Longe de polémicas e sem querer armar-me aos cucos, A Viagem do Elefante é um dos piores livros de Saramago. Eu, que o tenho como o meu escritor favorito, senti-me defraudada com este livro. É quase tão mau como A Caverna, tendo em conta que "mau", em relação ao livros de Saramago quer dizer apenas "menos bom". Mas enfim... achei-o aborrecido; acho mesmo que se nota que ele o escreveu enquanto esteve doente.
Entretanto, comecei a ler o Caim e aí sim, temos a acutilância, a ironia e a escrita tão cheia de dinâmica e energia ao qual me tem vindo a habituar. E ainda só vou a meio do livro.
14 comentários:
Olá :)
Eu tenho um blog sim e reconheci-te a partir da foto aqui do lado... Espero que não tenhas levado a mal.... Sigo-te por aqui embora raramente comente.... E estou a comentar porque não tenho a certeza se o meu serviço de mensagens no facebook está a funcionar =/
Beijinho*****
Concordo inteiramente contigo! A Viagem não é que seja mau, mas a expectativa...
Quanto ao Caim, estou cheia de vontade, mas ainda não comecei. Continuo a debelar-me com o 2666 e estou a gostar muito. O Caim espera, mas até faz cócegas... ;)
n é maravilhoso, o do elefante, mas mau mesmo muito mau [para mim] é o intermitências da morte. nem sei como o consegui acabar. curiosamente, do da caverna [que leio com dificuldade há meses, intermitentemente], até gosto. o todos os nomes foi o único dele que abandonei a meio. o caim não tenciono ler.
eu acho que todas as pessoas têm uma opinião completamente diferente do saramago e de cada um dos livros dele, o que não deixa de ser extremamente interessante de analisar porquê.
Engraçado, eu gostei muito do Todos os Nomes, mas ainda gostei mais do Homem Duplicado.
Não podia estar mais de acordo ;)
Off-topic: este blogue é tão bonito.
nunca li nada de saramago...
JINHOS!
António: Obrigada :)
comecei com o ensaio sobre a cegueira, depois não passei da pág. 30 no ensaio sobre a lucidez, acabei a caverna, li o memorial do convento, não acabei o homem duplicado, e o último que li foi terra de pecado...
não tenho paciência para o saramago, é chato, correu-lhe bem, dos que li, o da cegueira...
Eu gostei do Elefante, mas não é o melhor. O melhor Saramago é o Ano da Morte de Ricardo Reis e o Memorial do Convento. Para mim... Ainda não li o Caim. Mas o Saramago é grande!
Gosto de Saramago, gostei muito do "Ensaio sobre a Cegueira", "Ensaio sobre a Lucidez" e "As Intermitências da morte". Em todos estes os universos criados e a ironia e imaginação de Saramago são ingredientes brutais. O próximo a ler será "Caim", mas neste momento - "Invisível" de Paul Auster
ahahah...eu detestei o homem duplicado. os meus favoritos do saramago são o da cegueira [brutal, claro], a jangada de pedra e o levantado do chão. acho até que de todos o que gosto mais é da jangada de pedra.
Estou a adorar ler o Caim. Estou quase quase no fim, mas ainda vou prolongando o prazer...
:)
Eu gostei do elefante exactamente por ser diferente.
Enviar um comentário