sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Tradição

do Lat. traditione, entrega

s. f.,
acto de transmitir ou entregar;
transmissão oral de lendas, factos, etc. , de pais para filhos;
transmissão de valores espirituais de geração em geração;
conhecimento ou prática que provém da transmissão oral ou de hábitos inveterados;
hábito;
uso;
notícia de um facto transmitido oralmente ou por testemunho que livros, sucessivamente publicados, confirmam;
recordação;
memória.

in Priberam


Respondendo aqui ao Pedro (que me parece demasiado pragmático) quando digo que trago comigo o espirito natalício refiro-me sobretudo a este hábito enraizado na minha família de nos juntarmos todos, antes da meia-noite, mesmo que cada uma das pequenas famílias jante em casas diferentes. Esta é a minha tradição de Natal e este é o meu espírito natalício - o de reunião familiar - um momento que acima de tudo traz felicidade a cada um de nós.
Não festejo o Natal por ter sido o dia em que Jesus Cristo nasce - com todo o respeito que a questão impõe, para mim essa é uma razão secundária para festejar este dia. Digo sim que talvez tenha sido alavanca para todas as tradições que entretanto surgiram, mas cada um de nós faz as suas próprias tradições e nem por isso o Natal deve deixar de ser menos válido. Logo, são tradições que não valem zero.

[E pragmatismos à parte Pedro, se o Pêra- Manca e o Cartuxa são cantigas, gostava então de te ver a beber suminho de laranja ou cházinho toda a noite de Natal. ;) ]

1 comentário:

nuno medon disse...

olá! Eu também gosto da reunião familiar, da alegria que os mais pequenos transmitem aos mais velhos, das sobremesas....lol, das músicas de natal..de tudo! Espero que o teu Natal tenha sido bom :)