terça-feira, 13 de janeiro de 2009

"Estou a brincar"

Há quem brinque demais com as palavras, não no sentido de as usar metaforicamente ou apenas de juntar som mais som e as rimas dançarem entre versos. Há quem brinque com as palavras para dizer coisas sérias e no fim diga "estou a brincar" mas não está. Há quem brinque para tentar que o assunto passe despercebido - aligeirar uma conversa que, para uma da partes, pode não se querer demasiado séria. E há quem brinque porque sim, porque não consegue falar "a sério", porque tudo é demasiado real para ser encarado de frente e a brincadeira, as piadas, o humor serve apenas de escudo de protecção.

Não gosto de quem fala demasiado a brincar, não gosto de quem brinca demasiado a falar.
E não, não sou daquelas pessoas que está sempre demasiado séria e não vê motivo de brincadeira em nada. Abusos é que não, por favor.

5 comentários:

S. disse...

Concordo em absoluto.

As palavras também podem doer, assim como podem transformar dias maus num dos melhores da nossa vida. Elas são poderosas, e como tal, devemos ter cuidado no seu manuseamento :)

Rafael Santos disse...

Sem duvida uma boa maneira de ver as palavras. gostei do post. Parabéns pela tua escrita que cativa qualquer um.

Selma Tabita disse...

Sofia...depois dá-me o teu email sff! acho que enviei o convite para a pessoa errada...lol =)

Beijinhos*

ps- Gostei do post!

Paulo disse...

nunca levo um "estou a brincar" a brincar. normalmente é assunto sério.

nemsei disse...

Já à algum tempo ouvi dizer:

" a brincar a brincar se dizem as verdades ".

Por vezes a verdade é demasiado dura, para ser ouvida directamente, sem flores e arranjos. É preciso romancia-la para que seja mais fácil de ser dita, mas principalmente ouvida.

Por vezes é uma simples forma de resolver o " meti a pata na poça ", e mais do que devia.

Por vezes é a única forma de explicar algum humor mais sarcástico e/ou irónico.

Resumindo, eu uso o "estou a brincar, mas espero que não tantas vezes que faça os outros repararem.