quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Aprendizagem da leitura e da escrita #02

aula01

aula02

aula03

aula04

Os textos livres surgem a partir da "Hora das Novidades". É um momento que acontece todas as segundas-feiras, logo depois de fazerem as tarefas diárias e destina-se às comunicações dos alunos. Ali, as crianças aproveitam para falar do seu fim-de-semana ou de outros aspectos da sua vida, escolar ou não. Também podem levar objectos, livros, desenhos, trabalhos que tenham feito para mostrar aos colegas e à professora. Normalmente escrevo aquilo que contam no quadro (cerca de 6/7 textos, embora haja mais crianças a participar nesta actividade). Os textos são votados anonimamente por todos e aquele que tiver mais votos, será trabalhado durante os quinze dias seguintes.

Depois há todo um trabalho que é realizado sobre o texto em si e que permite que as crianças percebam uma série de aspectos importantes tais como a lateralidade da escrita, a função referencial da escrita e a sua linearidade. Além disso é muito importante que a criança perceba a diferença entre um texto, uma frase, uma palavra, uma sílaba e uma letra e é também esse um dos objectivos que me leva a trabalhar desta forma.

Paralelamente a este trabalho, surgem actividades de sistematização da leitura/escrita destinadas a desenvolver outras competências. Por exemplo: a recomposição do texto recortado em palavras; a relação das frases ou palavras do texto outros textos trabalhados anteriormente; a relação entre as palavras e as respectivas ilustrações( realizadas ou não pelos alunos); a construção de listas de palavras e de dicionários ilustrados; a descoberta de palavras comuns em listas diferentes; a descoberta de palavras dentro de outras; a partição de palavras nas sílabas correspondentes; a combinação de sílabas de diferentes palavras para chegar à formação de novas palavras e a substituição e a comutação de letras.

Hoje começámos a dividir as palavras nas suas sílabas ou bocadinhos (eles enganam-se muito e ainda dizem "sibalas" :D) e a partir de agora todo o trabalho de descoberta da leitura e da escrita vai ser ainda mais motivante. Para mim e para eles.

10 comentários:

stiletto disse...

Deve ser muito bonito ver a evolução dos teus pequeninos.

made in ♥ love disse...

Tãooooo giros... agora tive saudades dos meus meninos nesta fase...


Um beijinho
Eduarda
Be in ♥ love

AnaLu disse...

Muito interessante o teu texto e o método que usas. Muito bom o teu entusiasmo também. Reveste-se de especial valor encontrar alguém que gosta e e se empenha tanto naquilo que faz porque, infelizmente, há muita gente que tira um curso de professor(a) de 1º ciclo por tirar, sem que seja de facto uma vocação, o que depois se reflecte na qualidade do ensino. Queria tanto que os filhos que tiver (se os tiver) tivessem uma professora como tu! A minha experiência pessoal e a de grande parte de gente que conheço com professoras na escola primária não foi a melhor...

MP disse...

Obrigada, Sofia. É incrível que eu saiba mais do que andam a fazer os seus meninos do que aquilo que andam a fazer com o meu :(

3Picuinhas disse...

Ás vezes venho aqui e fico de lágrimas nos olhos, lágrimas de felicidade entenda-se. Gostava de pôr a minha patanisca num envelope e mandá-la entregar na tua aula. Acho que se iam entender muito bem.

ana disse...

mãe preocupada: E marcar uma reunião com a professora? Não seria boa ideia?

Mãezite disse...

Eu estou como a mãe preocupada. E já marquei reunião. É incrível a falta de comunicação entre professores e pais (de quem é a culpa? não sei).

AvoGi disse...

É 1º ano de escolaridade? metodo global e depois analitico sintéctico? belos tempos...

MP disse...

É verdade, Mãezite! Bem, se eu relatasse as conversas que já tentei ter com ela!!! Não são conversas, são monólogos. É grave, tecnicamente e humanamente grave.

Bjs

Mãezite disse...

De facto, mãe preocupada, já fui à reunião. Levou poucos mais de 5 minutos. Só me dizia que a minha filha falava demais. Muito bom mesmo.