terça-feira, 14 de abril de 2009

Das muitas coisas que me fazem confusão...

...uma delas é o desprezo com o qual as pessoas falam da cidade da Amadora e das restantes localidades da linha de Sintra.
Morei na Amadora 27 anos, idade em que decidi sair do conforto do lar dos pais, e mudei-me para outra localidade da linha de Sintra, mais perto da vila. Gosto muito desta zona e dificilmente me veria a morar em zonas como Oeiras ou Cascais, porque simplesmente nada têm a ver comigo. A diferença é que não ando para aí a dizer aos sete ventos que a linha de Cascais está cheia de tios e tias, que (quase) todos não passam de snobs, novos-ricos ou até de pesssoas que julgam ter mais qualidade de vida só porque vivem junto ao mar (com as devidas generalizações, que eu sei que não são todos assim).
Sinceramente, irrita-me. Irrita-me porque conheço bem demais esta zona e não acho que seja assim tão perigoso ou tão mau viver num local só porque temos a IC 19 todos os dias para percorrer. Quantas estradas há por aí mais complicadas, quanto tempo demoram as pessoas na Marginal ou na A5? Mas pronto... é chique viver na linha de Cascais e não faz mal estar 30 minutos no trânsito.
Sim, moro na linha de Sintra, trabalho na linha de Sintra e não tenciono sair daqui tão cedo. A não ser que consiga comprar uma casa no Parque das Nações ou numa zona mais calma de Lisboa ou então em Colares ou nas Azenhas do Mar. Ou em frente à Praia Grande, com mar a sério a espreitar pela janela.

15 comentários:

Joao disse...

Sofia,
Parque das Nacoes é melhor não. Porque em caso de sismo aquilo vem tudo abaixo, está num local muito, muito mau.

Cumprimentos, de Queluz.

Pedro disse...

Cascais tem também zonas perigosas e o concelho do país com maior porbreza, mas disso ninguém fala.

Eu vivo em Lisboa, não me vejo a viver noutro sítio. E já morei bem no centro, sempre abaixo do Marquês de Pombal, e devo dizer que é uma seca, porque comércio tradicional não tem e nem um mísero café se consegue tomar ao fim-de-semana. Hoje estou em Benfica, e não troco por nada (e não estou a falar de preferências futebolísticas)

Unknown disse...

Eu morei na zona 23 anos, percorria a linha de Sintra todos os dias, de dia e de noite (de carro e de comboio), sítios considerados do pior como Damaia, Amadora, Cacem, Rio de Mouro, Mem Martins... era a minha realidade permanente.

Só fui assaltado 1 vez, eram 10h da manha e o sitio era insuspeito! :/

É um preconceito como outros, quem está de fora fica com essa ideia e os média só ajudam a cimentar essas parvoíces.

p.s. - sinto falta de ir para a serra fotografar

p.s. 2 - sinto falta de ir para a serra namorar com quem acabei por casar

p.s. 3 - rais parta, o teu post deixou-me nostálgico!

:D

stiletto disse...

Todas as zonas têm vantagens e desvantagens. A tua zona tem a vantagem de estar perto de Sintra que é um local maravilhoso. Aqui tenho a vantagem de ir para o trabalho percorrendo a lezíria junto ao Tejo que, na Primavera, também é muito bonita.

P.S. - Eu vivo e trabalho numa zona sísmica, qualquer dia também fico debaixo de escombros mas temos de viver nalgum lado não é?

Trintão disse...

Eu não desprezo a linha de Sintra mas realmente confesso que é um sítio que não gosto. Onde vivo também acho uma porcaria. :p

beijinhos

VM disse...

e a A2? e a portagem que se paga para um ponte há muito já paga?

tambem queria uma barraquinha na arrabida, mas não pode ser, desconfia-se que o Belmiro já manda naquilo...

=(

(e sim Azenhas do Mar parece-me muito bem...)

Q disse...

Dizer mal da Amadora é tão absurdo como dizer que Cascais/Oeiras são só tios. São dois concelhos onde, realmente, há de tudo: muito pobres, pobres, remediados, classe média, ricos e muito ricos.

Passei grande parte da minha vida em Loures e senti preconceito de algumas pessoas quando sai do meu pequeno mundo e cheguei à faculdade. Mas depressa percebi que pouco me importava a opinião de quem rotula os outros com base no local onde mora.

Lembro-me sempre da altura em que Telheiras era in. A minha mãe dava aulas numa escola da zona e percebia bem que as famílias viviam de aparências. Muitos miúdos não almoçavam: era preciso dinheiro para pagar as rendas.

Agora moro algures entre a serra e o mar, no tal concelho dos tios e tias. E, como tu, aborrece-me o rótulo. As pessoas associam-se a determinadas referências como se isso as tornasse pessoas melhores. Morar em Cascais, ser do PP ou do PSD sem acompanhar o tema, vestir a roupa de marca, conduzir o carro xpto, etc etc etc...

Pessoas que se preocupam mais com a embalagem do que com o conteúdo são isso mesmo: pessoas de plástico.

(e desculpa o descaramento, mas não resisto a sugerir-te a leitura deste post que fiz há uns tempos atrás... http://cardigrilos.wordpress.com/2008/07/20/bairro-pouco-social/)

:)

Sara disse...

Sinto o mesmo tipo de discriminação, porque é de discrimação que se trata, pelo simples facto de morar na Margem Sul. Irrita-me o facto de muitas pessoas falarem sem conhecimento de causa, o facto de se desculparem com a distância para faltar a mais um jantar na minha casa, quando a distância é a mesma o sentido é que é o contrário.
Moro e trabalho na margem sul, da minha janela vejo o Tejo, adoro o facto de ter espaço, de ver a serra, de estar perto da praia. Sou incapaz de dizer criticar alguém pelo facto de morar em lugar x ou y, critico sim se essa pessoa morar num sítio e não retirar o melhor dele. Porque somos nós que fazemos os lugares e não os lugares que nos fazem a nós.

ana disse...

Q: exactamente por ser absurdo é que não o digo. Porque não se pode generalizar. O que a mim me choca é dizerem que isto é mau por causa do trânsito e das pessoas que aqui vivem.

Q disse...

@Sofia

Perfeitamente de acordo. :)

Se calhar não me expressei bem: aborrecem-me muito mais as pessoas de cá que gostam de dizer que Cascais é um concelho in, quando essa não é a realidade. Há muitas zonas com casas muito mais baratas do que na Amadora, Sintra, Loures ou margem sul, por exemplo. E se essas pessoas ainda resolvem falar mal de outros concelhos... bom, acho descabido. Algum recalcamento escondido, talvez? ;)

O trânsito no IC19 é como o trânsito na A5, na A8 ou na A2: é trânsito. Ou melhor, é falta de trânsito, porque está tudo parado. Mais vale apanhar o comboio. Ah, não, espera... se calhar essas pessoas vão no seu jacto particular. Transportes públicos? C'horror! Depois ainda tinham que andar ao pé de "pessoas"!

Gosto muito do teu blog. Partilho de muitas das tuas opiniões, mas esta "obrigou-me" mesmo a escrever qualquer coisa, porque é algo que me aborrece também. :)

Anónimo disse...

Concordo contigo Sofia

Eu cresci no Algueirão e já perto da faculdade fui estudar para lisboa. Sempre senti que as pessoas rotulavam-me por morar numa terra com um nome esquisito e por ser na Linha de Sintra. Chegavam a perguntar como é que eu conseguia andar de comboio. Morei em Lisboa, Margem Sul e agora na Linha de Cascais e não vejo lá tios nenhuns, são pessoas iguais às pessoas da Linha Sintra. O sitio onde gostei menos de viver foi em Lisboa, pois está-se no centro, mas muito isolado porque as pessoas não se falam. E quando vou ao Algueirão, adoro de sentir o cheiro da humidade da serra de Sintra e encontrar as pessoas simples que são da zona rural do concelho.

Anónimo disse...

Não te irrites, olha o coração. Na verdade, e apesar dos atropelos urbanísticos, passear de carro pela marginal continua a ser fabuloso. Já quanto à linha de Sintra, enquanto por aí viveres o património da região continuará riquíssimo. Anima-te. :)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria disse...

Eu tenho de fazer a A5 e a 2º Circular todos os dias, e é tão ou mais cedo do que a IC19.. Por acaso adoro Sintra..:)

bjnho.

sofia disse...

sofia. ex-amadora, ex-massama, ex-ericeira. Actualmente AMADORA :)