sexta-feira, 2 de abril de 2010

Santa Apolónia, 19:00 h

Situada na zona ribeirinha, bem perto do típico bairro de Alfama, na freguesia de São Vicente de Fora, a Estação de Caminhos-de-ferro de Santa Apolónia é a mais antiga estação da cidade, ponto de partida para destinos nacionais e internacionais.
Inaugurada em 1 de Maio de 1865, a estação de um só andar, está construída no local onde outrora existiu o convento de Santa Apolónia, que foi adquirido em 1852 pela Companhia Real dos Caminhos-de-Ferro (...)


in Guia da Cidade

Nunca vou apanhar o comboio à estação do Oriente, gosto muito mais de Santa Apolónia. Para além de ser menos confusa, adoro aquela entrada: a rosácea que há no chão, o painel de partidas e chagadas, as bilheteiras ainda em pedra, os bancos de madeira, e até as paredes pintadas de azul.

[Confesso que desta vez não me apetecia nada ir para a aldeia. Preferia ficar aqui, no meu sossego, com as minhas coisas e sem companhia. Eu sei que depois de lá estar não me arrependo e acabo por adorar estar com a minha família mas por agora estou assim, feita bicho-do-mato.]

7 comentários:

Anónimo disse...

passatempo no MAÇÃ E CANELA!:) BEIJOOO

Raspberry disse...

Por acaso vou sempre para o Oriente! Na altura decido se vou de autocarro ou comboio. Mas sem duvida que a estaçao de santa apolonia é muito mais bonita! Adoroo.

Unknown disse...

Para viagens longas, parto sempre da estação de Santa Apolónia, mas não posso dar-me ao luxo de o fazer no dia-a-dia, pois "perderia" demasiado tempo que, na realidade, não tenho. A verdade é que basta o ambiente da estação para me encher de uma sensação de mudança - de ares ou de ideias.

(Não me interesso por feriados ou celebrações religiosas mas, este fim-de-semana, aquilo que mais queria era precisamente estar com a minha família.)

Anónimo disse...

Faz boa viagem e come muita feijoca, enchidos, cabrito e queijo! nhac nhac

E bebe muita água da nascente hmmm :)

Anónimo disse...

Faz boa viagem e come muita feijoca, enchidos, cabrito e queijo! nhac nhac

E bebe muita água da nascente, hmmm terra boa! :)

Joao Rai disse...

É verdade Santa Apolónia faz-nos viajar no tempo, é um facto que comprovo....Boa Viagem

Patatine disse...

É a 'minha' estação. Apanho lá o metro todos os dias. :)