terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sobre o filme "Avatar" ou sobre tudo aquilo que tem demasiados efeitos especiais

Não sei se o filme é bom ou mau. Poucas críticas ouvi e li, apenas vi o trailer, mas, à partida, sei que não é um filme que me chama a atenção. Todo e qualquer filme que tenha demasiados efeitos especiais, deixa-me de pé atrás. Pode até ser espectacular, grandioso, incrível, etc, etc... mas pronto, a mim não me seduz. Vi o primeiro Harry Potter e não vi mais nenhum; nunca vi a saga Star Wars e também não me seduziu este último filme sobre vampiros que deu tanto que falar. Não gosto mesmo nada de ficção científica e quanto ao terror, só alguns - monstros, fantasmas e afins também dispenso. Claro que no meio de tudo isto há algumas excepções, mas são poucas.
Prefiro a realidade, tal qual como ela é e gosto de a ver retratada na tela, mesmo com algumas histórias absurdas ou menos verosímeis. Mas enfim, gostos não se discutem e este é só o meu.

12 comentários:

Anónimo disse...

Nada a dizer quanto às tuas opções cinematográficas. Mas discordo de ti quanto à discussão dos gostos porque sempre achei que os devemos discutir. Já outra coisa totalmente diferente é ter a presunção que o nosso gosto é melhor que o do outro.

Cumprimentos.

Kitty Fane disse...

Posso assinar por baixo? :-)

Pedro S. disse...

O Avatar não é um filme sobre efeitos especiais, é apenas uma ferramenta (e muito bem utilizada, pois ficas completamente imerso em tudo e esqueces-te logo que aquilo são efeitos especiais) para contar uma história simples e muito bem contada.

E garanto-te que o que está retratado no Avatar é a nossa realidade...

Acerca desse ditado uma professora minha de Português dizia-me, se os gostos não se discutem, então porque é que não se faz outra coisa?

ana disse...

Eu não disse que era um filme sobre efeitos especiais mas referi-me a esse filme como um dos muitos que tem efeitos especiais.

Unknown disse...

Para quê ficção científica quando podemos ter um bom drama social?

Anónimo disse...

Sofia, vai ver o Avatar!

Digo-te que estás a perder a melhor história de anos no cinema!
Para mim os efeitos especiais e o 3D no Avatar foram só para "vestir" uma bela história sobre a ganância humana por recursos naturais que atropela tudo e todos!

Nuno.

Ana Gomes disse...

Sofia, também sempre disse isso que dizes ai no post. Nunca nenhum desses filmes me agradou, mas a verdade é que já vi o avatar 2 vezes e via ainda mais. Aquilo é uma obra de arte de um visionário. Believe me. Foi provavelmente o dinheiro mais bem gasto que ja gastei. lol

JB disse...

Se fores a ver bem tudo o que se passava nos filmes de ficção cientifica filmados à pelo menos 10 anos atrás, são hoje na maioria a realidade :)
Se formos a ver bem reflectem os sonhos e a imaginação dos seus autores. E conseguir tornar um sonho realidade, viver essas fantasias, (nem que seja na tela de um cinema) não deixa de ser bonito :)

JB disse...

Ah e já agora fui ver o Avatar por causa de ser todo em 3D, tinha as expectativas demasiado altas e saí de lá desiludido... Aconselho é o Sherlock Holmes :)

_+*Ælitis*+_ disse...

Tu gostas é de filmes à Nancy Meyers :)

Beijo meu ♥,

A Elite

Dive disse...

Adorei o Sherlock Holmes, e não tou com vontade nenhuma de ir ver o Avatar...

Ana disse...

Olá :) Cheguei aqui por acaso e não podia deixar de comentar este texto.
Estou de acordo quanto aos efeitos especiais, mas desta vez é diferente. Acho que tens mesmo de ver este filme porque é maravilhoso e com uma mensagem muito forte e muito, mas muito actual. Dá para rir e (quase e timidamente) chorar. É que apesar de ser um mundo de fantasia o que acontece nesse mundo fantástico é igual ao que nos está a acontecer. O melhor de tudo? Há um final (muito) feliz, o mesmo não posso dizer do nosso planeta e desta realidade (que tanto me encanta, mas que também me entristece).
Bom ano :)
Beijinhos

Ana