domingo, 2 de agosto de 2009

Depois de mais um almoço domingueiro

Hoje pus-me a pensar em certas ocasiões, na minha adolescência, em não me era particularmente agradável ir passar férias com eles ou sair para algum sítio... Achava eu na altura que já era crescida demais para essas coisas e queria, sobretudo, estar com os amigos.
É engraçado como as relações humanas se vão ajustando e moldando ao tempo de cada um, como mudamos de ideias, como passamos a vislumbrar com mais nitidez as limitações da vida e os números a aumentar na idade de cada um de nós. Tudo isso faz mudar as atitudes, a vontade de estar e de partilhar da companhia, do saber, da experiência dos mais velhos.
Hoje dei por mim a pensar que talvez estarei na melhor fase de entendimento e cumplicidade com os meus pais. Apesar de afastados, de não vivermos juntos e só nos vermos duas ou três vezes por semana, acabamos por aproveitar o tempo da melhor forma possível. Nem que seja a explicar ao meu pai como funciona o messenger e a criar-lhe um email enquanto me faz perguntas tal qual uma criança que não percebe nada deste mundo paralelo.
E não se trata de só agora valorizar a família, até porque sempre o fiz. Trata-se apenas de perceber que o melhor do mundo também é a família e que não podemos deixar passar ao lado os almoços e jantares, o convívio ou um passeio pela baixa lisboeta como fiz, no outro dia, com a minha mãe. Porque o tempo passa e mais tarde, pode ser tarde demais.

8 comentários:

cArLos disse...

Sofia... em cheio este teu post!

Assino por baixo.

Cor de Chá disse...

Como sei bem do que falas...

Liz disse...

Concordo perfeitamente. No ano passado, acho que passei muito mais tempo com os meus amigos do que com os meus pais. Achava muito mais divertido , muito melhor. Agora, passo muito tempo com eles. Sinto que cresci muito durante este ano. Adorei este post. Faz-nos pensar sobre as coisas.

Filipa disse...

Acho que faz parte do processo de crescimento. Eu sinto o mesmo. Sobretudo, desde que casei. Valorizo cada vez mais os meus pais e os valores que me transmitiram. Belo texto! Fez-me pensar :)

Beijinho

VM disse...

excelente texto, os meus parabens... porque sinto o mesmo actualmente e principalmente na falta que eles um dia me vão fazer.

um doce kiss.

Anónimo disse...

Gostei do blogue :)

bj

aespumadosdias disse...

Nunca me dei tão bem com o net pai com agora. Sempre gostei de passear com a minha mãe em Lisboa.

Paula disse...

Pois é...acho que essa percepção vem com a idade...a sensação que afinal era verdade o que eles nos diziam,que os jovens vão sempre pensar que sabem tudo e não sabem muito...e que sim,é melhor aproveitar o tempo porque um dia vai ser tarde...Que bom teres percebido isso a tempo...