sábado, 30 de maio de 2009

Expectativas

Tenho lido aqui pela blogosfera, em alguns posts e comentários, que as mulheres criam demasiado expectativas em relação aos homens. Criam cenários ilusórios, fazem alguns filmes na cabeça, andam demasiado para a frente e depois, acabam por se desiludir pois eles não corresponderam ao que já estava a ser imaginado, magicado e idealizado nas cabeças femininas.
Leio também outros comentários que aconselham a fuga à expectativa, que dizem para nós, mulheres, não criarmos cenários e não pensarmos mais à frente que o permitido. Vive o presente sem pensares no futuro, é a palavra de ordem.
No meio de tudo isto vem a questão do optimismo/pessimismo. Ou seja, se criamos expectativas isso quer dizer que somos optimistas e achamos que aquela pessoa até pode ser " a tal", se não as criamos, acabamos por não esperar nada e temos uma posição pessimista e negativa face à pessoa ou ao relacionamento em questão.
Assim, eu pergunto: será possivel estar num relacionamento sem esperar nada? Sem ter qualquer expectativa, sem idealizar um bocadinho? É possível estar bem numa relação com esta forma de estar?

Conseguem responder?



[via I can read]

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Os meus planos são os melhores do mundo!

E chega o fim-de-semana e o que se faz? Planeia-se uma noite fantástica a trabalhar à frente do computador, um sábado divinal em companhia da tese e um domingo igualmente descansado com o portefólio da formação de Língua Portuguesa. E pelo meio ainda terei de fazer um teste de Estudo do Meio e a minha auto-avaliação.
Digam lá se não vou ter fim-de-semana fenomenal?

quinta-feira, 28 de maio de 2009

...

Hoje parei para observar os meus meninos. Enquanto trabalhavam com os pentaminós e conversavam mais do que seria suposto, deixei-me ficar quieta no meu canto e olhei-os apenas. A primeira turma que segui durante quatro não se larga assim, de ânimo leve e agora, quatro anos depois, tudo é demasiado familiar para dizer assim adeus, quase de repente. Por isso, preparo-me entre o stress do dia-a-dia da escola e os suspiros que vão crescendo por aqui.

Devíamos ler mais livros infantis

Nunca pensei que a minha casa pudesse ficar assim tão vazia, assim tão cheia de nenhum barulho.

in Rosa minha Irmã Rosa


Não vivo num lote 12, 2º f., mas num lote 16, 3º f. Não me chamo Mariana nem tenho uma irmã Rosa mas a vida delas fez-se quase minha, aos 9 anos, quando li e reli vezes sem conta os livros da Alice Vieira.
Voltar a eles é também voltar à minha infância e reler estes livros é quase como uma sessão de psicoterapia, sem terapeuta ou divã [e fica-me muito mais barato]. ;)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dia 12 de Junho

Este ano apetecia-me ir ali para a Bica comer sardinhas no pão, caldo verde e arroz doce. E também beber mais do que o permitido e ainda comprar um manjerico com uma quadra bonita que me faça puxar o sentimento às altas horas da madrugada.
É só isto.

Coisas assim (ao acaso e sem nenhuma ordem especial)

Logo vou roubar ao meu pai algumas garrafas de vinho (do bom, claro).

Qualquer dia mudo de corte de cabelo. Outra vez.

A três semanas das aulas acabarem, tenho a certeza que precisava de mais tempo para o que ainda falta fazer.

Se ganhasse o Euromilhões, não era capaz de deixar de trabalhar (bom... talvez só por um ano ou dois).

Não tenho intenção nem curiosidade em ir ao Dolce Vita Tejo.

Para a festa de final de ano estamos a fazer uma versão da música Mamma mia, com coreografia à mistura. Tudo tirado da cabeça daqueles meninos. Só vos digo que está a ficar o máximo.

Hoje disseram-me que estava com bom aspecto. Eu fiz ar de desconfiada - olheiras não dão bom aspecto, pensei.

Continuo sem ver televisão.

Comi uma embalagem inteira de Maltesers enquanto corrigia provas.

A palavra que mais tenho dito nestes últimos dias é "não".

Não ando de muitas palavras. Nem de fotografias. Logo passa.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Quase uma necessidade básica

Preciso de ir passear para Lisboa. Urgentemente.

O que escolherias?


[via I can read]

O que escolhia eu?

Sem título

Tenho, aos 32 anos, uma relação estranha com a solidão. Gosto dela e abomino-a ao mesmo tempo. Se há algum tempo atrás dizia que gostava muito de viver sozinha, hoje digo que gosto um bocadinho menos. Na minha vida, pouco ou nada se alterou, apenas tenho mais um ano ou alguns meses de vida, mas ele - o tempo, acaba por ser traiçoeiro e foi crivando em mim alguns espinhos que nem sempre são fáceis de retirar.
Lembro-me de ter 18 anos e dizer a mim mesma que um dia iria comprar casa e morar sozinha e assim foi. Talvez tenha sido o objectivo que levei mais a sério durante todo esse tempo e apesar de todas as contrariedades, não foi assim tão difícil concretizá-lo. Hoje sê-lo-ia muito mais, com certeza.
Tudo isto para dizer que às vezes, que aquela treta do mais vale sozinho que mal acompanhado não passa disso mesmo, de uma grande treta. Existe só para nos convencermos que isto da solidão tem mais coisas positivas que negativas. Não tem. Nós é que arranjamos esses subterfúgios para parecer que a vida é mesmo assim; que não vale a pena fazer mais nada a não ser encolher os ombros, acomodarmo-nos à situação e seguir em frente.
Felizmente não tem de ser assim. É tudo uma questão de escolhas.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

quinta-feira, 21 de maio de 2009

g.m.t.

Eu diria que ando mesmo uma grande seca. Falo do trabalho, das obrigações e pouco mais. Há quem diga que me preocupo demasiado, que vivo demais as minhas responsabilidades profissionais, mas isso não é defeito, é feitio. Depois, é mesmo a melhor forma de me resguardar do resto - o blogue não é um local de despejos emocionais, não é um diário louco dos meus afectos, das minhas dúvidas sentimentais ou sequer do meu dia-a-dia emocional e íntimo. Esse, poucas vezes aqui aparece e quando dá um ar da sua graça é assim entre palavras escondidas, meias palavras, frases soltas, quase como suspiros que deixo aqui e ali. Pouco perceptíveis, talvez... ou não.

Assim sendo, acabo por andar aqui numa viagem à roda do meu nome, onde muitas vezes nada há para dizer e outras vezes em que há tudo para contar. Mas não conto. ;)

...

E pronto...

Provas de aferição realizadas - parece-me que os meus meninos se saíram razoavelmente bem. Vamos ver dia 18 de Junho, data em que saem os resultados...
Para melhorar a semana, avisaram-me que vou ser professora classificadora das provas de Língua Portuguesa... muito agradável, portanto.

De resto, descobri que gosto mais de sushi do que aquilo que imaginava. Percebi que passei a ser adepta de um bom vinho à refeição e ainda me tornei fã absoluta de um restaurante japonês na Rua da Anchieta chamado New Wok [o prato de salmão é assim algo de fabuloso].

Não há tempo para muito mais. Quando tiver mais vontade em escrever, logo volto.

domingo, 17 de maio de 2009

...

Uma garrafa de vinho Defesa bebido a meias ao jantar, duas morangoskas e uma caipiroska ao final da noite em pleno Estado Líquido e fiquei assim... bastante alcoolizada.

[mas que soube bem, soube...]

sexta-feira, 15 de maio de 2009

...

Em mim, o stress funciona como um adelgaçante. A semana foi rica em trabalho, pressões, reuniões, ansiedades e alguns nervos e o resultado viu-se na balança - menos 3 kg assim, sem mais nem menos. Claro que o meu aspecto não é dos melhores e se ainda juntarmos as noites mal dormidas...
O que interessa é que parte, já terminou. Lá fui avaliada, a Língua Portuguesa e a Matemática e descobri que 45 minutos de aula não é nada para realizar uma actividade com cabeça, tronco e membros. Mas tudo correu bem, felizmente.

Segunda-feira os meus meninos fazem Prova de Aferição de Língua Portuguesa e quarta terão a de Matemática e desconfio que estarei mais ansiosa que eles. Como sempre, aliás.
E já só faltam 24 dias úteis de aulas. Arrisco-me a dizer que nunca um ano lectivo passou tão depressa como este.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Querida Li@

Podia ser transmissão de pensamento, podia ser por já termos conversado sobre isto, mas não é. Aquilo que tu és nesse exercício de equilíbrio, eu também sou.

[E não serão todas as mulheres, também?]

Look da semana

Concorri e acabei por ser escolhida. Vejam aqui.

domingo, 10 de maio de 2009

Televisão: quinze série ou programas inesquecíveis

O Pedro passa-me esta corrente blogosférica - referir quinze séries ou programas inesquecíveis da televisão. É difícil, mas vamos lá então...

Verão Azul
Os Marretas
Ficheiros Secretos
Espaço 1999
O Sítio do Picapau Amarelo
Alô Alô
Duarte e Companhia
Alfred Hitchcock apresenta
Modelo e Detective
Sete palmos de Terra
Crime, disse ela
O Barco do amor
Tieta
Jogos sem fronteiras (não gozem, sim? Eu gostava mesmo de ver isto...)
A Balada de Hill Street

(quase só escolhas dos tempos de infância...)

E passo a corrente aos seguintes bloggers Marianne, Li@, Confins do nada, Pedro Soares Lourenço, Ana e Carla.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Breves consideraçãoes semanais

Eu sabia que ia acontecer, haveria de chegar o dia em que me esquecia da máquina e de fazer a fotografia do dia. Uma semana é muito tempo e por isso nem sequer vale a pena colocar as fotos em branco. É uma semana a menos no projecto que será substituída por outros dias, outras horas, outras fotos. Não é grave, é só um pequeno grande lapso.

......

Para a semana sou avaliada e terei duas aulas assistidas, uma a Matemática e outra a Língua Portuguesa. Sim, entreguei objectivos e pedi observação de aulas. Para mim, era uma das poucas formas de mostrar a inviabilidade do processo de avaliação, caso todos os professores o fizessem. Não fizeram: de 160 colegas, 15 pediram observação de aulas. Ainda assim, não estou arrependida. Depois conto como correu.

......

Maio é sempre um mês muito complicado. Cansaço acumulado, prazos a chegar ao limite e tão pouco tempo para tanto, na escola e em casa.
Preciso de ajudas, motores de arranque que me incentivem às minhas obrigações e deveres. Reparem: agora telefonam-me à noite a perguntar se já estou a trabalhar na tese e duas horas depois ainda me perguntam o que fiz - parece incrível mas acabo por trabalhar mais e melhor.
Na escola, uma das auxiliares de educação começou a colocar o garrafão da água que tenho na sala em cima da mesa para que não me esqueça de encher a garrafa pequena e beber água - tudo porque em conversa referi que sofria de cálculos renais, mas bebia pouca água.
Por fim, a minha querida irmã ainda me vai transcrever as entrevistas para a tese, adiantando assim, algum do meu trabalho.
Nada mau!

......

E finalmente é sexta-feira! Vou passar o resto do meu dia com vista para Lisboa e para o Tejo, tentando esquecer, por agora, que a semana que vem aí será rica em reuniões, horas extraordinárias na escola e alguma ansiedade devido às provas de aferição que se aproximam.

Bom fim-de-semana.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Eis a questão!

Você faz xixi no banho?

;)

...

Normalmente levanto-me às sete da manhã ou um pouco mais cedo. A maioria das pessoas acha cedo demais e admira-se pelo facto de me levantar duas horas antes de começar o meu dia de trabalho. Costumo dizer que prefiro fazer tudo com calma: já lá vai o tempo em que me levantava a correr e saía de casa já stressada porque tinha feito tudo à pressa. Deixei-me disso há algum tempo. Prefiro tomar banho e vestir-me com calma, comer em casa sentada, ouvir as primeiras notícias na rádio para então, sair de casa sem grandes correrias.
Depois, também gosto de me maquilhar e preciso de algum tempo para isso. Todos os dias ponho base, rimel, blush, anti-olheiras e, quando me apetece, uma sombra ligeira nos olhos. Não, não vou para a escola tipo boneca de plástico mas acho que a maquilhagem é essencial para valorizar o aspecto das mulheres. E é por isso que me faz uma certa confusão ouvir dizer a algumas mulheres que não têm tempo ou paciência para porem um bocadinho de rímel de manhã, quando isso pode fazer toda a diferença perante os outros e perante a sua auto-estima. Mas é tudo uma questão de escolhas e/ou prioridades e claro, cada um sabe de si.

domingo, 3 de maio de 2009

Mãe São



[tirada pelo meu pai]


Não é uma foto cheia de alegria. A minha mãe tinha acabado de me dar um valente ralhete e não estamos a sorrir, mas mesmo assim gosto muito dela, porque está lá tudo o resto, o mais importante.

...

E assim, de forma inesperada, a vida acontece. Diria que estou como o tempo, morno e soalheiro.