sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O cenário adequado

Em noite de bruxas temos trovoada.

[pelo menos aqui por Sintra]

12 contra 12

Hoje os rapazes da turma choraram. No jogo da tracção à corda, as meninas conseguiram ganhar e eles, humilhados e também doridos pela fricção da corda nas mãos não evitaram as lágrimas.
É incrível como estão habituados a serem o sexo mais forte, como um simples jogo os deixou sofridos na sua dignidade e demoveu (mesmo que parcialmente) essa ideia pré-concebida de que o homem é sempre mais forte que a mulher.
Mas não houve protestos. Não deram justificações erradas ou inventaram desculpas para a situação. Apesar das lágrimas, aceitaram. E eu gostei de ver.

Uma boa forma de começar o mês de Novembro ou então apenas uma maluquice de fazer sorrir quem passa

E se amanhã fizer(mos) isto?

terça-feira, 28 de outubro de 2008

domingo, 26 de outubro de 2008

Os sonhos que uma criança pode ter

O meu maior sonho é a minha mãe ganhar o Euromilhões e poder comprar uma casa grande, com relvado, piscina, uma escada e quatro quartos.
O segundo sonho que eu tenho é ser boa aluna e perceber as coisas. O meu terceiro sonho é ter uma bicicleta nova. O meu quarto sonho é que Jesus apareça em qualquer momento, em carne e osso. E o meu quinto sonho é ter mais intervalos na escola. Estes são os meus maiores sonhos.

[Escrito por uma das minhas alunas]

Os meus serões



Olha que lindo programa de domingo à noite...

[Ninguém quer ajudar, não?]

Esta também foi outra parte má da viagem

Aconteceu quando o pai de uma das pessoas que me acompanhava nos decidiu levar a Andorra simplesmente porque ao domingo está tudo fechado em Barcelona. Ora eu, na minha ingenuidade, pensava que ia conhecer e passear pelas zonas mais rurais do país, vulgo montanhas, campos, sítios onde pudesse ver passarinhos, árvores, o céu muito azul e respirar ar puro... mas não. Fizémos nada mais, nada menos que 360 km de viagem (ida e volta) para andar para cima e para baixo na cidade a ver as lojas. Ah, ainda compraram tabaco, coisa que para mim, como não fumadora, tem um interesse fantástico... mas enfim. Calei-me bem caladinha e fui engolindo a pressa de sair dali.

Agora já posso dizer que fui a Andorra, pronto. Ao menos isso.

sábado, 25 de outubro de 2008

Esta foi a parte má da viagem

Andar pelas ruas de Barcelona, uma cidada multicultural, cheia de pessoas bonitas e ouvir constantemente:
- Olha aquela com aqueles sapatos de salto alto! Como é possivel andar assim?
- Que collants horríveis!
- Ai o cabelo daquela! As pessoas não têm espelho em casa?
- Há pessoas que não se sabem vestir...
- E aqueles botins? Que coisa feia...

É de ficar sem um pingo de paciência. Principalmente porque muito do que criticavam, eu gostava!
Às tantas comecei mesmo a responder que gostava, que tinha coisas parecidas e depois não tiveram outro remédio se não calarem-se de vez...

Nada mau...

Dos 101 projectos (a curto, médio e longo prazo), só me faltam cerca de 55.

[acontece que os que faltam são os mais difíceis... mas pronto, não vou pensar nisso]

terça-feira, 21 de outubro de 2008

As imagens



Barcelona, pelos meus olhos. Aqui.
[E desculpem a falta de legendas, mas não há tempo para mais]

E se..?

E depois volta-se assim... com os sonhos à flor da pele, numa mistura de anseios e projectos, consciente de todas as dificuldades e limitações que poderiam surgir mas com a sensação de possuir capacidades maiores que aquelas que julgava ter.
Entretanto, encara-se novamente a realidade e o trabalho cai em catadupa, com prazos apertados e sem haver grande margem de manobra para contornar certas situações. Às vezes detesto ser professora.

[As fotos vão ter de esperar. Por incrível que possa parecer, não são muitas. O mais importante ficou-me na memória]

Fins aviat

[que é como quem diz até logo, em catalão]

De volta a Lisboa... mas com Barcelona no coração

Pois é... apaixonei-me

E agora vou ali carpir mágoas para o vale dos meus lençóis que isto de chegar num voo com quase quatro horas de atraso, deixou-me com a paciência por um fio.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Interrompemos a emissão para compromissos inadiáveis

Louca... chamar-me-ia louca há algum tempo por sair num fim-de-semana em que o trabalho aperta em todos os sentidos. Felizmente, deixei a planificação da próxima semana já feita e a maioria das aulas alinhavadas no papel. Falta-me fazer a mala com o essencial para três dias, acabar uns trabalhos pendentes e deixar a casa minimamente arrumada (sim, porque já sou mais organizadinha!) e apesar do relógio marcar as nove da noite, ainda tenciono deitar-me antes da meia-noite, portanto, vou indo.

Se perguntarem por mim, digam que voei.
Até segunda-feira!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

As cartas

Hoje abri a gaveta e reli algumas cartas. São muitas; mais de duzentas, todas elas escritas à mão e enviadas pelo correio. Fazem parte de mim, aconchegaram-me os sonhos, as cumplicidades, um grande amor. Não olho para trás, mas gosto de me lembrar de tudo o que vivi. Não sou nostálgica, mas preciso das minhas recordações para olhar em frente e perceber que tudo isso também me levou ao que sou hoje. Sem ressentimentos ou arrependimentos; sem mágoas, que a vida não se compadece com a incapacidade de perdoar.
E depois... quem é que hoje em dia tem mais de duzentas cartas de amor?
Eu tenho.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Tudo ao mesmo tempo e sem parágrafos ou a forma como alguns dos meus alunos ainda escrevem apesar das minhas ameaças de reguadas ;)

O tempo existe, mas é curto. Não tenho muito a escrever, não me apetece. Preciso de fazer mais fotografias, esse hábito faz-me falta. Tenho vontade de fazer um bolo de chocolate mas deixei acabar o açúcar. Ainda bem, não caio em tentação. A formação já começou e estou a gostar muito, apesar de chegar a casa às dez da noite. Os miúdos estão bem, a preguicite aguda começa a dar tréguas e começam agora a trabalhar mais. Os colegas novos da escola já estão completamente integrados no bom ambiente que ali se vive. Gosto disso. Gosto da minha hora de almoço e das parvoíces e gargalhadas que andam pelo ar na sala dos professores. Estive quase para comprar uns botins castanhos mas pensei que não me iam servir de nada e ficaram na loja. Eram lindos, lindos. Estive em Sintra e comi um travesseiro na Piriquita. E que bem que me soube. Estou farta deste tempo, sem frio e sem calor. As minhas fotos da Tunísia vão sair numa revista, com textos que ainda tenho que escrever. Credo. Tenho tanta coisa para fazer este fim-de-semana que nem sei por onde começar. Credo... outra vez. Também tenho dois filmes para ver e episódios de algumas séries. Estou a uma semana de Barcelona. E estou cansada, mas não faz mal. Viva la vida.

domingo, 5 de outubro de 2008

Movie #22



I hate it when adults use the term "sexually active." What does it even mean? Am I gonna like deactivate some day or is it a permanent state of being?

sábado, 4 de outubro de 2008

da reciprocidade

se não existe, não se insiste.

Organização, precisa-se.

Por aqui o trabalho está a crescer a olhos vistos. Entre a professora e a estudante que sou é preciso gerir o tempo com muito cuidado, planear cuidadosamente a semana, não desperdiçar horas e aproveitar rigosoramente todos os minutos disponíveis para adiantar as tarefas da escola.
A Formação de Língua Portuguesa já começou: de quinze em quinze dias haverá aulas à noite, de quinze em quinze dias terei a formadora na minha sala de aula a observar o meu trabalho e todas as semanas terei de planificar com ela o trabalho a efectuar. Será assim de Outubro a Maio do próximo ano.
Depois, a tese. Reuniões com o orientador de 3 em 3 semanas, com algum trabalho pronto a ser entregue nessa altura para ele corrigir e dar o seu feedback. A tese está feita mas precisa de muitas correcções e esta é a minha última oportunidade para acabar com este peso que trago comigo há algum tempo.
Ainda há a avaliação. Até ao fim do mês há que elaborar os objectivos induviduais para que todo o processo se inicie. É preciso começar a pensar no portfolio que iremos apresentar até ao fim do ano e mais tarde, nas aulas que irão ser avaliadas por um colega titular.
Por fim, a escola, o meu trabalho diário. Apesar de aqui estar em último é com isto que mais me procupo - as aulas, as planificações, as dificuldades apresentadas por alguns alunos, as correcções dos trabalhos, a importância em não atrasar nem acumular trabalho em cima da secretária.

Só passaram três semanas de aulas, mas já me sinto como se estivesse a meio do ano.

...



Time is never time at all
You can never ever leave without leaving a piece of youth
And our lives are forever changed
We will never be the same
The more you change the less you feel

Believe, believe in me, believe
Believe that life can change
That youre not stuck in vain
Were not the same, were different tonight
Tonight, so bright
Tonight

And you know youre never sure
But youre sure you could be right
If you held yourself up to the light
And the embers never fade in your city by the lake
The place where you were born

Believe, believe in me, believe
Believe in the resolute urgency of now
And if you believe theres not a chance tonight
Tonight, so bright
Tonight

Well crucify the insincere tonight
Well make things right, well feel it all tonight
Well find a way to offer up the night tonight
The indescribable moments of your life tonight
The impossible is possible tonight
Believe in me as I believe in you, tonight