sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Professores

Há uns tempos (anos talvez) sentia-me orgulhosa por dizer que era professora. Hoje, não sei o que sinto, apesar de gostar muito do que faço.
Gerou-se uma tal polémica em redor dos professores que neste momento, penso que já não temos argumentos válidos perante uma sociedade que nos critica como nunca. É um facto. E entristece-me que assim seja.
Somos criticados com razão, outras vezes acontece que a razão até está do nosso lado mas lá está... o historial de "coitadismo" da nossa parte é, pelos vistos, tão vasto e tão profundo, que a sociedade acaba por nos condenar à partida, muitas vezes sem ter conhecimento de causa.

Há muito tempo que estou farta. Farta da incompetência de certos professores, da falta de profissionalismo, de algumas queixas constantes e sem fundamento. Farta desta sociedade que atira piadas sobre as férias, sobre os nossos horários e sobre as nossas manifestações de desagrado a um sistema que tarda em mudar.
Aqui por estes lados prefiro não responder a piadas farsolas, a brincadeiras estúpidas, a comentários idiotas. Há razão dos dois lados da barricada, mas que os factos sejam apresentados com a devida seriedade e com algum conhecimento de causa.

4 comentários:

Margarida disse...

como te compreendo. não sendo professora, sou funcionária pública e somos, desde logo, carimbados por tudo o que é mau.

gosto mt do teu blog!:)

Hugo disse...

No meio do "coitadismo" continua-me a surpreender aqueles que só reclamam por reclamar, que acham mau tudo o que é decidido pelo ME (não que eu esteja muito de acordo com o que se tem passado), que não aceitam novos métodos como positivos, que se recusam a dizer que há medidas importantes... Já nem falo das piadas e da forma como a sociedade nos vê. Julgo que seria de todo importante que a classe agisse mais e falasse menos.

Kitty Fane disse...

Olha tb eu estou farta de ouvir parvoíces acerca dos professores. Porque estamos sempre de férias. Porque não fazemos nada. Porque não queremos trabalhar. Porque nos andamos sempre a queixar. E irrita-me sobretudo quando as coisas são ditas por pessoas que não estão por dentro do assunto como é o caso dessa fulana. Que não têm noção da árdua tarefa que é ensinar e (muitas vezes) aturar faltas de educação dos alunos e dos pais.

As pessoas têm direito a queixar-se. Da mesma maneira que as pessoas que trabalharam anos e anos numa fábrica se vêm queixar para a televisão porque a fábrica fechou´, também os professores têm esse direito quando trabalharam anos e anos numa escola e de repente deixaram de ter vaga para trabalhar. Mas qual é o problema afinal? Que ódio é esse aos professores? Gostava mesmo de entender.

Buttafly...fly...fly... disse...

Isso é de gente parva que não sabe do que fala... Uma tristeza, é o que é...