quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Mana, podes ajudar-me?

Aos quinze anos, quando o meu pai me pedia para ir fazer depósitos de cheques ao banco, ia contrariada e pensava para com os meus botões como seria bom eu estar no lugar da minha irmã. Porque a irmã mais nova nunca faria isso: ficava em casa, entre bonecas e desenhos animados.
Aos quinze anos, se queria sair de tarde, levava comigo a minha irmã e as conversas parvas com as amigas eram feitas entre gestos e sussurros, que as queixinhas não eram muito bem toleradas lá em casa.
Um dia fiz-me de teimosa e levei a minha irmã para a rua, com papeira: piorou e nunca mais me esqueci do ralhete levei. E do castigo.

Acima de tudo, não compreendia porque é que a maior parte das coisas me era pedida/exigida: aos meus olhos a minha irmã já tinha capacidade para muito mais e eu, sentia-me um bocadinho injustiçada por ser a mais velha. E sozinha também.

O tempo foi passando e acabei por aceitar as responsabilidades de irmã mais velha e a viver bem com isso. Temos 5 anos de diferença mas a maturidade aproximou-nos. Fico feliz quando a minha irmã me telefona, quando desabafa comigo, quando me pede ajuda. Chama-me mana e eu gosto.
Mas há dias... há dias em que me apetecia ser a irmã mais nova. Só isso.

11 comentários:

Pedro disse...

Ter irmão é muito bom, mesmo apesar de todas as discussões. E ser o mais novo também tem as partes chatas. Lembra-te que vão ser menos cinco anos que ela não terá da companhia de pais e avós, menos cinco anos da companhia em que estavam mais jovens e activos.
Mas ainda assim, é bom ter irmãos.

3Picuinhas disse...

Acho que vou guardar este teu post para a patanisca ler daqui a uns anos. É que ela também é a mana mais velha e aos 7 anos parece-lhe incompreensível que lhe caiba a ela a tarefa de arrumar os brinquedos e não à migalhinhas que do altos dos seus 24 meses se queixa de estar muito cansada para a tarefa!
Mas percebo bem o que dizes, embora eu seja a filha do meio, e às vezes só me apetecia ser a mais pequena a quem toda a gente estende a mão.
Um abraço

Ana C. disse...

Então experimenta ser a irmã do meio. Isso sim é a verdadeira confusão mental...

VM disse...

como eu te entendo...

=)

Miguel disse...

Também sou o mais velho de 2, mas nunca tive esses problemas! Gosto do meu irmão e percebo que, como mano mais velho e primeiro filho, lhe abri caminho para que a infância dele fosse bastante diferente da minha, embora com a mesma educação!

Mary disse...

Apesar de tudo também há desvantagens em ser mais a nova. Somos sempre comparados com os mais velhos (em tudo!). Se queremos fazer alguma coisa diferente toda a gente acha estranho (um desporto diferente, mudar de escola, ir estudar para fora). Passamos a infancia a herdar tudo dos outros -roupas, brinquedos, cama, tudo! As minhas irmãs gozavam comigo quando estavam com os amigos (ficavam tão parvinhas!).
Mas sim, em muitas coisas os irmãos mais velhos vão abrindo as portas e facilitando o caminho a quem vem atrás.

Pandora disse...

Eu também sou irmã mais velha, e parece que, mesmo com o passar dos anos, a mais velha é sempre mais capacitada para todas as tarefas do que a "menina mais pequena" (que, só por acaso, já é maior de idade há uns bons aninhos...).

Mas há-de haver um lado positivo nisto tudo, eu só não sei qual é...

Bjs

Ana Rita disse...

E não ter irmãos? Olhem que também não é pêra doce: com os brinquedos todos para mim? Sim, mas brincar sozinha não tem piadinha nenhuma. Os 4 olhos dos pais virados para cima de mim, arregalados, super-protectores e ai de mim se faço alguma coisa de mal, tudo foi arrancado a ferros, porque era nova de mais, porque não tinha irmão mais velho, nem mais novo para me acompanhar em aventuras... Foi muito aborrecido! Valha-nos os primos!! :D

Mais um Lugar de Mim disse...

Já eu, só queria ser mana... ainda pedi ao Pai Natal, mas nunca chegou... Felizmente, a vida trouxe-me amigos com que mantenho verdadeiras relações fraternais, por isso, tenho manas e manos mais novos e mais velhos... Ou seja, sou a mana do meio! ;-)

cArLos disse...

Eu sou o irmão Varão, o mais velho de 3 (o 3º é mais novo 18 anos!!)

acho que em tempos devo ter tido algum conflito interior com isso, hoje é tudo pacífico... sou apenas o mais velho :)

Maria disse...

Eu sou a irmã mais nova..:) E até é bom.. mas, o que eu queria mesmo,era ser a irmã do meio..:P

Beijinho.