quinta-feira, 29 de outubro de 2009

"Não sabe o que é cidadania?"

Ia eu no comboio, descansadinha da vida a ler o meu livro, quando entra uma senhora na estação de Barcarena e de repente, começa a falar.

"A menina não sabe que isso não se faz?"

Levantei imediatamente os olhos do livro mas rapidamente percebi que não era comigo. Do outro lado da carruagem estavam três raparigas na faixa etária dos vinte anos e uma delas tinha tido a infeliz ideia de colocar os pés no banco da frente.

"Lá em casa também põe os pés no seu sofá? Não sabe o que é cidadania? É que o calçado está sujo e depois as pessoas vão sentar-se e estragam a roupa. Ninguém tem coragem para falar, mas falo eu!"

Pensava eu que a rapariga ainda ia refilar, mas não. Retirou os pés, manteve-se caladinha e nem comentários fez com as amigas.
Desconfio que se tivesse um buraco, ter-se-ia enfiado nele ali mesmo, tal foi a vergonha perante os outros passageiros.

6 comentários:

Poetic Girl disse...

E foi um reparo muito bem feito... :) bjs

Analog Girl disse...

Ah pois, muito bem dito. Gostava de dizer isso às personagens que põe os pés nos bancos ou que põem música para toda a gente ouvir...

Maria disse...

Para toda a gente ter olhado, também suponho que o reparo não foi feito discretamente...
bjnho.

anademar disse...

Parece-me muito bem! Cada vez me convenço mais que temos mesmo de nos ir educando. Claro podemos levar uma resposta torta e, quem sabe, um banano bem assente, mas se formos educados, a maior parte das vezes resulta.

stories behind disse...

Mas olha que é uma situação rara, nos dias de hoje. Tanto uma atitude como outra. É raro alguém fazer reparos (por medo da reacção da outra pessoa) e quando são feitos é raro não haver uma resposta mal educada.

sofia disse...

fantastica essa mulher!