terça-feira, 28 de julho de 2009

A tradição já não é o que era?

Este fim-de-semana, lá na aldeia, enquanto uma das raparigas da organização estava sozinha na quermesse, o organista da banda lá tentava "puxar" pelas gentes da terra para ir dançar. Às tantas diz:

- Então e ninguém vai convidar a senhora que está ali sozinha na quermesse para dançar?

Logo, logo, dezenas de vozes se fizeram ouvir, vozes das velhotas da aldeia que apenas se encostam à capela a ver quem passa:

- Não é senhora! É menina! É menina! Menina!

Mas diziam isto zangadas, como se tivesse sido uma grande ofensa para a rapariga que por acaso, nem se pronunciou.

É certo ainda há zonas do país em que a tradição é levada à regra. Os mais velhos cumprem piamente certos rituais, estão cheios de preciosismos, levam à letra estas questões de boa-educação e ainda acham que a vida é como há quarenta ou cinquenta anos atrás. Se isto é bom ou não, sinceramente, não sei. Mas acabo por sorrir, porque parece que ali, como em outras zonas do interior, a vida não andou assim tanto para a frente e mantêm-se certos costumes há muito desaparecidos nas cidades.

O que é certo é que, desta vez, nem a minha mãe queria deixar a minha irmã ir vestida com uma daquelas blusas cortada abaixo do peito e larga até à anca, porque parecia que estava grávida e as pessoas podiam falar, dizia ela.
Claro que a minha irmã foi como quis, mas não se deve ter esquivado a certos comentários das tais velhotas da capela.

5 comentários:

nes disse...

este post fez-me lembrar de já 2 vezes em que me disseram "é menino ou menina?" e "você está gravidíssima não?" por usar uma blusa dessas (ainda por cima uma delas nem sequer era cortada abaixo do peito, tem um género de franzido a meio do peito e aquilo ainda faz mais balão lol). não gostei particularmente dos episódios mas a coisa levou-se a bem #)

nes disse...

esqueci-me de mencionar que tentei fazer a mesma pose com a mesma roupa em filas de hipermercados e aí as pessoas só me acham mesmo gorda :(

stiletto disse...

Adoro essas blusas, dá para disfarçar as gordurinhas suplementares e são cómodas. Já tenho dado pelos olhares das pessoas mas nunca ninguém perguntou lolol. Agora essa tua aldeia deve ser bem gira...

Unknown disse...

Apercebi-me agora porque é que não gosto que as pessoas se refiram a mim como senhora e prefiro menina... acho que é a tradição arreigada. Mas
é só nisso, felizmente.

Bernardo disse...

Pois com o tempo a tradição perde-se