domingo, 7 de junho de 2009

O que é isso de "dever?"

Depois do almoço lá fui votar e para meu espanto, vejo a escola cheia de gente mas com pessoas acima dos 50/60 anos. Uns vestiam a rigor - fato e gravata, colete e sapato lustroso. Iam de braço dado com as suas esposas que, de pérolas ao pescoço e lábios pintados a rosa ou vermelho, tinham vestido o seu fato domingueiro e num ritual talvez parecido com a ida à missa, foram votar. Outros, sozinhos ou acompanhados, entravam e saíam rapidamente cumprindo o "dever" e fazendo número para fraca participação que, mais uma vez, iremos ter.
Onde estavam os jovens? Onde estava o seu dever de voto?

De acordo com o dicionário online Priberam temos a seguinte definição ou definições para "dever":

v. tr.
1. Estar obrigado a.
2. Ser necessário.
3. Ter de suceder.
4. Ter dívidas.
5. Ser provável que.
6. Ter a dívida de.
7. Estar reconhecido (a alguém) por.
s. m.
8. Acto que tem de se executar em virtude de ordem, preceito ou conveniência.
9. Obrigação

Posso então concluir que o dever é uma obrigação, uma obrigação cívica que devemos cumprir por ser absolutamente necessário para a construção e estabilidade da democracia do país.
Quando alguém opta pela abstenção simplesmente está a dizer que prefere que decidam por ele - não quer sequer pensar no assunto, limita-se a não agir. Ou seja, mesmo que não concorde com as políticas vigentes, prefere deixas nas mãos dos outros a decisão, a tomada de posição e não faz uso da sua palavra, do seu direito de voto.
E se ninguém votasse? Se a abstenção tivesse a maior percentagem de sempre? Talvez o cenário fosse ainda mais catastrófico que aquele que encontramos no Ensaio sobre a Lucidez em que num determinado processo eleitoral descrito por Saramago, 80% dos votos foram em branco [se calhar era isso que precisávamos, digo eu]

A maioria dos portugueses sente-se insatisfeita mas depois, na hora da verdade, põem a cabeça na areia, tal qual avestruzes e não votam, nem sequer em branco. Isto não é solução para nada, muito menos para um país que se sente em contínua queda a todos os níveis. Quase dá vontade de dizer que os principais responsáveis desta crise são as pessoas que não se manifestaram quando o deveriam ter feito. E são estes que mais uma vez, vão ficar em casa, a olhar a televisão e a comentar que todos os políticos são feios, porcos e maus e não fazem nada por este país. O país que temos.

10 comentários:

Unknown disse...

Eu fui votar... aliás, voto sempre, lá do alto dos meus 31 aninhos!
Mas vai haver muita abstenção, lá isso vai!

Beijocas

Mafalda disse...

para estas eleições a desculpa será a chuva. digo eu. eu fui votar. usei um critério muito pouco objectivo para escolher a quem entregar o meu voto (porque estou completamente a leste dos programas eleitorais de cada partido!) mas, ainda assim, fui votar.

GR disse...

Eu também lá fui, mais o meu "esposo", por volta do meio-dia. Por aqui havia muito trânsito, muito carro mal estacionado e muita gente a entrar e a sair da escolinha para votar.

(Acabo de ver na tv que a taxa de abstenção anda nos 60 e ... por cento. Uau! Outra coisa que me deixa parva é o facto de as pessoas se queixarem imenso mas de o PS e o PSD serem sempre os partidos com mais votos. Não entendo. Pura e simplesmente, não entendo.)

Jorge Moniz disse...

Notei o mesmo na minha secção. Parece que votam mais aqueles que já foram impedidos de o fazer.

Anónimo disse...

Também fui votar e na minha zona não estava ninguém a votar :O
Espantada que fiquei!

paula disse...

eu fui votar, desde que me recenseei aos 18 anos, fui sempre.

na minha secção, estava pouca gente...

Anónimo disse...

A democracia é uma ilusão...

JA disse...

Este cenário é absolutamente desolador, esses 60 e tal por cento deviam era pagar-me os calmantes pela revolta que sinto, principlamente quando muitos constatam que a geração mais nova, que supostamente é o futuro, foi a que mais se "baldou". Isto parece surreal!

aespumadosdias disse...

Muito bem! Eles são os verdadeiros responsáveis por tudo o que de mal nos tem acontecido.

Maria disse...

Também não percebo essa indiferença dos jovens.. alguns nem sequer querem ser recensseados..!