sexta-feira, 8 de maio de 2009

Breves consideraçãoes semanais

Eu sabia que ia acontecer, haveria de chegar o dia em que me esquecia da máquina e de fazer a fotografia do dia. Uma semana é muito tempo e por isso nem sequer vale a pena colocar as fotos em branco. É uma semana a menos no projecto que será substituída por outros dias, outras horas, outras fotos. Não é grave, é só um pequeno grande lapso.

......

Para a semana sou avaliada e terei duas aulas assistidas, uma a Matemática e outra a Língua Portuguesa. Sim, entreguei objectivos e pedi observação de aulas. Para mim, era uma das poucas formas de mostrar a inviabilidade do processo de avaliação, caso todos os professores o fizessem. Não fizeram: de 160 colegas, 15 pediram observação de aulas. Ainda assim, não estou arrependida. Depois conto como correu.

......

Maio é sempre um mês muito complicado. Cansaço acumulado, prazos a chegar ao limite e tão pouco tempo para tanto, na escola e em casa.
Preciso de ajudas, motores de arranque que me incentivem às minhas obrigações e deveres. Reparem: agora telefonam-me à noite a perguntar se já estou a trabalhar na tese e duas horas depois ainda me perguntam o que fiz - parece incrível mas acabo por trabalhar mais e melhor.
Na escola, uma das auxiliares de educação começou a colocar o garrafão da água que tenho na sala em cima da mesa para que não me esqueça de encher a garrafa pequena e beber água - tudo porque em conversa referi que sofria de cálculos renais, mas bebia pouca água.
Por fim, a minha querida irmã ainda me vai transcrever as entrevistas para a tese, adiantando assim, algum do meu trabalho.
Nada mau!

......

E finalmente é sexta-feira! Vou passar o resto do meu dia com vista para Lisboa e para o Tejo, tentando esquecer, por agora, que a semana que vem aí será rica em reuniões, horas extraordinárias na escola e alguma ansiedade devido às provas de aferição que se aproximam.

Bom fim-de-semana.

5 comentários:

Mnemósine disse...

Essa ideia de mostrar que a avaliação não é viável através da super-afluência é muito boa. Acho que não resulta porque as pessoas são demasiado preguiçosas e não querem mostrar as fraquezas que sabem que têm. Ainda assim é uma boa ideia.

Anónimo disse...

Pena que nem toda a gente adopte essa forma de demonstrar que a avaliação dos professores não resulta. O mês de Maio é bastante complicado, para mim que ainda sou estudante do 12º ano, é basicamente a recta final em que há que dar tudo por tudo.
Força nisso :)

*

stiletto disse...

Quando sabemos que alguém está a torcer por nós e lutar connosco até trabalhamos com mais entusiasmo.

Anónimo disse...

Isso parece mais cobardia. Tanta coisa, tanta coisa contra a ministra, mas afinal..

Se todos os professores tivessem feito o mesmo, a ministra fazia o que quer.

Antónia

Anónimo disse...

Boa sorte para as aulas assistidas e para a conclusão da tese, também!

Boa semana. :)

ps.Gosto imenso de passar por cá, mas raramente comento.