sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A ver, ler, fazer, comprar, participar, revisitar e comer (durante o próximo mês e numa ordem completamente aleatória)

(ligar os verbos de acordo com as frases seguintes)

...estas papas de aveia [para ter pequenos-almoços um bocadinho diferentes dos habituais]

...este atelier de histórias [e já tive a confirmação da minha inscrição]

...este blogue [de uma mulher, claro]

... este café [um dos mais bonitos de lisboa]

... esta torta [de aspecto fantástico]

... este filme [na sequência do "Paris, Je t' Aime"]

...este batom [em rosa]

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

:D

Hoje não pude deixar de dar uma valente gargalhada.

Quando abri o Facebook, tinha um convite da Abelha Maia para ser minha amiga.

"Não sabe o que é cidadania?"

Ia eu no comboio, descansadinha da vida a ler o meu livro, quando entra uma senhora na estação de Barcarena e de repente, começa a falar.

"A menina não sabe que isso não se faz?"

Levantei imediatamente os olhos do livro mas rapidamente percebi que não era comigo. Do outro lado da carruagem estavam três raparigas na faixa etária dos vinte anos e uma delas tinha tido a infeliz ideia de colocar os pés no banco da frente.

"Lá em casa também põe os pés no seu sofá? Não sabe o que é cidadania? É que o calçado está sujo e depois as pessoas vão sentar-se e estragam a roupa. Ninguém tem coragem para falar, mas falo eu!"

Pensava eu que a rapariga ainda ia refilar, mas não. Retirou os pés, manteve-se caladinha e nem comentários fez com as amigas.
Desconfio que se tivesse um buraco, ter-se-ia enfiado nele ali mesmo, tal foi a vergonha perante os outros passageiros.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

...

Sim, Saramago é o meu escritor favorito e eu não resisti à chegada do fim do mês na minha conta bancária. O Pai Natal bem pode riscar a parte dos livros para o dia 25 de Dezembro. Comprei os dois. Mas as viagens de comboio ficaram bem menos monótonas.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

"Preciso urgentemente de um chocolate"

chocolates

Escrevi eu no Facebook há umas duas semanas atrás.

Ela, que anda com ele pela Europa fora de bicicleta, leu o meu apelo e disse que me enviava um chocolate turco. Obviamente, não me fiz de rogada! Morada enviada via email e pronto, ontem chegaram e comi-os à noite enquanto descansava no meu sofá.

Obrigada Tanya e Rafael. E continuação de boa viagem!

[E já agora espreitem os seus blogues. Para além das crónicas de viagem, há fotografias belíssimas]

domingo, 25 de outubro de 2009

Can you help me?

Alterei o cabeçalho do blogue. Mas o que eu queria mesmo era que a fotografia fosse mudando de cada vez que se abria a página. Já procurei na net e até encontrei as instruções e o código html para o efeito mas devo estar a fazer alguma coisa de errado porque não funciona.
Não há por aí uma alma caridosa que não se importe de me ajudar? Obrigada.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Depois há os dias maus

... em que a dor de cabeça surge a latejar e já não se aguenta mais barulho e tanta conversa junta e queixinhas e os pedidos para ir à casa-de-banho e para beber água. E depois apetece-me deixá-los na sala de aula e ir descansar um bocadinho para a casa-de-banho, só para ter algum silêncio. Mas não posso.
Conto até 10, sento-me na cadeira e apesar de tudo isto, espero calmamente. Mais tarde ou mais cedo acabam por se calar e ficam a olhar para mim. Nestes dias o barulho não mata, mas mói (muito).

[Felizmente já é sexta-feira]

...

As pessoas são como os arco-íris: nós nunca nos entendemos nas sete cores, mas se nos entendermos em três ou quatro já é muito bom.

António Lobo Antunes

[daqui]

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Saramago

O que me a mim me indigna é esta mania que os portugueses têm de criticar alguém pelas suas ideias, sejam elas quais forem. Mas cada um já não tem direito à sua opinião? Querem lá ver que a liberdade de expressão acabou...
Digam o que disserem, concorde ou não com as suas afirmações, Saramago não tem nada a perder e nem tem idade para se preocupar com o que os outros pensam. E mais... conseguiu, intencionalmente ou não, aquilo que todos os escritores querem - que as atenções recaíssem no seu novo livro.

Isto também é marketing, ou não?

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

...

Querido Pai Natal,

Não sou de muitos pedidos, mas desta vez perdi a vergonha e antecipei-me. Dois meses dá-lhe tempo com certeza para pensar muito bem naquilo que me poderá oferecer e assim pode escolher com calma, sem aquelas pressas e grandes multidões nas lojas. Devo avisá-lo que não vou olhar muito a preços, mas peço apenas aquilo que preciso ou coisas que gostava mesmo muito, muito de ter.
Assim sendo e sem mais delongas, aqui vai:

Uma máquina fotográfica Canon 500D ou a 450D;

A objectiva de 50 mm, 1.8 para a máquina;

O perfume Armani Code

Um cadeirão para a sala [pode ser este]

Um relógio [ainda não sei qual ao certo, mas gosto de relógios masculinos]

Um fim-de-semana num Hotel-Spa. Este, por exemplo. Porque gostava de ir ao Minho outra vez.

Os livros Caim e A Viagem do Elefante, do José Saramago;

O livro Postsecret: confessions on life, death and God;

e last but not least...

um pacotinho de 11g de boa-sorte, só para o que der e vier.


É muito? Não acho.
Espero sinceramente que este ano tenha um bocadinho de mais atenção para com a minha pessoa. Pode ser?
Vemo-nos dia 25 de Dezembro e acertamos contas nesse dia. Até lá. Passe bem.

domingo, 18 de outubro de 2009

Frango com molho de manga



O meu pai diria que era pecado "estragar" assim duas mangas. Mas eu digo que vale a pena. O frango estava delicioso.

[A receita tirei-a daqui]

sábado, 17 de outubro de 2009

...

No Facebook, através dos chamados amigos dos amigos dos amigos dos amigos, dá-se a descoberta de que um ou outro tipo verdadeiramente arrogante que conhecíamos apenas de nome & de blogue não passa de uma fraca figura. Não há nada como a blogosfera para produzir falsos leões.

in Vontade Indómita.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Coisas de que gosto (muito)

Para além das cores, o que de melhor há no Outono são as castanhas, a batata doce assada no forno e aquelas mangas pequeninas e muito doces.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

...



E depois de alguns contratempos e cento e dez euros a menos na conta bancária, a tese está finalmente a descansar na secretaria da faculdade.
Aguarda-se a marcação da defesa e pede-se a todos os santinhos para que não calhe em plena época de avaliações em Dezembro.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cada um com os seus gostos

Tudo o que diga respeito a música e danças africanas eu gosto - kizomba, morna, semba, funaná, etc., etc. Portanto, obviamente que vibro ao som de Buraka Som Sistema e acho fantástica aquela mistura de música electrónica com kuduro.

Mas hoje disseram-me que nunca me imaginariam a gostar disto. Dizem que não presta. Eu gosto. E não é pelo facto de alguns dos elementos da banda terem sido meus colegas no Liceu da Amadora. Gosto, pronto. Há algum problema?

Coisas que acontecem



[Suspiro ---> só para tornar a coisa ainda mais dramática]

domingo, 11 de outubro de 2009

Lembro-vos

...

Lembra-me

...



[Fantástico, não é?]

Finalmente

Acabei de imprimir a coisa (mais vulgarmente conhecida como tese de mestrado). Não está como gostaria que estivesse mas enfim... já está bem melhor que a primeira versão e agora não há tempo nem disponibilidade mental para mais.
São cento e quarenta páginas que me deram grandes dores de cabeça. Foi um longo caminho, este: quase desisti, fiz uma interrupção de um ano mas voltei e pronto, agora está no fim. Falta a parte pior, defender a coisa perante um júri e aí, sim, é que vão ser elas. Mas por agora vou descansar e conformar-me com a exorbitância de dinheiro que amanhã vou gastar em dez cópias e encadernações para levar na terça-feira à faculdade. E ainda faltam os cd's com os anexos...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

É sexta-feira

E saber que esta noite vou poder dormir muito, assim umas dez horas seguidinhas e ficar na cama de manhã só porque sim, deixa-me mesmo muito contente!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Hoje isto é um sacrifício

Às vezes, muitas vezes, é só isto que me apetece depois de um dia de trabalho: ficar em casa, deitar-me no sofá e descansar as pernas.

Doem-me muito as pernas e os pés. E hoje vou ter de sair.

Mer**

...

Os meus dias são assim

O tempo tem sido escasso. Para ler blogues e escrever. Uma turma de 1º ano exige atenções redobradas e eu ando por aqui, cansada até mais não (mas todos andamos, não é?), a sair tarde da escola, a dormir pouco, com mais problemas do que esperava e dez cópias da tese para entregar terça-feira, na secretaria da faculdade.
Lá na escola está tudo bem, felizmente. Os miúdos são o máximo e esta semana descobri que adoram cantar e dançar sem quaisquer vergonhas ou receios. Ponho música (baixinha) enquanto trabalham e isso acalma-os e ao fim do dia dançamos e cantamos um bocadinho, só para descontrair e sairmos todos de sorriso nos lábios.

Fica aqui uma amostra do que andamos a fazer. Perdoem-me, mas explico mais tarde.

aula01

aula02

aula03

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Mais uma surpresa

E a meio do casamento ela veio apresentar-se. "Só podias ser tu", disse-me. E apresentou-me também o seu filho que entre o seu livro e muita conversa me confessou querer ser actor "... no Politeama", acrescentou.

Há sempre estrelas cadentes, não é C.? Não me posso esquecer disso.

;)

E o amor acontece...

Talvez tenha sido um dos casamentos mais bonitos ao qual assisti. Talvez porque foi o de uma das minhas melhores amigas e teve uma surpresa fantástica preparada pelo noivo que conseguiu emocionar quase toda a gente enquanto ela caminhava até ao altar. Foi assim.

My creation