sábado, 30 de agosto de 2008

O que faz (encontrar) uma fotografia


[Apanha da azeitona, 1980/81]

Tem dias em que olho para trás; penso na minha infância e às vezes até gostava de recordar certos momentos de que me falam quando estou em família. Apesar de não recordar tudo, sei o que fiz e sei que aquilo que sou hoje deve-se não só à educação que os meus pais me deram e ao meu crescimento pessoal, mas também a essa infância. Uma infância passada no campo, no meio de oliveiras, das vinhas, do milho, dos animais. Uma infância com a família por perto, com avós que contavam histórias à lareira, com tios que me levavam às cavalitas pelos caminhos fora, com primos que me acompanhavam nas mais diversas brincadeiras.

Tem dias em que me sinto uma privilegiada. Como hoje.

7 comentários:

Jorge Moniz disse...

Impressionante como o vermelho da touca se destaca das outras cores.

ana disse...

Touca?? É um gorro...

3Picuinhas disse...

tem graça vi o teu post enquanto recolhia fotos das minhas filhas. E estava a pensar o mesmo, na sorte que têm em ter uma família alargda, com primos, tios, tios avós, avós... há sorrisos que se constroem e que nada na vida há-de conseguir apagar. E esses sorrisos constroem-se assim... com amor.

Anónimo disse...

Olhava esta foto da tua infância feliz e, ao mesmo tempo, apercebia-me de ti, já adulta, em contemplação de um monumento histórico algures em África (foto do teu perfil). Acredito que passa também por coisas assim aquilo que nos faz sentir cidadãos completos. Coisas que nos fazem sentir que evoluímos, que saímos do nosso casulo para nos tornarmos cidadãos do mundo mas sem nunca esquecermos as nossas raízes, raízes que são tão importantes na consolidação do nosso eu. Desculpa ter-me apropriado um pouco do momento de nostalgia que quiseste partilhar com quem te visita no blogue. Há dias assim, parabéns.

Kitty Fane disse...

Que fofinhas, tu e a ovelhinha. :-)

beijinhos

Trintão disse...

Como eu te compreendo... :-)

Havia lá coisa melhor do que passar as férias no campo, com os melhores amigos do mundo, a fazer coisas que hoje em dia raramente alguém faz?

Foram estas vivências que contribuiram para o enriquecimento da nossa personalidade...

bjinhos

Poupinhas disse...

Olá Sofia, ontem descobri o teu blog e digamos que durante o meu horário laboral estive ler os teus post até mais ou menos Novembro de 2007. Gostei particularmente do teu blog, e mais particularmente deste teu post. Se fores ao meu blog certamente vais encontrar um post muito parecido com este. São as coincidências de quem viveu num tempo mágico de há uns vinte anos atrás. Não sei o que me chamou à atenção par ler o teu blog, mas agora percebo que as coincidências têm um motivo. O motivo? Vou continuar a ler para trás do mês de Novembro de 2007 e para a frente do mês de Setembro de 2008.
Beijinho