sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

uma foto por dia 231#


[lista]

Bati o meu record pessoal

Tenho 466 posts novos para ler.

O dilema: passo parte da noite de sexta-feira a inteirar-me das novidades blogosféricas ou faço a última planificação quinzenal deste período?

[Sinceramente... acho vou ali ver o Serviço de Urgência]

Quase

Assim, quase sem dar conta estamos a duas semanas do fim do 2º período escolar. Entre números decimais, perímetros de polígonos, unidades de medida, adjectivos, verbos e pronomes, textos e situações problemáticas, os meus alunos vão dando sinais de cansaço. Um programa de 3º extenso, pesado e pouco facilitador para as crianças, obriga à assimilação de matéria nova todas as semanas, quase sem tempo para a sistematização e consolidação dos conceitos.
E apesar de ser um ano extremamente gratificante pela autonomia e maturidade que os alunos vão revelando e pela possibilidade de mais e melhores actividades, eu, que já passei por todos os anos do 1º ciclo, posso dizer que também é o mais cansativo de todos.

O período esta quase no fim. Está pendente neste quase que assusta mais que noutro ano qualquer.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

uma foto por dia 229#


[pequenos artistas]

...

Um plano do dia realizado em menos de nada e uma tarde para preencher. Matemática? Língua Portuguesa? Não. De improviso, lembro-me dos cds que trouxe na pasta, de um cd em particular e de uma música.

Vamos desenhar uma música.

Deitam a cabeça na mesa, fecham os olhos e ouvem-na até ao fim. Depois, voltam a ouvi-la, agora com uma folha A4 e os lápis, prontos a serem usados.

Quando acabarem expliquem o que desenharam no verso da folha.

E um dos desenhos trazia dois meninos de mãos dadas e dois balões em forma de coração. Por trás, isto:
"Desenhei eu mais a pessoa que eu gosto. Desculpe dizer isto professora mas é o que eu sinto, sinto Amor. É mesmo assim, é tudo o que sinto. Sinto muito amor"

Emocionei-me (e disfarcei).
É em dias assim que digo que tudo valeu a pena.


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

uma foto por dia 227#


[E domingo até me apetecia ir ao futebol]

Movie #06



Well, the past is gone, I know that. The future isn't here yet, whatever it's going to be. So, all there is, is this. The present. That's it.

Síntese dos últimos dias

As unhas cor-de-rosa. A viagem. A família. Um vestido vermelho. Longas conversas. Os sorrisos. (Muito) trabalho. Os filmes. O (meu) silêncio.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

...

Dos fins-de-semana passados fora o que menos gosto é da viagem (a de ida e a de volta). Custa-me estar sentada horas seguidas, custa-me dormitar no carro e custa-me sobretudo o cansaço com que fico depois. Não me apetece ir, mas vou, principalmente porque amanhã vai ser bom acordar com a chuva e ter as minhas pessoas por perto durante todo o dia.

uma foto por dia 224#


[na rua]

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

uma foto por dia 220#


[...]

À primeira vista, o acordar pode ser menos feliz em dias assim, tempestuosos. Pode. Mas há o resto: a música com que acordamos, o ritual do duche quente, o rosto a iluminar-se com a pouca maquilhagem, a camisola que se veste entre uma espera pausada, as primeiras palavras que lemos, o olhar sobre a cidade na janela pontilhada de gotas de chuva e até o calor da chávena de chá. Menos feliz? Não creio. Diferente, tão somente isso.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

uma foto por dia 219#


[o domingo foi assim]

Ainda a Primavera (e não só)...

...por Alberto Caeiro. Para quem tiver paciência em ouvir.

"Quem espera, sempre alcança"

O Inverno ainda não acabou. Ainda falta alguma chuva e frio [não me esqueço de um dia de Março, há uns bons anos atrás, com uma temperatura de 0 graus logo pela manhã], faltam os dias mais cinzentos como o de hoje, faltam muitas mãos nos bolsos à procura do calor e faltam mais algumas noites de lareira acesa.
Não gosto de antecipar estações e nunca tenho pressa [embora sinta saudades]. Espero a Primavera como quem espera pacientemente a chegada do comboio, sem olhar para o relógio mas com a certeza de que virá, de que tudo virá - as brisas mornas do sul, o piar das andorinhas, as papoilas vermelhas e as flores amarelas nos poucos campos desta cidade, o cheiro diferente ao abrir a janela pela manhã e as cerejas, que também se querem como as [boas] conversas.

Está quase, mas não sejamos ansiosos. Afinal, a Primavera é o tempo a crescer.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

uma foto por dia 219#


[rascunhos]

Movie #05



(...)


Volver
con la frente marchita
las nieves del tiempo
platearon mi sien.

Sentir
que es un soplo la vida
que veinte anos no es nada
que febril la mirada
errante en las sombras
te busca y te nombra.

Vivir
con el alma aferrada
a un dulce recuerdo
que lloro otra vez.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Formas de estar

A leveza de uma líchia solitária esquecida no líquido da lata de conserva

ou então

uma pena suspesa no ar, olhando para a curiosidade que vai crescendo lá em baixo, na terra, como uma planta sedenta de água.

uma foto por dia 218#



Não gosto das minhas mãos, mas pinto as unhas de vermelho.
Excentricidade ou vaidade?

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

uma foto por dia 217#



De entre todas as definições possíveis, esta foi uma surpresa para mim.

...

Nem sempre percebo os meus actos. O porquê de fazer isto ou aquilo; faço-o porque sim, porque a minha intuição assim o diz, porque me apetece, porque eu sou assim.

O efeito borboleta ainda me deixa intrigada. As consequências dos nossos actos fazem-me reflectir e às vezes julgo que é mesmo obra do destino [ou talvez não] isto de agir assim num dia e não nos outros. E é por isso que me pergunto, hoje, porque fui ver email de manhã, antes de sair para o trabalho.

Porque sim. Tinha de ser assim.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

uma foto por dia 216#


[Belém]

O começo

Telas, tintas, livros, quadros, uma exposição guiada na escola e uma visita ao Museu de Arte Antiga.

[andam ideias no ar, anda um grupo de professores entusiasmado, anda um projecto a nascer e a concretizar até o fim do ano]

Já disse que gosto muito de trabalhar na minha escola?

domingo, 10 de fevereiro de 2008

uma foto por dia 213#


[Um livro fantástico]

Ainda da avaliação dos professores

Isto parece-me interessante. Afinal, quantas vezes, nós professores, sabemos o que pensam os nossos alunos das aulas, do nosso desempenho, da nossa forma de estar na sala de aula?

Normalmente, limito-me a fazer um questionário de perguntas abertas [O que gostaste mais este ano? O que achas que poderia mudar na sala de aula? Quais são as tuas aulas preferidas] no entanto, este tipo de questionário, ou escala de classificação, torna-se mais objectivo.
Fica apenas a minha interrogação: será viável aplicá-lo a crianças de 8/9 anos, fazendo as devidas alterações na linguagem utilizada?

Da avaliação dos professores

Esta, é uma boa notícia.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Movie #03



Of these three, which in your view is the most important: Faith, hope or love?

Hope.

Ajuda, precisa-se!

Procura-se restaurante, em Lisboa ou arredores. Acolhedor, com preços simpáticos e ideal para pequenos grupos.

[Quando precisamos mesmo de algo assim, nunca me lembro de nenhum. É incrível.]

Can you help me?

uma foto por dia 211#



[Gostei tanto das duas fotos que decidi fazer um díptico]

Biblioteca da escola. Depois de ouvirem este conto, estiveram a fazer uma ilustração. Sem usarem a borracha e apenas com lápis de carvão.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

...

Olhem. Vejam isto.

[digo eu, com tom imperativo]

via Non (2)

...

E levantar-me hoje com a sensação de segunda-feira e perceber rapidamente que é quinta?
É extraordinariamente bom!!

E os meus meninos hoje que estiveram tão sossegados e trabalhadores?
Não podia pedir melhor!

[quer dizer... até podia, mas mesmo assim, foi um dia muito bom!]

Uma pergunta inocente

Para quando um blogue assim, parecido com este, mas com o nome E Deus criou o homem ?

Qualquer coisa parecida com extroversão

Com o tempo vamos aprendendo a arriscar mais no entanto, também somos mais prudentes. São duas faces da mesma moeda; jogam-se as cartas naquele momento ou guarda-se o trunfo para depois.
Já aqui falei do ano anterior mas acrescento ainda que foi o ano em que aprendi a arriscar mais, onde assumi as minhas escolhas e os meus actos, onde percebi que não vale a pena sermos iguais a tantas outras pessoas só porque sim, porque fica bem. Deixei de me preocupar com o que os outros pensam [ainda não deixei de querer um collants amarelos ou rosa-choque para combinar com o vestido preto e continuo a ir dar aulas de ténis e boné na cabeça sempre que me apetecer].
Uns dirão que é uma questão de afirmação, outros poderão questionar o porquê de tal forma de estar.
Seguir regras é o que fazemos a vida inteira, estamos condicionados por uma série de limitações que nos acanham, que nos deixam quase sempre na dúvida, que nos protegem da grande língua da sociedade e que, na melhor das hipóteses, nos fazem vacilar durantes uns breves minutos.
Quando deixamos de nos preocupar com o que os outros pensam é como se um mundo inteiro se revelasse à nossa frente. Não digo que quebremos as regras dos bons costumes, que passemos a ser mal-educados ou até que de um dia para o outro, nos tornemos o oposto do que éramos. Não. Quando nos deixamos de preocupar com o que os outros pensam, tornamo-nos mais extrovertidos, rimos com mais facilidade, cantamos com outro gosto e passeamos na rua desinibidos, como se a cidade inteira fosse nossa. Vestimos realmente a nossa pele; como as serpentes que largam a pele velha e deixam à vista a outra, nova e resplandecente. E não é isso que todos queremos?

uma foto por dia 210#


[o nosso (grande) almoço de hoje]

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

[Ser] pragmático

adj.,
relativo à pragmática;
prática;
usual;
costumeiro

Pela primeira vez, disseram-me que andava muito pragmática. Talvez seja eu a ver as coisas como elas são na realidade. É tão simples quanto isso.

uma foto por dia 208#


[lanche]

E o dia começa assim...

Tosse, o corpo todo dorido e uma temperatura que me deixou a olhar para o termómetro - 35,6º. Será possível ter uma temperatura tão baixa?

sábado, 2 de fevereiro de 2008

uma foto por dia 205#



Mudei algumas coisas. Não usei nozes mas sim amêndoa ralada e utilizei uma forma redonda em vez da forma de bolo inglês que era recomendada. Ficou óptimo.

+ vegetais - carne

Um objectivo recentemente criado na lista leva-me a tomar uma atitude mais drástica. A partir de hoje e pelo menos uma vez por semana, tenho de fazer uma refeição onde os vegetais sejam o ingrediente principal. Assim sendo, lembrei-me do livro que comprei no ano passado [que tem umas fotografias fantásticas] e decidi que as receitas serão escolhidas daqui, de forma a facilitar-me a vida e a compra antecipada dos ingredientes.
Vamos ver como corre.

...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

uma foto por dia 204#


[carnaval]

In red

Chamaram-me cabecinho vermelho mas não me perguntaram pelo lobo mau. A escola inteira mascarou-se, o ambiente foi de festa e os pais adoraram o cortejo que fizemos nas ruas da freguesia.

A repetir para o ano.