domingo, 19 de julho de 2009

Ainda se lembram do Dn Jovem?

Um destes dias, enquanto deambulava por um dos meus antigos blogues, reparei em alguns textos onde fazia referência a escritores do Dn Jovem, principalmente a dois de que gostava muito - Lore Lei e Miguel Marques.
Assim, de repente, tive saudades do suplemento quando ainda saía em papel. Lembro-me bem do dia em que vi três fotografias minhas publicadas no jornal. Estava em Évora, a comer uma moamba de galinha quando abri o jornal e vi o meu nome e as imagens. Não gostei da moamba mas fiquei feliz e guardei religiosamente esse suplemento. Entretanto, perdi-lhe o rasto. Desconfio que foi a minha mãe, num daqueles dias de limpeza profunda que deitou fora todo esse "lixo" que eu acumulava num dos armários do meu quarto. Paciência.

Não entendo como é possível que um suplemento que até foi reconhecido pelo antigo Presidente da República Jorge Sampaio como tendo grande importância cultural, tenha acabado assim, em 2007. E apesar de nesta altura, a sua existência estivesse apenas remetida a um espaço na internet, não deixava por isso de ser um suplemento de grande qualidade.
Tenho pena. Fica a recordação e ficam as pessoas e os escritores que por ali foram "descobertos".

3 comentários:

stiletto disse...

Eu cheguei a ter excertos de um texto meu publicados. O tema era "cartas de amor" e agora que escrevia de uma maneira muito ingénua mas tinha 16/17 anos e ainda não tinha vivido muito. Parece-me que ainda tenho o suplemento guardo em qualquer lado. Adorava o dn jovem.

Jorge Moniz disse...

Na adolescência ainda mandei para lá umas histórias, mas nada, só ficaram no pequeno jornal local...

Mnemósine disse...

Tenho em casa uma antologia do dn jovem, se souberes aproximadamente a altura em que essas fotos foram publicadas posso procurar e digitalizar o melhor possível. Se estiveres interessada manda-me um mail.