sábado, 26 de março de 2011

Não há título possivel para este post

Acontece que o meu computador foi parar ao chão. Ligado. Acontece que a ele estava ligado o meu disco externo onde guardo (guardava) tudo: fotografias, documentos, tese de mestrado e afins... Acontece que num par de segundos perdi tudo também. Perdi o computador e perdi o meu disco externo. E pronto, o que me custa mais não são as centenas de fichas e trabalhos que tinha guardados de quase doze anos de ensino ou até mesmo o computador que vai parar ao lixo; o que me custa mais são as fotografias, as minhas memórias.
Agora sinto-me assim, como se tivesse que recomeçar tudo outra vez e é estranho.

[E já sei, para a próxima devo ter backups de tudo... ]

24 comentários:

Ana disse...

Isso é mesmo mau! Já mostraste isso a alguém que perceba de informática? Eles, às vezes, recuperam essas coisas... :/

Daniela disse...

Eu conheço a sensação... é horrivel!
A mim roubaram-me o portátil e o disco externo (e pens, e...).
Esvazia-se parte da nossa vida :(

Prezado disse...

dizias que foi um incêndio, tamanho que levou tudo, vizinhos, a cadela dos gajos do lado, tudo. Assim custa menos.

Mnemósine disse...

Experimenta uma recuperação de dados numa Fnac, vobis ou pc clinic.

Eli disse...

Uí! Isso é horrível!!

Pedro disse...

Existem empresas que te podem recuperar isso... os preços é que costumas ser altos.

aespumadosdias disse...

Também não faço backups. Se algum dia me acontece algo ao pc...

Ana disse...

Mas antes de ir tudo para o lixo, leve tudo a um técnico informático, que pode conseguir recuperar algumas coisas do disco...

Andreia Gomes Ferreira disse...

Nããããããoooooo! Não deites nada para o lixo (já)! Há muitas formas de recuperar a informação nos discos 'mortos', vai até uma loja de informática, pergunta. Algumas levam couro e cabelo sem garantias, noutras só pagas se conseguirem salvar a informação. Acho que na Vobis é um destes últimos casos. Mas não desesperes já, tenta primeiro. :)

Carla Luís disse...

Sofia, há empresas e programas que recuperam esse tipo de coisas.
Tb tive 1 pen que fritou na véspera de entrega de um trab de mestrado (típico!) e consegui recuperar as coisas. não desesperes, pois, procura é ajuda o mais rápido possível.
Espero que corra tudo bem. ***

ana disse...

Já fiz isso tudo.. não há recuperação possível do disco. Paciência...

Miguel Bordalo disse...

É verdade. Do disco é difícil, do computador é mais fácil. É raro fazer-se backups de tudo. Acho que estás com a perspectiva correcta - é recomeçar tudo.

E porra! Se há uma altura boa para recomeçar tudo é agora Sofia. Tens isso.

м disse...

Nem sei como reagiria se fosse comigo. ficava muito triste, de certeza. mas acontece. há que ter cuidado e backups

Pedro Dias disse...

Ambos os discos (externo e do portátil ) sofrer danos mecânicos? É que se não sofreram danos físicos é possível recuperar os dados.

GR disse...

Tenta noutros lados, pode ser que haja alguém mais hábil...

(Aqui há uns anos, numa de limpar a fundo o computador, também apaguei todas as fotos que tinha, sem querer [pensei que continuavam guardadas noutra pasta se as apagasse de uma primeira; um filme]. Como na altura nem sabia bem que se podiam recuperar lá me fiquei, na minha inércia...

Ao ler esta tua história, apercebo-me da sorte que tenho tido: o computador caiu-me ligado duas vezes ao chão recentemente e felizmente nada de mau aconteceu.)

Imensidão dos dias disse...

Tive um episódio semelhante,mas depois levei o disco a uma loja que me consegui recuperar a informação. Não tentes só numa loja. Eu ouvi muitos não até ter a solução. Boa sorte.

Anónimo disse...

O melhor lugar para guardar fotografias é na "nuvem. Na net. Tenho as minhas no servidor do Google. Tb em cd's e disco ext, mas corremos sempre o risco...

Vida nova disse...

tens a certeza que o disco externo não tem salvação? se abrirem a caixa e colocarem o disco num pc podem tirar a informação. será que avariou completamente só com a queda?
Boa sorte!

Cidchen disse...

Quando perdemos essas coisas importantes, dá-nos um grande choque. Também já fiquei sem algumas coisas. :S

Diário de Lisboa disse...

Sei que existe,nas Laranjeiras,Lisboa, uma empresa especialista que recupera , isso é uma chatice, perde-se tudo num segundo mas como há quem diga aqui atrás tem que se recomeçar, pior seria se não houvesse essa possibilidade.Há dias um amigo também perdeu as fotos todas da infância do filho.
Coisas destas coisas modernas, antigamente perdia-se as coisas doutras formas. Força.

Blondewithaphd disse...

OMG!!!!!!!!!!! Isso é horrível!! Aconteceu-me já duas vezes e... estupidamente continuo sem fazer backups das coisas todas. Agora é seguir em frente e pensar que há sempre um disco que nunca se estraga: a memória...

Doce Cozinha disse...

As fotografias... dava-me uma coisinha má! :(

sete disse...

Olá Sofia! Existe um programa que se pode fazer download da internet que é o Recuva e recupera bastantes coisas, não todas, mas algumas. Espero que ajude!
Boa sorte! Beijinhos

sete disse...

Olá Sofia! Existe um programa que se pode fazer download da internet que se chama Recuva e dá para recuperar algumas coisas, não todas, mas algumas.
boa sorte, beijinhos!