sábado, 30 de maio de 2009

Expectativas

Tenho lido aqui pela blogosfera, em alguns posts e comentários, que as mulheres criam demasiado expectativas em relação aos homens. Criam cenários ilusórios, fazem alguns filmes na cabeça, andam demasiado para a frente e depois, acabam por se desiludir pois eles não corresponderam ao que já estava a ser imaginado, magicado e idealizado nas cabeças femininas.
Leio também outros comentários que aconselham a fuga à expectativa, que dizem para nós, mulheres, não criarmos cenários e não pensarmos mais à frente que o permitido. Vive o presente sem pensares no futuro, é a palavra de ordem.
No meio de tudo isto vem a questão do optimismo/pessimismo. Ou seja, se criamos expectativas isso quer dizer que somos optimistas e achamos que aquela pessoa até pode ser " a tal", se não as criamos, acabamos por não esperar nada e temos uma posição pessimista e negativa face à pessoa ou ao relacionamento em questão.
Assim, eu pergunto: será possivel estar num relacionamento sem esperar nada? Sem ter qualquer expectativa, sem idealizar um bocadinho? É possível estar bem numa relação com esta forma de estar?

10 comentários:

MC disse...

Mas… será diferente dos homens?
Os homens também não criam expectativas? São só as mulheres
Não estaremos antes a falar de pessoas, diferentes, as que queriam expectativas e as que não criam, e não de homens ou mulheres?

Se temos os pés assentes, e bem assentes, no chão, a experiência ensina-nos a não criar essa expectativa logo no início. Isso é até inato, digamos assim. Depois, há medida que o tempo vai passando, penso que sim, que se criam expectativas, também dependendo da vida que cada um tem e de como isso pode afectar, ou limitar, essas expectativas.

Não sei porquê mas comigo sempre aconteceu uma de duas coisas.
Talvez haja uma explicação para isso – espero que sim e que seja a que eu penso.
Todos os meus relacionamentos, e acho que não foram muitos, tiveram um clic entre o mês e os 2 meses. Passado aquele momento inicial – há quem diga que é a cegueira da descoberta do outro – deu logo para perceber se aquela mulher era do “meu género” ou não. Não é fácil explicar isto. Se basicamente havia, da minha parte, uma nítida perda de interesse nessa pessoa, como minha companheira nessa altura, então era porque não era a pessoa certa. Nos outros casos isso nunca aconteceu. Gostei sempre delas até “ao fim”, ou seja, até serem elas a acabar o relacionamento. Mesmo assim, nestes casos, que foram poucos, tenho a convicção que gostaria delas até ao fim dos meus dias – porque eu acho que o Amor dura para sempre (ok, ok, não batam mais!!!).
Nestes casos, criam-se sempre expectativas. Nem sei como não as criar. Nem faz sentido não as criar. Se Amamos alguém mas não criamos expectativas… amaremos realmente?

Unknown disse...

Na minha opinião quem está numa relação a sério (e não só para passar tempo) cria sempre expectativas.

É impossivel ser de outra forma!

Anónimo disse...

Não.

P.

Mafalda disse...

não, não e não. a minha resposta às tuas 3 perguntas. não consigo estar com alguém sem imaginar que é para sempre. se eu não acredito que é para sempre, por que perco tempo com isso?

Trintão disse...

Quando se gosta a sério não se espera nada e espera-se tudo a mesmo tempo.

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

as mulheres às x criam expectativas de homens que não são homens. há que saber criar expectativas sabendo aceitar que os homens são homens e as mulheres são mulheres. isso aprende-se também com o tempo.

Clara disse...

uma coisa é ter expectativas (positivo), outra é fazer filmes completos da vida futura que se vai ter com outra pessoa que, se calhar se acabou de conhecer (absurdo).
o que eu queria dizer é que muitas vezes as mulheres, conhecem um homem a quem acham piada e começam imediatamente a pensar no nome dos filhos que vão ter juntos. nesse momento eles (os homens a quem elas acharam piada) só estão a imaginar o restaurante onde vão jantar na próxima sexta-feira. se calhar até sentem o mesmo um pelo outro, mas um(a) já imprimiu uma carga de 20 anos futuros em cima enquanto o outro está a viver aquilo que tem, sem demasiadas pressões.

Jorge Moniz disse...

É como diz a Clara.

Elora disse...

Não sei e preciso desesperadamente de descobrir.

Miss Glitering disse...

Concordo com o Trintão. Espera-se tudo (tudo mesmo), sem nada esperar. Hoje é assim que vivemos e que sentimos, com tudo o que isso nos traz de positivo e menos positivo.

Beijinhos