sábado, 15 de março de 2008

A panela de pressão...

...é um instrumento perigoso. Depois de ler as instruções lá me decidi a utilizá-la pela primeira vez ainda que estivesse cheia de medo da dita me rebentar em plena cozinha. Mas era um crime mantê-la guardada mais tempo dentro do armário, quando até posso poupar algum tempo na cozinha, agora que estou feita numa dona de casa exemplar (mas a fingir).

Diga-se de passagem que a coisa até correu mais ou menos bem. Fez um barulho assustador (mas previsível) a meio da cozedura, baixei o lume e fiquei à espera que o tempo necessário passasse enquanto me ocupava com os afazeres de um sábado de manhã.
E o que cozinhei?
Grão, meio quilo de grão que deixei a demolhar ontem à noite e que agora vai servir para um sopinha de grão e espinafres e para acompanhar uma refeição de bacalhau.
E neste momento cheira aos domingos em casa dos meus pais, aos domingos em que me levantava mais cedo para ir comprar o DN e a minha mãe já estava na cozinha a preparar o almoço que começava tarde.

[Há coisas que nunca mudam]

E o grão até ficou bem cozido.

3 comentários:

Unknown disse...

a panela de pressão não é um bicho de sete cabeças ;)
mas não faças como uma amiga minha que decidiu cozer espinafres na panela de pressão, para ser mais rápido (??). e ao fim de dez minutos a panela re-ben-tou literalmente. os espinafres ficaram colados à tampa, impedindo o vapor de sair, aumentou a pressão lá dentro e a panela rebentou mesmo, partindo alguns azulejos da cozinha e tudo!
uso-a pouco, ou melhor em pressão uso-a pouco. cozo as leguminosas na panela, mas sem tampa para ir retirando a espuma que vai criando (que diminui a fermentação nos leguminosas no nosso organismo).

ana disse...

Sim, não foi difícil. Obviamente que não iria cozer espinafres na panela de pressão!
Mas explica lá melhor isso da fermentação...

Unknown disse...

olha sofia, deixei a resposta ao lume: http://ao-lume.blogspot.com/2008/03/as-leguminosas.html
excedi-me e acabei por escrever mais do que o inicialmente pensado. mas não faz mal, são sempre dicas úteis.
:)*