domingo, 31 de janeiro de 2010

Dietas

Para os homens, dizer que andamos de dieta é o mesmo que dizer que queremos ser muito magras. Devo dizer que estão redondamente errados.
Nos dias de hoje, em que se apela para uma alimentação saudável, parece-me que as mulheres começaram a ter uma consciência mais plena sobre aquilo que lhes faz bem ou mal, sobre o que é certo ou errado para a saúde do seu organismo. A mania das dietas não acabou e há-de haver sempre quem opte por aquelas que leu numa revista porque fazem perder 5 kg numa semana ou 10 kg num mês. No entanto, parece-me que se a consciência não existisse nas cabecinhas das pessoas os nutricionistas não tinham tanto trabalho como têm agora.
É que para muitas mulheres fazer dieta não é uma mania, é simplesmente um dos passos para ser mais saúdável. E falo por mim, que estou de dieta, uma dieta vigiada por uma nutricionista. Nunca fui gorda, mas também nunca fui magra. As formas arredondadas sempre fizeram parte de mim e nunca me senti insatisfeita por tal facto apesar de ainda achar que podia ter as ancas um bocadinho mais pequenas, mas os ossos estão lá e esses não diminuem assim. Acontece que cheguei à casa dos trintas há já quase três anos, o organismo muda e não é tão fácil emagrecer como antigamente. Ter trinta anos é também sinónimo de ser mais regrado em certas aspectos da vida (e mais louco noutras, mas isso são contas de outro rosário...) e a alimentação é aquele onde, a meu ver, eu falho mais. Adoro comer e comer bem. Mas preciso de saber comer e é isso que estou a aprender a fazer neste momento. Não estou mal e ninguém diz que tenho peso a mais mas já me senti melhor com o meu corpo. Não ando a passar fome, simplesmente passei a comer mais vezes durante o dia, a beber mais água e tive uns cortes substanciais em certos alimentos que me faziam mal.
Não quero ser muito magra e penso que a maioria das mulheres conscientes deste país também não. Queremos, sobretudo, sentirmo-nos bem, gostar de nós próprias e zelar pela nossa saúde e isso, meus senhores, não é pecado nenhum. É só o que todas as mulheres querem.

15 comentários:

_+*Ælitis*+_ disse...

Amazing post, de cima abaixo... posso dizer, com peso e medida ? :)

Beijo meu ♥,

A Elite

Prezado disse...

Tanto tempo de vida que dedicam a isso é que me fascina.

ana disse...

Olha, para mim é uma novidade. É a primeira vez.

Satine disse...

ora aí esta :)

Andre Ribeirinho disse...

A questão não tem a ver com magreza mas sim com saúde. No fundo fazes uma alimentação correcta e não uma dieta. O que é óptimo!

Em relação às "formas arredondadas" eu diria são um dos maiores tabus da sociedade.O problema é o conceito que a sociedade tem de mulher "bonita" que está errado. Para mim "formas arredondadas" até são muito mais atraentes. Mas isso sou eu. :)

Rita disse...

Clap, clap, clap

Prezado disse...

a sociedade nisso até nem tem andado errada... Não existem é mulheres-photoshop como nos querem fazer crer.

E? disse...

Concordo totalmente com o teu texto. Aliás, até me revi naquilo que disseste sobre o teu corpo. É mesmo isso que eu sinto :)

ana disse...

Prezado: Mas o que é certo é que as revisats com as mulheres-photoshop não deixam de vender...

Prezado disse...

....compradas pelas mulheres, também.
todos os dias pagamos para ver essa gente que não existe. E todos contentes.

ana disse...

Mas são revistas diferentes onde a moda é o foco principal. As outras têm o corpo como matéria-prima da propria revista e são direccionadas aos homens (principalmente).

Prezado disse...

.... As de moda, carregadas de corpos impossíveis. Vide polémica modelo-ralph-lauren.

ana disse...

Sim, mas sinceramente, só quem não tem cabeça é que acha que aquilo é bonito. Eu conheço essa polémica sim.

nuno medon disse...

olá! não tenho nada contra as mulheres emagrecerem. Acho bem que as pessoas se queiram sentir melhor com o seu corpo. Aquelas pessoas, que dizem que querem ficar magras, eu só as aviso para terem cuidado com a anorexia, e para não exagerarem nas suas dietas. beijos

Pedro de Payalvo disse...

eu gosto das curvas das tuas ancas, e do resto das tuas curvas...