terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Coisas do futebol ou a opinião de alguém que só vê as coisas do lado de fora dos estádios

Sou uma leiga no que diz respeito a futebol. Pouco ou nada sei do assunto: as regras, só algumas; os vocábulos, poucos; os meandros deste desporto, são pouco nítidos para mim e até os jogadores eu mal conheço.
No entanto, durante a minha ronda blogosférica dou com este post. Aqui, o autor refere que não mais voltará ao Estádio de Alvalade devido ao insultos a que foi sujeito sem que nada tivesse feito para que tal acontecesse.
Compreendo que se sinta humilhado, desrespeitado e condeno as pessoas que o fizeram porque foram mal-educadas e faltaram ao respeito a uma pessoa que simplesmente estava ali a apreciar o jogo. É uma vergonha, sem dúvida.
Agora, uma coisa é certa: não é apenas no Estádio de Alvalade que estes casos acontecem. Não é só naquele estádio que as humilhações, ordinarices e calúnias são lançadas ao ar. No único jogo ao qual fui assistir há uns bons anos com o meu pai (no Estrela da Amadora), dei conta disso e de muito mais e não foi pela facto de ainda ser uma criança na altura que as pessoas se escusaram a dizer o que disseram à minha frente. O que é certo é que nunca mais o meu pai me levou a um jogo de futebol e da minha parte também não houve grande vontade a assiatir a este espectáculo.

Dizer que se deixa de assistir a jogos naquele Estádio parece-me um pouco radical, porque noutro estádio estarão outros adeptos a fazer exactamente o mesmo a outras pessoas que não o autor do post. No entanto, como não lhe toca a ele, já não faz mal.
Sem querer estar a defender seja quem for porque não é isso que está em causa, penso que deveríamos ser coerentes e realistas: as pessoas são o que são. Os adeptos/claques têm o mesmo tipo de comportamento sejam eles do Sporting, Benfica ou Porto. Não há cá grandes diferenças.
E se os sportinguistas são uma vergonha, os benfiquistas também o são e todos os adeptos de clubes de futebol deste país.

Não entremos em comparações. No futebol, nomeadamente nos comportamentos sociais que a ele estão relacionados, isso é praticamente impossivel.

1 comentário:

VM disse...

tudo uma questão de educação, como cá onde se descarrega as maioria das frustações é no futebol (principalmente nos arbitros que são sempre culpados quando as equipas não marcam golos ou quando o treinador poe a tactica errada) temos disto. sem duvida que tens razão.

=)