quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Constatações

A blogosfera é tão previsível que quase ninguém me surpreendeu com as suas opiniões quanto à greve geral de hoje.

[Já agora... eu fiz greve]

27 comentários:

Pedro Soares Lourenço disse...

Estás a ver…, és uma sortuda.
Podes fazer greve.
Sabes porquê?
Tens emprego.
E quem não tem emprego, faz o quê?

ana disse...

Desculpa lá Pedro, mas esse argumento nem merece resposta...

Pedro Soares Lourenço disse...

Claro que merece; no mundo Livre onde eu habito todas as questões são admitidas e todas merecem ser respondidas.
Como tal das duas uma: ou não sabes a resposta à minha questão ou não habitamos o mesmo Espaço de Liberdade.
Estás desculpada ;)

ana disse...

Se nem o Governo sabe, hei-de eu saber?

Só não percebo a utilização desse teu argumento para o comentário ao meu post, daí não haver resposta possível.

Pedro Soares Lourenço disse...

Estás a levar demasiado a sério o que se escreve numa caixa de comentários de um blogue…, nem parece de uma blogger experiente como tu.

Por acaso, por momentos, fiquei com pena de não ter feito greve…, sempre podíamos ir comer um gelado ao santini para ver se melhoravas o humor.

ana disse...

ahahahah!

aespumadosdias disse...

Não fiz mas também não dei aulas.

VM disse...

Pedro: quem está no desemprego, luta por encontrar trabalho e não perde tempo a comentar blogues...

Sofia: não fiz greve, porque eu penso que esta greve é de quem tem dinheiro e lhe tiraram um docinho... é apenas a minha opinião!

kiss.

=)

ana disse...

VM: é isso mesmo, então não... Estou cheia de dinheiro, pois claro, e o docinho começa a ser-me retirado a partir de Janeiro. Sou rica e não sei! Incrível!

Myosotis disse...

Eu ainda vivo numa nuvem cor-de-rosa e ainda fiquei desiludida com algumas coisas que li... Não há meio de aprender :)

**Beijinhos**

What Elsa disse...

Eu hoje não fiz greve porque o facto de ter o estatuto trabalhador-estudante já me dá dores de cabeça e lutas suficientes que tenho que travar todos os dias. Gostava de mesmo assim, ter coragem para o fazer, mas infelizmente, a precariedade é um obstáculo difícil de transpor.
Dou-te os "parabéns" por o teres feito e o assumires.
Anseio pelo dia em que não vamos ter necessidade de o fazer.

pensamentos e cogitationes disse...

Eu não fiz greve, apesar sentir uma certa «obrigatoriedade» em fazê-lo. No meu serviço talvez fosse o único a fazê-lo. Apesar de de não ser desculpa,e por ser delegado sindical e ainda por ser funcionário público dos mais prejudicados com as medidas políticas tomadas.
Por outro lado, em termos práticos, não acredito nos efeitos desta greve e sou pessimista quanto à conjuntura económica do país em termos futuros. Transcrevo as palavras do Professor marcelo rebelo de Sousa na TVI, no Domingo último: « Devido à situação que nos encontramos, se eu fosse Primeiro Ministro, tomaria estas medias ou ainda mais duras».
Posto itos, quase ficamos sem palavras...ou mesmo sem ar...

VM disse...

Sofia: não é para te atacar, nem estamos a quantificar armas, eu igualmente não sou rico nem pedi crises nenhumas, tenho de gerir bem o meu gasto mensal e apenas ter aquilo que o meu dinheiro permite... agora, acredita, quem é pobre não fez greve, quem vive na precariedade não fez greve, precisa de pagar contas, precisa de comer.

ana disse...

É incrível como podes dizer tal coisa... Mas não tenho que estar aqui a dizer o que tenho, o que ganho ou as dificuldades pelas quais eu passo. Fiz greve porque na minha consciência achei que o devia fazer.
Não acuso ninguém que não a tenha feito nem faço julgamentos de valor pelo facto de muita gente ter ido trabalhar hoje, portanto, tenho o direito de achar que mereço o mesmo respeito dos outros. É por isso que é de muito mau tom dizeres o que estás a dizer.
Sabes lá tu da vida de cada pessoa que fez greve para generalizates dessa forma...

Mary disse...

Estou do lado de todos aqueles que fizeram greve.
Sabes o que é que eu vejo quando leio comentários desses Sofia? Pessoas aziadas por haver alguém que ganha mais do que eles e que acham bem que só alguns paguem a crise. É a velha história, se eu não tenho os outros também não podem ter. E quem está a perder direitos e está a sofrer cortes nos ordenados tem todo o direito de protestar e mostrar a sua insatisfação seja com greves, seja com manifestações, etc.. Quem está desempregado vá à luta, participe em manifestações, faça com que se oiça a sua voz. A greve é um direito e como dizia alguém: as pessoas têm direito à indignação. Quem não se indigna, se calhar é porque não sente na pele os efeitos destas medidas.

Leonor disse...

Também já hoje me acusaram, pasmem, de não precisar do dinheiro que o Estado me irá roubar a partir de Janeiro. O mais engraçado é que quem me acusa não sabe da minha vida nem do que tenho ou não tenho, como se quem não andasse aos caixotes para comer não tivesse o direito à greve ou à indignação. Um absurdo. É claro que fiz greve hoje.

CAP CRÉUS disse...

Então e fizeste greve e agora? Andaste na rua com cartazes?
O Governo agradece os euros que vai poupar com esta greve.
A greve a ser feita devia ter sido quando começaram a discutir o Orçamento, e aquando do PEC III.
Agora de que serviu, se nem a malta da greve se encontra unida?
Dou razão a quem disse lá em cima, que faz greve quem tem emprego. É uma constatação.
Sou bolseiro e não posso fazer greve, e sabes que mais? Sou bolseiro desde 2005.
Há que trabalhar e mostrar a revolta doutra forma. Não é a fazer greve quase que cada um por si.
Mais: Não fiz greve e tive de ficar em casa porque não tinha alternativa para ir para o meu local de trabalho, porque não tenho de gastar a minha gasolina, apenas porque a malta do Metro prefere ficar em casa e chegar a horas para ir ver o Benfica.

margarida disse...

Bem, em todos os noticiários que ouvi durante o dia na rádio, são para cima de 5, ouvi falar da greve geral em Portugal. Não sei se as reivindicações chegaram aos ouvidos do governo, mas chegaram aos dos suecos.
Beijinho

pensamentos e cogitationes disse...

Após leitura de alguns comentários...fico perplexo como as pessoas encaram o seu direito à greve:
LEI DA GREVE

Lei nº 65/77
de 26 de Agosto

A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 167º, alínea c), e 169º, nº2, da Constituição, o seguinte:

Artigo 1º
Direito à greve

1 – A greve constitui, nos termos da Constituição, um direito dos trabalhadores.

2 – Compete aos trabalhadores definir o âmbito de interesses a defender através da greve.

3 – O direito à greve é irrenunciável

É um direito fundamental dos trabalhadores!
( Apenas não sei se os artigos acima mencionados estão actualizados, uma vez que não estou com a Constituição da República Portuguesa.
Todavia, independentemente da ordem dos artigos, quer a letra da Lei, quer o seu espírito(mantêem-se))
cps

Carla disse...

"porque a malta do metro prefere ficar em casa e chegar a horas para ir ver o benfica" "só faz greve quem tem emprego", "ha que trabalhar e mostrar revolta de outra forma" bem se voces chegam a patrões isto vira ditadura. A greve é uma forma de luta por cada um de nós pessoalmente, porque cada um tem os seu motivos e é uma forma de mostrar o desagrado do estado deste país, do desemprego, do trabalho precário, de rendimentos minimos mal concedidos e outros erradamente negados, etc etc. Por isso deviam era de agradecer de haver pessoas que mesmo com o seu emprego andem a manifestar o seu descontentamente pelo estado geral da nação, abdicando de um dia de salário, que custa muito a ganhar!!!!!!!!!!! E por outro lado as pessoas que ficam contentissimas de os funcionários públicos ganharem menos nem pensam no que dizem, os outros negócios privados saem prejudicados porque as pessoas vão comprar menos, gastar menos. Tendem é a poupar mais (com medo do futuro) e a entregar o dinheirinho aos chulos dos bancos, até nisto o governo ta feito com eles, esta crise psicológica acrescida só favorece estes filhos da mãe. há que mostrar de alguma maneira que queriamos que todos tivessem emprego por exemplo, mas vocês que não o têm nem isso compreendem!!! é triste

Paula noguerra disse...

Ora eu não fiz greve... e entrei ao serviço ainda nem eram 7h da manhã... mas saí mais cedinho que me soube tão bem!
Bjs doces***

Claudia disse...

Por causa desta greve fui obrigada a tirar um dia de ferias, Ja que a escola fechou. Greve para lutar por direitos? E onde esta o direito de prejudicar os outros? Manifestaram o descontentamento, ok. Foi uma surpresa que estamos todos descontentes com esta situação? Certamente que Nao! Em que e que a greve vai mudar a situação? De que serve?

VM disse...

Sofia: não entrar em pormenores, porque teria de te explicar o porque das minhas afirmações que foram mal interpretadas, acho que qualquer pessoa tem direito à greve, e se sente-se prejudicada pois então deve fazer greve, como eu tenho direito a vir trabalhar porque quero vir trabalhar. Agora tal com o Estado de Direito dá a possibilidade de as pessoas fazerem greve, também dá o direito de expressão, e eu apenas dei a minha.

Para acabar, no dia que todos fazerem greve para mudar os políticos , os patrões que temos, acabar com o nojo dos recibos verdes, a precariedade, os altos preços dos combustíveis/luz/gás, ou seja mudar o país e pormos gente competente à frente disto, então sim, estou lá na frente...

Se quiseres falar/esclarecer o assunto, estou no sitio do costume!

kiss.

Unknown disse...

É incrível! As pessoas criticam, dizem que a situação não podia estar pior, que os políticos são tods uns incompetentes, que nos estão a levar para o buraco. E depois? Depois criticam os que fazem greve por achar que não basta ficar de braços cruzados e aceitar aquilo que eles próprios acham que está mal.

Eu fiz greve. Trabalho desde os 16 anos (tenho 42). Já passei por muitas dificuldades. Nunca tive muito, e sempre adaptei a minha vida ao que recebo e agora, de repente, a partir de Janeiro, vejo que aquele pouco que recebo e que serve para viver vai ser reduzido, e já não vai chegar para viver. Ficar parada sem manifestar o meu desagrado? Ficar de braços cruzados e ainda por cima dizer mal daqueles fazem alguma coisa? Não. A minha consciência nunca o permitiria. Mesmo que isso me custe um dia de salário (e que me fará bastante falta).

André disse...

Boa Sofia!

Nos tempos que correm, é preciso coragem para fazer greve pelos teus direitos e pelos direitos de nós todos.
Não é de docinhos que se trata, com o aqui li. Tu sabes bem quantos dos teus alunos vão para a escola com fome, num país que desperdiça milhões com armamento...

Não são só os funcionários públicos que vão perder com o aumento do IVA ou o corte nas prestações sociais. Quanto ao corte dos salários, rapidamente se vai estender ao privado, Teixeira dos Santos já o admitiu e os patrões estão doidos para que aconteça.
Por isso fizemos greve, por isso levantamos a cabeça e sorrimos.

Construir uma sociedade solidária e justa, onde todos e todas somos mais iguais (sem deixar de lado as nossas diferenças) é preciso ter espírito crítico e exigir responsabilidades a quem tem responsabilidades. O resto é ruído.

um beijo e um cravo
AB

Tixa disse...

Eu apoio a Greve mas ha muita gente que nao fez greve apenas fez gazeta, infelizmente essas pessoas aproveitam-se dos outros que lutam pelo direitos de todos para faltarem com uma desculpa e ficam em casa de cu alapado no sofa, isso sim para mim nao e greve.
Greve e ir para a rua ou para a porta do trabalho ou da assembleia gritar mesmo que chovam canivetes, se eu fosse funcionaria publica tinha feito greve mas como nao sou e sei que se tivesse faltado la se iam os miseros 30 euros(sem descontos) que ganho por dia e isso faz-me muito mais falta.

Carla disse...

A maior parte dos FP, ao contrário do que as pessoas pensam não ganham muito mais do que esses miseros 30 euros