sexta-feira, 26 de junho de 2009

A melhor forma para começar este fim-de-semana?

Ir às compras, claro. É que a juntar ao perfume, ainda comprei dois vestidos e uma blusa linda de morrer.
Quebrou-se de vez o mau feitio! [pelo menos por hoje]

O perfume


O Orange da Hugo Boss foi uma decepção, é muito parecido a todos os outros perfumes femininos da marca. Depois, os outros que cheirei, ou eram demasiado frescos ou quentes. Este, tem tudo a ver comigo.
De qualquer forma, obrigada a todas pelas vossas sugestões.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Está na hora de mudar de template

Estou farta deste.

Há bocado, no messenger [ou aquilo que vem corroborar em parte o meu anterior post]

- Então como é que estás?

Eu - Cansada... e insuportável também.

- Lol, estás?

Eu - Estou.

- Mal disposta?

Eu - Não, acho que estou mesmo com um feitiozinho de mer** que não suporta grande coisa hoje.

[Ao menos tenho plena consciência dos meus estados emocionais]

...

Ando sem paciência. Os outros aborrecem-me, as conversas tolas, as discussões sem sentido e até as piadinhas parvas. Não tenho pachorra para brincadeiras a mais, asneirolas a pairar no ar por tudo e por nada e ordinarices a torto e a direito. Estou velha, dirão uns. Eu digo que não, não é velhice. É apenas falta de paciência para pessoas que brincam demais e são sérias de menos. Tudo deve ter um equilíbrio e por aqui, este tipo de equlíbrio vai escasseando...

[Ou é isso ou sou mesmo eu que ando assim um vidrinho...]

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Dare

...

Não sei se é da idade ou da falta de paciência, mas ando cansada de andar de transportes públicos. Ando cansada de andar a pé. Ando cansada de estragar sapatos em dois meses. Ando cansada das dores de pés que tenho quase todos os dias. Ando cansada de me cansar tão depressa.

[Pronto, foi só um desabafo]

segunda-feira, 22 de junho de 2009

objectos dispensáveis #01

O telemóvel deixou de ser um objecto essencial para mim. Desde há algum tempo que me esqueço dele na mala, em casa e ao longo do dia nem me lembro sequer que existe. Só muito de vez em quando acontece estar a remexer na mala e lembrar-me do dito cujo e lá reparo que tenho uma ou outra mensagem ou alguma chamada não atendida. É que depois tenho a mania de o ter sempre no silêncio... não gosto de ouvir telemóveis a tocar em público e evito fazê-lo.
Talvez me preocupe pouco porque sei que está ali, caso precise dele. Mesmo assim, acho que não me faz grande falta nos dias que correm. Não é um objecto indispensável, pelo menos.

domingo, 21 de junho de 2009

A vision of students today



[para reflectir]

O meu pé esquerdo

Depois de dois dias de um pé inchado e vermelho (a acusar uma possível infecção) neste momento já está melhor e voltou ao seu tamanho habitual. Como não sabia se havia de tomar um reforço da vacina do tétano (apesar de ter a minha em dia) e liguei para a Saúde 24. Muitas perguntas e a conclusão de que não era necessário. Menos mal. Bacitracina, betadine e gelo várias vezes ao dia e já estou aqui pronta para outra. Obrigada a todos pelas melhoras.

...

Eu, que fotografo mais por intuição do que por conhecimentos mais ou menos técnicos, sempre detestei usar zoom. Prefiro aproximar-me das pessoas e das situações em vez de ficar "escondida" por trás de um zoom que a meu ver, retira qualidade à foto.
Depois leio isto de um dos maiores fotógrafos de sempre e pronto... até acho que posso estar no caminho certo.

If your pictures aren’t good enough, you aren’t close enough”

Robert Capa

sábado, 20 de junho de 2009

Uma boa novidade



Previsto para Março de 2010 (nos EUA), esta é uma das primeiras fotos do filme Alice no País das Maravilhas, realizado por Tim Burton e com a participação de Jonnhy Depp, Anne Hathaway, Helena Bonham Carter, Christopher Lee, entre outros.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

E porque tinha de me acontecer alguma coisa antes de acabar o ano lectivo...

... lá vou eu pelo corredor da escola quando tropeço num pedaço de alumínio/metal que entretanto se espeta no peito do meu pé e me deixa cheia de dores. Claro que, tal qual polegarzinha, fui deixando pela escola a prova da minha ocorrência, enquanto procurava ajuda de uma auxiliar de acção educativa. Palavra de honra... nunca tinha visto tanto sangue na minha vida...

Agora estou aqui, coxa, de pé inchado, com dores que nunca mais acabam e um saco de ervilhas congelado em cima do dito, a ver se isto vai ao lugar mais depressa. Nada melhor para acabar o ano.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Penúltimo dia

Amanhã. Dia de saber as notas das provas de aferição, dia de acabar de colocar nas paredes os trabalhos para a exposição, dia do último ensaio para a festa de sexta-feira, dia de escrever os 22 nomes nos diplomas, dia de fazer os últimos embrulhos com os presentes, dia de colocar as 22 cartas nos envelopes, dia de começar a dizer adeus, cá dentro.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Before I die I want to...




[Before I die I want to study]

[link]


... love more.

Dando continuidade à corrente blogosférica...

... e agradecendo à Kitty pela referência, estes são nove (e não dez) blogues femininos que adoro (sem ordem específica de preferência)

Dias de uma princesa
- Porque é gulosa (como eu) e tem a sensibilidade à flor da pele. Não é um babyblog, é a vida de uma princesa e um príncipe.

Conto de Fuga - Porque gosto de textos assim, limpos e objectivos. Porque escreve bem e escreve o que sinto também; muitas vezes.

Formiguita Bipolar - Tem humor, ironia e simplicidade, gosto deste blog por ser assim. E também é professora, como eu.

Fotografário - As fotografias dela são absolutamente fantásticas. Um dia quero fotografar com aquelas cores.

A Gata Christie
- Ainda em fase de descoberta, mas posso dizer que é dos bons. Daqueles que gosto muito de ler agora.

Ana de Amsterdam - Duro, frontal, sem meias palavras. A autora é Ana Cássia Rebelo, uma das pessoas que melhor escreve na blogosfera.

O Novo Mundo
- Não é uma descoberta recente mas há uns tempos perdi-lhe o rasto. A Isabela tem a capacidade de escrever sobre tudo e mais alguma coisa sem se tornar enfadonha. E fá-lo muito bem.

Confins do Nada - A S. é minha amiga mas não é por isso que está aqui. Ela tem o dom da palavra escrita.

My catwalk - Estudante de medicina, 21 anos. Escreve com humor e simplicidade. E faz-me ter vontade de voltar aos meus vinte anos.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

estados d'alma

Porque tem de ser assim

A partir de hoje, todos os comentários serão moderados.

É feriado...

...acordei às 8:30 h mas não faz mal.
Não me apetecia nada ficar em casa a trabalhar mas só de me lembrar nas praias que vão estar cheias e nas esplanadas a aborrotar, acabo por me sentir um bocadinho menos mal e pronto, convenço-me que esta é a melhor escolha e já não custa tanto.

[custa, mas eu finjo que não]

Tenho saudades da minha praia no Algarve - Caneiros - ali perto de Ferragudo e também da praia do Moledo, no Minho. Tenho saudades do Porto e dos passeios que fiz nos Gerês há uns bons anos atrás. O Caminho da Geira e os vinte e cinco quilómetros feitos a pé. Vilarinho das furnas. O rio gelado e as pequeninas cascatas. As pontes romanas.

[Dói-me o corpo todo. Precisava que alguém me raptasse e levasse para parte incerta]

Ontem soube que uma amiga vai para Cabo Verde de férias, sozinha. Gostava de ter a mesma coragem, mas não tenho. As minhas férias de Verão ainda são uma grande incógnita para mim e pela primeira vez, não tenho planos, expectativas ou possíveis destinos. Serão aquilo que me apetecer na altura. Logo se vê.

[Quero sol, caracóis e amêijoas à Bulhão pato]

Hoje parece domingo. Tenho 300 seguidores no Twitter e já escrevi 1054 vezes sem perceber muito bem como. São dados importantes quando não há muito mais a dizer aqui.

[Bom descanso para todos]

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Serviço Público


[imagem daqui]

Gostam de chocolate? Gostam muito de chocolate? Então façam uma visitinha a esta loja, ali na Rua do Crucifixo, perto do metro Baixa-Chiado e depois digam qualquer coisa. Chama-se Xocoa e tem todo o tipo de chocolates que possam imaginar, tudo feito artesanalmente.
Ontem quase perdia a cabeça, mas só trouxe um para experimentar...

Se o arrependimento matasse...



...estava ali caidinha no chão por não ter comprado bilhete para ir ver este senhor.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Preciso de um perfume

Acabei com o último frasco de perfume que tinha. Um perfume que já fazia parte do passado mas que ainda trazia em mim porque simplesmente não tinha mais nenhum para pôr. Mas tal como se renova o guarda-roupa, agora é tempo de renovar fragrâncias.
Sugestões, são bem-vindas! [e frasquinhos de perfume também, já agora ;) ]

domingo, 7 de junho de 2009

Duas boas notícias na blogosfera

A Clara e a Isabela voltaram.

O que é isso de "dever?"

Depois do almoço lá fui votar e para meu espanto, vejo a escola cheia de gente mas com pessoas acima dos 50/60 anos. Uns vestiam a rigor - fato e gravata, colete e sapato lustroso. Iam de braço dado com as suas esposas que, de pérolas ao pescoço e lábios pintados a rosa ou vermelho, tinham vestido o seu fato domingueiro e num ritual talvez parecido com a ida à missa, foram votar. Outros, sozinhos ou acompanhados, entravam e saíam rapidamente cumprindo o "dever" e fazendo número para fraca participação que, mais uma vez, iremos ter.
Onde estavam os jovens? Onde estava o seu dever de voto?

De acordo com o dicionário online Priberam temos a seguinte definição ou definições para "dever":

v. tr.
1. Estar obrigado a.
2. Ser necessário.
3. Ter de suceder.
4. Ter dívidas.
5. Ser provável que.
6. Ter a dívida de.
7. Estar reconhecido (a alguém) por.
s. m.
8. Acto que tem de se executar em virtude de ordem, preceito ou conveniência.
9. Obrigação

Posso então concluir que o dever é uma obrigação, uma obrigação cívica que devemos cumprir por ser absolutamente necessário para a construção e estabilidade da democracia do país.
Quando alguém opta pela abstenção simplesmente está a dizer que prefere que decidam por ele - não quer sequer pensar no assunto, limita-se a não agir. Ou seja, mesmo que não concorde com as políticas vigentes, prefere deixas nas mãos dos outros a decisão, a tomada de posição e não faz uso da sua palavra, do seu direito de voto.
E se ninguém votasse? Se a abstenção tivesse a maior percentagem de sempre? Talvez o cenário fosse ainda mais catastrófico que aquele que encontramos no Ensaio sobre a Lucidez em que num determinado processo eleitoral descrito por Saramago, 80% dos votos foram em branco [se calhar era isso que precisávamos, digo eu]

A maioria dos portugueses sente-se insatisfeita mas depois, na hora da verdade, põem a cabeça na areia, tal qual avestruzes e não votam, nem sequer em branco. Isto não é solução para nada, muito menos para um país que se sente em contínua queda a todos os níveis. Quase dá vontade de dizer que os principais responsáveis desta crise são as pessoas que não se manifestaram quando o deveriam ter feito. E são estes que mais uma vez, vão ficar em casa, a olhar a televisão e a comentar que todos os políticos são feios, porcos e maus e não fazem nada por este país. O país que temos.

...

Embora já não vivendo na Amadora ainda tenho de lá ir votar, porque, por preguiça minha, ainda não fiz a mudança para a minha freguesia actual, no concelho de Sintra.
A seguir ao almoço lá fui eu com o meu pai exercer o direito de voto. Vi muitas pessoas conhecidas - antigos colegas de escola, pessoas que habitualmente via nas ruas da freguesia onde morava, lojistas, enfim... e pela primeira vez tive saudades de viver num sítio onde conhecia as caras há anos e cumprimentava as pessoas quase todos os dias.

[A ver se no Verão trato da mudança definitiva do cartão de eleitor]

A melhor semana de trabalho do ano

Trabalho segunda e sexta-feira e não vou para fora, lá fora ou cá dentro. Não me importo. As semanas de trabalho deviam ser todas assim.

Movie #32



Our whole existence here is based on this great premise that we're special. They we're superior to the whole thing. But we're not. We're just like everyone else!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Estou tão contente que até dava um beijo repenicado ao Sócrates

Ao chegar a casa recebo a notívia via sms de que a auto-avaliação é só para entregar dia doze de Junho! Isto quer dizer que a noite de hoje vai ser simplesmente para descansar!
Yes! (como dizem os meus alunos)

desculpas e mais desculpas

Se há coisa que me faz nervoso miudinho é ver algumas colegas desculparem-se com os filhos para não fazerem isto ou aquilo, para se armarem em vítimas e dizerem que têm muito trabalho. Eu pergunto a mim própria porque é que estas pessoas têm filhos. Será que com filhos a vida deles acaba ali? Não há tempo para mais nada? As pessoas anulam-se por completo ou simplesmente "usam" os filhos como desculpa? Ah! E depois vem a famosa tirada "tu és jovem, solteira e sem filhos, não sabes o que custa", que é sempre bom de ouvir.

Sinceramente, eu nem sei como é que há colegas que têm tempo para ir dar aulas, tal é o trabalho que têm em casa e as vezes que invocam os filhos para se desculparem para isto e aquilo. Qualquer dia os projectos, as festas, as formações e tudo o que de extra (ou não) se faz nas escolas só será realizado por professores jovens, solteiros e sem filhos, porque os outros nunca têm tempo, coitados. Vai passar a ser condição sine qua non. Porque nós sim, não temos família, nem vida própria, nem fazemos nada em casa! Somos uns previligiados, diria!
No meio de tudo isto, fazem uma triste figura e esquecem-se que lhes fica muito mal desculparem-se com as suas crianças seja para o que for... principalmente para tarefas que competem a todos.
A vontade, o empenho, o profissionalismo? Onde ficam, no meio de tudo isto?

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Porque o dia não é só das crianças, também é o dia da minha irmã

P1020382


Há 27 anos atrás deixei de ser eu para sermos nós lá em casa dos meus pais. A Rita nasceu dia 1 de Junho e com ela surgiu a desconfiança normal de uma criança que naquele momento se tornava irmã. Eu, com 5 anos não me recordo da gravidez da minha mãe, nem sequer da ansiedade por aquele bebé e só me lembro mesmo de a ver na alcofa, chegar o meu rosto junto ao seu e ela, com a sua mão, tocar-me repentinamente na cara. Imediatamente fiquei a pensar que não gostava de mim, que me tinha batido. Pura ingenuidade.
Crescemos juntas no mesmo quarto, partilhámos o espaço, os brinquedos, as horas de sono. Na verdade, enquanto vivemos na mesma casa o nosso relacionamento foi sempre marcado por pequeninas guerras e desentendimentos. Não nos dávamos mal, mas também não tínhamos um relacionamento fraterno tão cúmplice assim. Depois chegou o dia em que cada uma seguiu o seu caminho e, vá-se lá saber porquê, aproximámo-nos e passámos a partilhar um bocadinho mais um mundo uma da outra. Ainda me trata por mana e eu gosto disso.
A diferença de idades é a mesma, mas estamos mais próximas na forma como pensamos e agimos perante o mundo e os outros. Desde então, acho que ainda gosto mais dela e ela de mim, como se fosse um amor crescente onde ainda há quartos minguantes de vez em quando e muitas luas-cheias.

Parabéns, minha querida!