domingo, 8 de fevereiro de 2009

...



Há uns tempos e devido a um trabalho que estávamos a fazer sobre o rei D. Afonso Henriques, os meus alunos quiseram saber quantas amantes tinha ele tido. Não descobrimos mas conseguimos saber que teve cerca de cinco filhos ilegítimos. No entanto, à conta disso, dei com este livro que acabou de ser publicado e hoje, depois de ler um artigo sobre o mesmo, eu é que fiquei curiosa em saber mais sobre as infidelidades dos nossos reis.
Por isso, já decidi, vai ser a prenda que vou oferecer a mim própria, no meu aniversário.

Sinopse:
De D. Afonso Henriques, o primeiro monarca a ter amantes, a D. Dinis, um rei de grande fogosidade, a D. João V, conhecido pelas suas aventuras amorosas dentro do convento de Odivelas, a D. José e à relação com Teresa de Távora, da qual até a rainha tinha conhecimento, a D. Pedro IV, que se deixou contagiar pelos amores em terras de Vera Cruz, ou a D. Carlos que se interessava mais pelas questões da carne do que pela governação. Por detrás da história oficial dos reis portugueses e dos seus casamentos de Estado com princesas de toda a Europa, esconde-se uma história de paixões arrebatadoras, filhos ilegítimos e amores ilícitos que nunca foi contada. Damas da rainha, prostitutas, barregãs, negras, escravas, cantoras líricas, actrizes, mulheres do povo ou senhoras da alta burguesia, todas competiam pela atenção e pelos favores do rei. Se madame Pompadour ganhou estatuto de amante na corte francesa do rei Luís XV com as regalias que daí lhe advinham, poucas são as amantes dos reis portugueses que ficaram conhecidas na História.

3 comentários:

stiletto disse...

Também "tropecei" nesse livro esta tarde. Fiquei curiosa. Adoro livros históricos e este deve ser bem interessante. Por agora ando a tentar ler "A paixão de Colombo".

Anónimo disse...

Uma pouca vergonha. Hehehe!

shark disse...

Ah dantes também acontecia? Não fazia ideia...
:)