite dentro como antes, mas isto assim? Eu preciso de aguentar três horas seguidas sentada numa cadeira, a trabalhar!

[Ai a minha vida...]

...

Digamos que ando viciada neste álbum.

[E ainda nem vi o filme..]

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Assim foi o meu dia

Um susto na caixa do correio; uma manhã em reunião; uma tarde de compras para a casa (que entretanto ficou meio esquecida); um telefonema amargo; um almoço em boa companhia e a boa-sorte agarrada ao meu pulso (que não sou supersticiosa, mas enfim... a pulseira é gira, o pendente também e diz que afasta o mau-olhado).

Ah! E por fim... a primeira noite deste ano lectivo a trabalhar ao computador.