segunda-feira, 25 de maio de 2009

Sem título

Tenho, aos 32 anos, uma relação estranha com a solidão. Gosto dela e abomino-a ao mesmo tempo. Se há algum tempo atrás dizia que gostava muito de viver sozinha, hoje digo que gosto um bocadinho menos. Na minha vida, pouco ou nada se alterou, apenas tenho mais um ano ou alguns meses de vida, mas ele - o tempo, acaba por ser traiçoeiro e foi crivando em mim alguns espinhos que nem sempre são fáceis de retirar.
Lembro-me de ter 18 anos e dizer a mim mesma que um dia iria comprar casa e morar sozinha e assim foi. Talvez tenha sido o objectivo que levei mais a sério durante todo esse tempo e apesar de todas as contrariedades, não foi assim tão difícil concretizá-lo. Hoje sê-lo-ia muito mais, com certeza.
Tudo isto para dizer que às vezes, que aquela treta do mais vale sozinho que mal acompanhado não passa disso mesmo, de uma grande treta. Existe só para nos convencermos que isto da solidão tem mais coisas positivas que negativas. Não tem. Nós é que arranjamos esses subterfúgios para parecer que a vida é mesmo assim; que não vale a pena fazer mais nada a não ser encolher os ombros, acomodarmo-nos à situação e seguir em frente.
Felizmente não tem de ser assim. É tudo uma questão de escolhas.

11 comentários:

Neni disse...

Ao contrário da maior parte das minhas amigas que sonhava com um casamento, sempre sonhei em viver sozinha: concretizou-se e durante algum tempo adorei ter aquele espaço só pra mim. Com o tempo percebi que não era bem isso que queria, mas assim estive por mais de dois anos. Há um mês, por vários motivos, tive que voltar pra casa dos meus pais, pensei que fosse o maior drama, mas não está a ser assim tão mau. Já tinha saudades de ter companhia o tempo todo:)
Um beijinho*

R. disse...

Isto soa-me vagamente familiar... ;)

Kitty Fane disse...

Eu continuo fã da máxima: mais vale só do que mal acompanhado. Sem dúvida. Acredita nisto porque é mesmo verdade. :-)

Ana Princesa disse...

Eu sempre acreditei que a vida é feita de escolhas, boas ou más, a escolha é nossa!

**

Poetic Girl disse...

Eu concordo com a Kitty acredita que estar-se mal acompanhado é muito mau mesmo.... :) beijokas

anademar disse...

escolhas ou falta de delas. eu vivo sozinha e gosto. mas às vezes o silêncio é demais e a solidão assustadora. e o que mais assusta é a possibilidade de não conseguir, um dia que queira, dividir o espaço e o silêncio.

Armando disse...

Há! Por acaso pensava que tinhas alguém com quem andavas.
Às é bom estar sozinho.

100 segredos disse...

Eu não vivo sozinha mas gostava bastante... Infelizmente não tenho um emprego estável o que não me permite dar esse passo.

De solidão sofro na mesma, embora pareça estranho mesmo vivendo com os meus pais sinto uma solidão infinita...

Clara disse...

Presumo que a solidão não sirva a todos, eu não vivo sozinha porque tenho filhos, mas quando estou sozinha, adoro. Não aceito alguns convites de amigos para poder passar tempo sozinha - escolher sozinha o filme que vou ver, o que e quando vou comer, a que horas me deito e acordo. É uma liberdade fabulosa.

Sofia, eu já fui casada e apercebi-me que, mesmo dentro de uma relação estável e de longa duração, há muitos muitos momentos em que estamos sozinhos, mesmo. E que isso não é mau, nem desesperante.

Joana disse...

Com 32 anos já vivo sozinha há mais de dez. E às vezes habituamo-nos de tal forma que, deixar entrar outras pessoas se torna complicado. Por outro lado, é inevitável que a nostalgia bata à porta de quando em quando. Cada vez mais, na verdade... Beijinho

Luis Prata disse...

Serão mesmo escolhas? Será o destino? Seja o que for, o importante é aprender a viver com isso ou fazer por mudar a situação, pois esperar pela sorte não leva a lado nenhum.