O tempo tem sido escasso. Para ler blogues e escrever. Uma turma de 1º ano exige atenções redobradas e eu ando por aqui, cansada até mais não (mas todos andamos, não é?), a sair tarde da escola, a dormir pouco, com mais problemas do que esperava e dez cópias da tese para entregar terça-feira, na secretaria da faculdade.
Lá na escola está tudo bem, felizmente. Os miúdos são o máximo e esta semana descobri que adoram cantar e dançar sem quaisquer vergonhas ou receios. Ponho música (baixinha) enquanto trabalham e isso acalma-os e ao fim do dia dançamos e cantamos um bocadinho, só para descontrair e sairmos todos de sorriso nos lábios.
Fica aqui uma amostra do que andamos a fazer. Perdoem-me, mas explico mais tarde.
9 comentários:
já te disse pessoalmente mas repito: estas fotos são fabulosas.
Estás a fazer mestrado? Qual é a tua área?
Parabéns pela tua profissão e dedicação.
Ana
Sofia, permita-me só levantar uma questão relativamente à letra: reparei que usa o manuscrito, mas depois os meninos estão a recortar e a reorganizar o texto com script. Não sei se já alguma vez pensou sobre isso e se o uso da manuscrita é a sua opção, no entanto os alunos vivem rodeados de escritos, a maior parte deles, em letra de imprensa, não lhes seria mais fácil, no reconhecimento global, se usasse/usassem a letra de imprensa?
Claro que pensei nisso Carolina. O trabalho é feito com ambas as letras. Tenho o cuidado de apresentar os dois tipos de letra exactamente pela razão que apresenta. No entanto, e sei que há muitas pessoas que não concordam comigo, acho que também devem trabalhar com letra manuscrita. Foi algo que aprendi com a pedagoga Lucinda Atalaia e sempre realizei o meu trabalho desta forma. Penso que assim conseguem relacionar melhor os diversos tipos de letra que existem.
E o quadro mostra apenas o texto em letra manuscrita. No outro quadro eu tinha o texto em letra de imprensa. Só não aparece na foto. ;)
Ana: Ciências da Educação, especialização em Avaliação em Educação.
E muito obrigada. :)
Já trabalhei no 1º ciclo e no 1º ano uso sempre os dois tipos de letra. Faço questão que saibam "decifrar" as duas, mas deixo-os escolher qual querem usar.
Socorro, preciso de uma professora assim!!!
:)
chego aqui de pézinhos de lã mas não posso sair sem nada dizer.
Estou com a lady: amo as fotos.
Estou com a mãe de cima: gostava de ver na professora da minha o que vejo aqui.
Parabéns!
Também concordo contigo, Sofia.
A minha filha está no 2º ano e desde o início que a professora habituou os meninos aos vários tipos de letras. Ela até as letras das BDs do Astérix, Tintim ou Lucky Luke, algumas com umas formas estranhas, lê sem grandes dificuldades.
Beijos
(adoro o teu blog)
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