segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Coisas boas

É ter um aluno autista que me abraça, sorri e esconde a cara com as mãos quando falo com ele a desafiar-me para a brincadeira. É aquele momento em que se agarra a mim antes de se ir embora para encostar a cara à minha (a forma dele de dar um beijo). É estar com ele em plena sala de aula e enquanto lhe digo "faz o trabalho" com firmeza, ele imita-me e, pela primeira vez, fala.

Faz. Tão simples quanto isto, tão pouco, e no entanto, uma vitória tão grande.

[Precisava tanto disto hoje, de coisas boas]

15 comentários:

Lebasiana disse...

é muito bom, não é?!

jinhos

made in ♥ love disse...

isso sim devem ser vitórias com verdadeiro sabor a vitória...

Parabéns

Um beijinho
Eduarda
Be in ♥ love

stiletto disse...

Um aluno autista é um grande desafio!

Ana Rita disse...

lindo mesmo!!! é por isso que tudo o resto vale a pena!

Anónimo disse...

O teu orgulho comove. Um beijo.

Bárbara disse...

Esses meninos-labirintos são especiais.
Esses meninos-labirintos fazem-nos feliz com coisas tão pequenas como um sorriso. São vitórias interiores, nossas e deles.
Cada vez mais acredito, que poucas são as pessoas com sensibilidade suficiente para se colocarem no mundo deles, ao invés de os estar constantemente a puxa-los para o nosso.
Eu não sei quem inventou estes meninos, mas tenho a certeza que mudaram completamente a minha vida/futuro, porque em cada um deles há um desafio, há vida e há o nosso mundo a renovar-se cada vez que os olhamos.
É bom saber que há pessoas que não desistem de encontrar a saída do labirinto e perceber que estás crianças têm qualidades preciosas dentro delas.

Obrigada pelo texto, o dia de hoje pedia-me esperança e foi o que encontrei aqui.

Ana Sousa disse...

Uma verdadeira vitoria! Linda!
Parabens!!!!!!!!!!!

Nuno Branco, sj disse...

Obrigado Sofia por contar este episódio! :)) É muito bom!
Beijinho

Madame Pirulitos disse...

Sei que essa é uma grande vitória e, por isso, fico muito feliz!

Rita disse...

Como eu a percebo... tenho outra profissão, bem diferente, mas também uma "de pessoas".
Ser capaz de provocar ao outro um sorriso de poucos segundos é suficiente para me alimentar a alma e pensar que afinal escolhi mesmo a profissão certa e não trocava isto por nada!

Unknown disse...

Sem dúvida! Adoro esses momemntos!

**

stories behind disse...

Coisas realmente boas!
Momentos desses devem dar um significado completamente novo à vida.

Susana Miguel disse...

para além de bolo de chocolate, que julgo ser um gosto partilhado por ambas, também temos estas coisas boas em comum. também tenho um aluno autista e há momentos que dão mesmo significado à vida;)parabéns, que as coisas simples são sempre
as melhores
.

um beijinho, sofia.

Mãezite disse...

Uau...

Diário de Lisboa disse...

Sofia, deve ser um prazer ser seu aluno. Ainda me lembro de alguns professores fantásticos e especiais que tive. Ficam para sempre! Obrigado por me fazer lembrar os maravilhosos tempos de escola.