quarta-feira, 20 de abril de 2011

A crise

Incomoda-me a ligeireza com que muitas pessoas falam em crise. Incomoda-me ver essa palavra na boca de tantas pessoas que nunca lhe vão sentir o gosto e incomoda-me que muitos outros a articulem sem saber bem o que isso significa. Dizem que essa coisa começou há mais ou menos dez anos, altura em que eu dava os primeiro passos nisto a que chamamos de "ensino". Ganhava mal mas vivia com o meus pais ne isso permitiu-me  poupar o suficiente para dar entrada para a minha casa. Quis o destino e a minha força de vontade que a conseguisse comprar cinco anos depois de começar a trabalhar. Um luxo, dirão muitos. Sim, um luxo, tendo em conta os dias de hoje. Hoje arrependo-me de não ter sido ainda mais poupada, mas não é isso que me faz bater com a cabeça nas paredes. O que lá vai, lá vai e olhar para o passado não me traz um presente melhor.

A crise, essa senhora malfadada, acho que veio abrir os olhos a muitas pessoas mas não àqueles que já sofriam com a época pré-crise. Veio tornar prioritário o que não era antes, veio fazer pensar duas, três e quatro vezes sobre o que queremos comprar e o que podemos comprar; veio tornar as pessoas mais racionais, veio cair sobretudo, naqueles que menos têm e menos caminhos alternativos podem escolher. Veio manter muita gente caladinha, nas suas dificuldades,  porque eu ainda acho que os que menos têm são os que menos falam e menos se queixam com tudo isto.

Só espero que a crise não nos faça menos sonhadores e que a racionalidade não se torne absurdamente cruel para aqueles a quem resta sonhar, pensar e lutar para que um dia possam alcançar os seus objectivos.

5 comentários:

VM disse...

eu não creio que a crise tenha começado à 10 anos, creio que a mesma tenha começado pelas asneiras/vícios iniciadas vai para 20 anos... de resto concordo contigo!

Analog Girl disse...

Acredito que não vai ser uma crise que nos deixará de sonhar, aliás, estou em crer que nestas épocas difíceis é quando surgem mais ideias e oportunidades insuspeitas.
Nem que seja na revisão das prioridades da vida de cada um. Algo de bom há-de ficar.
Ou então é de mim, que sou uma eterna optimista...

Blondewithaphd disse...

É como tudo o que tem duas faces: pode levar-nos a uma maior racionalidade mas também nos pode fechar numa depressão colectiva.

Carla disse...

Nunca li nada com que concordasse tanto, de tanto que se tem escrito sobre a dita "crise"

GR disse...

Passo a vida a dizê-lo e não o teria escrito melhor.

;)