quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Sugestões dos meus alunos #02

Deste conjunto destaco o Tanto, tanto! Lindo de morrer, personagens um pouco diferentes das que estamos habituadas a ver nos livros e o amor, presente do princípio ao fim do livro. Este livro é aquele que mais vezes me pedem para contar, aquele que é mais lido pela turma. Eu diria mesmo que é o livro preferido da minha turma. Leiam-no e percebam porquê.

Álbum narrativo de grandes dimensões e fortes jogos cromáticos, Tanto, tanto! tematiza, com recurso a um enredo linear, muito simples e de estrutura paralelística, a manifestação dos afectos em família, em particular junto dos bebés, como forma de promover a união e o equilíbrio. As ilustrações, ao completarem o sentido do texto, recriam, com humor e de forma pormenorizada e com recurso ao movimento e à acção, uma família singular na qual o bebé ocupa uma posição de destaque, uma vez que é segunda a sua perspectiva que a acção se desenrola. Original, sobretudo no panorama editorial português, é o facto de a família retratada ser de cor negra, permitindo a representação de elementos culturais particulares e incentivando o diálogo sobre as situações propostas. 


Ana Margarida Ramos
in Casa da Leitura





1 comentário:

Ditonysius disse...

Boas sugestões de leitura, sem dúvida ... e eu que andava aqui a "magicar", o que o Pai Natal devia oferecer aos filhotes este ano, ... obrigado pelo empurrão.

Gosto de te ler ...

Um abraço do canto de cá ...