domingo, 9 de novembro de 2008

Cento e vinte mil

A vontade é pouca. Não me tem apetecido falar dos problemas da escola, das angústias do dia-a-dia, das dificuldades com as quais nos deparamos a toda a hora, das grelhas, fichas, papelada para preencher, tarefas que nos são impostas porque tem de ser assim, simplesmente porque sim. As reuniões semanais onde se fala de tudo e não se fala de nada, as indecisões por parte dos Conselhos Executivos, as contradições que aparecem a toda a hora.
Estou cansada de falar de tudo isto, limito-me a responder que sim, estamos cheios de trabalho. A maior parte das vezes acho que não vale a pena ir mais além porque simplesmente só quem vive a escola é que entende, só quem conhece o meio, as salas de aula, os alunos é que percebe esta angústia diária. Ainda assim, trabalha-se com gosto e satisfação, porque ainda há professores a gostar de dar aulas. Eu gosto e felizmente, a maioria dos meus colegas de escola também. Apesar de tudo, ali consigo ser muito feliz.

Não pretendemos palmadinhas na costas, não queremos que nos dêem razão porque sim, que nos vejam como uns desgraçados, porque não o somos, que digam "deixem lá, tudo há-de melhorar". Não sei se melhora, não sei se a educação alguma vez vai seguir outro rumo em Portugal. Gostava de ter mais esperança que aquela que tenho mas começo a perdê-la aos bocadinhos.
Dez anos depois de ter entrado para o Ensino Público surgem alterações radicais no Estatuto da Carreira Docente, os professores são cada vez mais denegridos na praça pública, os Encarregados de Educação têm um poder cada vez maior e não uma melhor participação na vida escolar dos seus educandos e estes estão cada vez mais indisciplinados. E eu pergunto, como mudou tanta coisa só em dez anos? Só em dez anos?

Ontem não fui à manifestação. Estive no mesmo local há 8 meses atrás, gritei e fiquei rouca, mas desta vez e com muita pena minha, não pude juntar-me aos meus colegas.
Ficam aqui as minhas palavras, iguais ou parecidas à de muitos professores que estiveram ontem no Terreiro do Paço e que também gritaram e se manifestaram por mim. Bem-hajam.

5 comentários:

Kitty Fane disse...

Assino por baixo. :-)

aespumadosdias disse...

Bonito texto.

Elvino Santos disse...

è o gostar das coisas que nos faz superar os obestaculos bom txt

_+*Ælitis*+_ disse...

Nesse quesito, as coisas realmente não parecem estar facéis por ai...

Beijo meu ♥,

A Elite

NoKas disse...

Olá! Obrigada por expores tão bem a situação por que passam milhares de colegas teus. :) Acho que há muito trabalhao a fazer e a maior parte nem é contra a ministra nem contra o Sócrates, mas antes temos todos de ser trabalhados como sociedade. Que raio de país este que não exige o melhor para si e que continua sereno sem defender o ensino das suas crianças.... e sem educar as próprias crianças.