terça-feira, 28 de abril de 2009

Projecto musical?



Isto de pegar em fados e transformá-los assim, fazendo deles músicas quase pops, tem muito que se lhe diga. Parece-me a mim que estamos a brincar com essênciais musicais e sentimentos que só o fado consegue transmitir, mas isto sou eu, que dou demasiada importância às emoções e acho que a raiz das coisas não deve ser devassada.
Agora todos acham muito cool isto do fado e se calhar, pela primeira vez, até reparam nos versos Alexandre O'Neill ( mas verdade seja dita, talvez isso seja única coisa boa no meio de todo este projecto musical).
Não retiro valor aos The Gift e até vos digo que gosto muito do grupo, mas parece-me que a gaivota foi completamente assassinada e caiu em mar alto. Não gostei.

16 comentários:

David disse...

Também não gostei.

Anónimo disse...

Concordo contigo!!
Ufa, nem consigo ouvir na rádio, mudo logo.
Aqui, em Amália, vês emoção e sentimento, que não se coadunam com batidas de música alternativa, que é como considero os The Gift.

stiletto disse...

Agora parece que está na moda revisitar músicas antigas. Amália é intemporal e devia ser intocável. Já percebiv que não ligas muito a prémios e desafios mas não podia deixar-te de te atribuir um prémio lá no blog.

Fred Barreto disse...

Há muita gente que ficou agora a saber que existe um fado chamado "gaivota", que era contado pela Amália e tinha versos do O´Neill. só por isso valeu a pena este trabalho.
Não sejamos fundamentalistas, hoje mais do nunca se estão a fazer novos arranjos a temas antigos, e sejamos honestos, a Potencia da voz da Sónia fica mesmo bem nesta musica, alguem se lembra da canção do mar? cantada pela Dulce Pontes? não?
Eu gosto, já comprei... desculpem.

Clementine Tangerina disse...

Acho que só pelo facto de o projecto fazer com que algumas pessoas conhecam melhor o que se fez no fado, é uma mais valia sem duvida alguma!

Cátia Oliveira disse...

Vejo este projecto como um tributo e não como um assassinato...qualquer grande artista renasce com projectos destes, principalmente nas gerações mais novas...já o vi acontecer várias vezes! Amália ficaria com certeza, orgulhosa!

ana disse...

Fernando: Ninguém está a ser fundamentalista, apenas expressei a minha opinião quanto a um projecto musical. Temos todos o direito a gostar ou não gostar, não é verdade?

Pedro disse...

Eu também não gostei, e não se trata de ser fundamentalista.

L. disse...

Concordo contigo. Pensava que era só eu a ter esse sentimento. Adoro fado, e a sua essência, o som da guitarra portuguesa.

Beijinhos

Fred Barreto disse...

Sofia:Claro que sim.
Apenas usei a expressão "fundamentalistas" no sentido de que não se deve mexer no fado e que ele, ou os seus interpretes, têm de ser imutáveis.
Peço desculpa se feri a susceptibilidade de alguém.
PS: Ela (A Sónia está a berrar com pujança aqui nos phones...

Mia disse...

Assino por baixo!
Eu, odiei!

Lily disse...

Eu até gostei!

Mas gosto bastante de fado! E versão nenhuma chegaria aos calcanhares da musica original, pois tal como dizes, aquelas emoções transmitidas pelo fado, não poderão nem nunca serão transmitidas da mesma maneira de outra forma!

Ana Rita disse...

Soa-me muito mal...peço desculpa, mas foi logo essa a primeira impressão que tive...

Leonor disse...

Eu gostei, da música e do projecto em si. Se formos por aí acho que teríamos que eliminar todos os covers feitos até hoje. Acho que esta reacção só se verifica porque falamos do fado, que é uma característica nossa (portugueses) e pouca gente ousa usaá-lo e alterá-lo para além do tradicional.

De qualquer forma, percebo o teu ponto de vista contudo discordo.

(:

Maria Cardeal disse...

Eu gostei tanto, mas tanto, que tinha que o escrever AQUI.
:)
São só gostos.

Fred Barreto disse...

Primeira semana de vendas, 1º lugar no top, disco de ouro... I rest my case...