domingo, 26 de abril de 2009

A mentira

Costumo fazer uso de um ditado popular quando falo neste tema - mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo - e acho que há alguma razão nisto.
Há sinais facilmente reconhecíveis quando alguém está a mentir, só é preciso estar atento e saber observar. Depois há quem não os queira ver, vivendo numa ilusão construída pela própria pessoa, acreditando que pode ter sido impressão e dizendo repetidamente "nós é que complicamos tudo". Não. Se há alguma coisa que não bate certo, nós percebemos. Somos todos falíveis, claro. À partida a maior parte das pessoas acredita nas outras, mas quando alguém mente consecutivamente, acaba por criar um padrão que, mais tarde ou mais cedo, se torna visível. Podemos cair à primeira, à segunda, à terceira até, mas quando há uma repetição, ficamos sempre com um bichinho a incomodar-nos cá dentro. Há quem lhe chame intuição, há quem perceba mais cedo e quem só note mais tarde, tarde demais.
No fim de contas, lidar com a mentira não é difícil, o mais difícil é lidar com quem nos mente. Para os homens ou para as mulheres que isto da mentira, não tem sexo.

4 comentários:

Unknown disse...

Não sei se tenho sido um privilegiado, mas que me tenha apercebido, não lidei com muitas pessoas dessas até ao momento.

Mas uma coisa me apercebo, tudo o que é construído sobre alicerces de mentira, acaba sempre por desmoronar como os baralhos de cartas ;)

Trintão disse...

Tudo bem que a nossa intuição começa a disparar o alarme mas e o ter a certeza?

Ainda assim prefiro confiar na minha intuição embora depois a dúvida fique cá sempre a remoer...

Luzia disse...

Desconfiada como sou, esta situação já me aconteceu algumas vezes, e o pior é não ter provas de que me estão a mentir na lata, e quando confrontados com a verdade em alguma altura...não reconhecerem...

Nikky disse...

Queres umas dicas? Quando mentimos as pupilas dilatam, o sorriso é mais pronunciado do lado esquerdo, os gestos das mãos costumam ser com as palmas viradas para baixo e há uma tendência enorme para tocar no nariz ou na região da boca ou passar a mão na zona da nuca.