segunda-feira, 1 de junho de 2009

Porque o dia não é só das crianças, também é o dia da minha irmã

P1020382


Há 27 anos atrás deixei de ser eu para sermos nós lá em casa dos meus pais. A Rita nasceu dia 1 de Junho e com ela surgiu a desconfiança normal de uma criança que naquele momento se tornava irmã. Eu, com 5 anos não me recordo da gravidez da minha mãe, nem sequer da ansiedade por aquele bebé e só me lembro mesmo de a ver na alcofa, chegar o meu rosto junto ao seu e ela, com a sua mão, tocar-me repentinamente na cara. Imediatamente fiquei a pensar que não gostava de mim, que me tinha batido. Pura ingenuidade.
Crescemos juntas no mesmo quarto, partilhámos o espaço, os brinquedos, as horas de sono. Na verdade, enquanto vivemos na mesma casa o nosso relacionamento foi sempre marcado por pequeninas guerras e desentendimentos. Não nos dávamos mal, mas também não tínhamos um relacionamento fraterno tão cúmplice assim. Depois chegou o dia em que cada uma seguiu o seu caminho e, vá-se lá saber porquê, aproximámo-nos e passámos a partilhar um bocadinho mais um mundo uma da outra. Ainda me trata por mana e eu gosto disso.
A diferença de idades é a mesma, mas estamos mais próximas na forma como pensamos e agimos perante o mundo e os outros. Desde então, acho que ainda gosto mais dela e ela de mim, como se fosse um amor crescente onde ainda há quartos minguantes de vez em quando e muitas luas-cheias.

Parabéns, minha querida!

5 comentários:

Rafael Santos disse...

Bonita Homenagem!!! Parabéns à Mana :)

História idêntica á minha, mas no meu caso fui eu que vim depois. AHAHAH

Nina disse...

Pensava que hoje ninguém referia o dia mundial da criança!!
A minha relação com o meu irmão, mudou completamente desde o dia em que eu sai de casa, mudou para melhor, para melhor não, para muito melhor.
Um beijinho e parabéns para a mana.

paula disse...

parabéns à mana!

eu gostava de ter uma irmã mais nova, não tenho. tenho um irmão 15 anos mais velho - a quem chamo mano ;) - e uma sobrinha 18 anos mais nova. é muito giro :)

stiletto disse...

Parabéns à mana. Eu sou filha única, não conheço a experiência ):

Analog Girl disse...

Faz-me lembrar a minha relação com a minha irmã, mas com mais alguns aninhos pelo meio, eu já tinha 8 quando ela chegou... (ah! E ela também me trata sempre por "mana", acho que vai ser sempre assim)
:)
Parabéns!