terça-feira, 9 de dezembro de 2008

E o estereótipo persiste

Porque é que esta sociedade só nos considera Mulheres, depois de sermos mães?
Haverá obrigatoriedade nessa coisa chamada maternidade? Só teremos um maior respeito depois de parirmos um pedaço de gente?

E aquela deixa é fantástica: "Quando fores mãe, percebes..." E se eu nunca for mãe ou simplesmente não quiser ser mãe, não vou perceber?

12 comentários:

Clara disse...

Há coisas q só se entendem depois de ser mãe, sim.
Mas isso não tem nada a ver com o facto de se ser mais ou menos mulher, nem há nenhum ganho de respeito na maternidade.
Eu há coisas que nunca vou entender na pele por nunca ter passado por elas, por exemplo, ser professora. Imagino que seja um trabalho complicado e cheio de inúmeros problemas, mas entendê-lo mesmo nunca vou conseguir.

ana disse...

Clara: apenas acho que é muito redutor dizer que só percebemos certas coisas, se passarmos por isso. Não concordo. Posso não ter a noção exacta de determinado facto ou situação, mas posso percebê-lo ou, pelo menos, tentar entendê-lo.

VM disse...

sofia: eu acho que é isso em tudo.. não é? podemos não ter a noção exacta porque não passamos pela experiencia, podemos tentar entende-la ou como hoje em dia se utiliza... podemos especular... mas sem passar pela experiencia não vamos ter a noção exacta de como é, ou não?

ana disse...

Sim, claro. Nunca vamos ter a noção exacta, obviamente. Como em tudo.

Alexandre disse...

acredita: há coisas que só se percebem quando se é pai. e não se trata aqui de noções vagas. essas, tinha-as eu. e estão, essas coisas vagas para as coisas de se ser pai, como água para o vinho.

e não se comparam nunca a coisas tão comezinhas como o de se imaginar como é atravessar o deserto ou mergulhar no profundo dos oceanos, ou o de se voar com as asas de Ícaro. é preciso realmente passar por elas.

(agora o que é preciso que fique claro é que eu não duvido nada que há quem seja mãe ou pai e não sinta absolutamente, rigorosamente, nada. nem todos podemos ter os nossos níveis de prolactina no valor ideal...)

Anónimo disse...

deve ser a frase que ouço mais vezes ... :)

bijinho*

KrYsTeVsKy disse...

Também não gosto de ouvir "Tenho que sair mais cedo da reunião, porque tenho filhos.", ou, "Tu que não tens filhos é que podias tratar disso.". Lá por não ter filhos não tenho vida própria? Não tenho vida social? Já posso ficar até mais tarde numa reunião?

Irrita-me Que... disse...

Lamento, mas há mesmo coisas que nunca vais entender. Podes tentar mas não vai ser a mesma coisa. Mas isso acontece em todas as situações, só quem passa sabe o que custa, mas não invalida que a pessoa seja menos qualquer coisa por não ter passado por elas! Nop!
Cada um é como cada qual. Cada um com as suas experiências.
Nós somos um bocadinho aquilo porque passamos, faz parte de nós.
És e serás sempre Mulher, com ou sem filhos!!!

miguelrr disse...

Não é para falar do assunto em questão, mas sim do título. A mim irrita-me a frequente utilização - em jornais, televisão, etc, da palavra prototipo quando o que querem dizer é estereótipo.

Sílvia disse...

Isso de entender certas coisas apenas quando somos mães, até entendo, mas não é por não termos filhos que somos menos mulheres...

bjinho***

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

é, parece presunçoso, mas a maternidade é uma experiência que muda tudo, como duvido que qualquer outra coisa se equipare.

não tem a ver com seres mais o menos mulher,com seres melhor ou pior que alguém, mas há um antes e um depois de se ter um filho.

a vida muda. entendermos muita coisa nos nossos pais, por exemplo, só depois de se ser mãe.

Isa disse...

Estou contigo!
Só faltou mesmo dizer que quando dizemos a alguem que não estamos a pensar ter filhos somos olhadas logo de uma forma diferente como se fossemos nao sei o quê...:/