sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Estratégias ou reforços positivos

Se as cadernetas dos alunos também servem para enviar recados aos encarregados de educação sobre o seu comportamento, então porquê só usá-las nas situações negativas?

Hoje enviei dois recados. Dos bons. A elogiar o comportamento de dois alunos que habitualmente se portam mal. Hoje foram impecáveis e o sorriso deles quando leram os recados valeu tudo.

14 comentários:

Maçã disse...

Gostava de ter uma professora como tu :) Nas minhas cadernetas só havia recados de quando não fazia os tpcs/portava-me mal ou a avisar que ia haver uma visita de estudo. De resto, nem um bom recado. Assim os pais pensam que os filhos não fazem nada de jeito na escola o que nem sempre é verdade

Anónimo disse...

E assim é que deve ser. Se estamos sempre a dizer-lhes que são maus, eles próprios acabam por pensar que não podem ser de outra maneira.

tilida5ever design disse...

Concordo plenamente!

nuno medon disse...

olá! bem visto. E alêm disso, quando assim é, merecem ser motivados e dão alegria aos Pais. espero que estejas bem. beijos e um bom fim de semana.

Ana disse...

Gostei, gostei tanto que partilhei o Link deste post nomeu facebook.
Parabéns Sra. Professora :)

Ba disse...

No fundo as duas coisas. Resulta tão bem e pouca gente o faz.

Unknown disse...

O 1º ciclo pode ser altamente desafiador. Tenho-me apercebido disso este ano ao começar a trabalhar no Inglês nas AEC, porque muitas vezes não tenho capacidade de acção e de reacção adequadas. A formação conta muito e não me lembro de alguma vez me terem explicado na faculdade a importância do reforço positivo!
Bj*

Jo disse...

E pode sempre funcionar como um incentivo para eles :)

Anónimo disse...

Não costumo comentar, mas hoje não resisto: quem dera a muitos miúdos terem uma professora assim. Começando pelo reforço positivo, vem a motivação, o empenho, o gosto em aprender e os bons resultados.
Parabéns, Sofia!

:)

Unknown disse...

deviam de lhe dar mais vezes esse uso :D

abc disse...

Todos nós gostamos de ver o nosso esforço, acho que foi um gesto motivador.
Acho que os miúdos agora vão pensar duas vezes antes de se portarem mal ;P

carolina disse...

:)

Marta disse...

Acho muito bem :) assim é que é
beijinhos

Paulo disse...

Excelente iniciativa, parabéns.