sábado, 20 de fevereiro de 2010

Aprendi a cozinhar quando vim morar sozinha. A necessidade faz o engenho, dizem, e é verdade. Não me tornei numa cozinheira excepcional nem tão pouco numa boa cozinheira. Sou aquilo a que eu chamo uma cozinheira para o dia-a-dia. Não morro à fome e sei deserascar-me quando tenho mais gente em casa. Uso o forno e a panela de pressão; faço estufados, grelhados, guisados, assados, cozidos e fritos, mas estes, só quando o rei faz anos. Faço bolos e todo o tipo de doces e, para ser honesta, é aqui é onde me sinto mais à vontade (não fosse eu uma gulosa de primeira categoria). Não gosto da Bimby porque acho que tira toda a graça ao acto de cozinhar e preparar uma refeição, mas percebo que seja útil em termos de tempo e trabalho. Vou experimentado coisas novas, pesquisando aqui e ali, lendo livros e até comprando revistas (de vez em quando trago uma Teleculiária Gold para casa quando a capa me chama a atenção). Mas a internet é, sem dúvida, o meu local de eleição para procurar receitas novas. Há excelentes blogs/sites de culinária e hoje, deixo aqui os meus preferidos. Uns são portugueses, outros brasileiros e até há alguns estrangeiros. Vejam e comam com os olhos.

Flagrante Delícia
Ardeu a Padaria
As minhas receitas
Chucrute com salsicha
Cinco quartos de laranja
Elvira's Bistrot
No soup for you
Three Fat Ladies
Simplesmente Delícia
She who eats
Sabores de Canela
Joy of Baking

11 comentários:

MagicWoman disse...

:)) se cozinhas bem não sei!

Mas, tem um blog muito fixe!!

kiss kiss

Dulce disse...

Também não sou especialista na cozinha, mas gosto de ir aprendendo e de me ir especializando numa ou outra receita...

Não compro revistas, apenas alguns livros imprescindíveis (os da Niggela Lawson, que amo) e na net vou espreitando as receitas da marca Vaqueiro, que tem um site muito útil (é óptimo quando temos um ingrediente e não sabemos bem o que fazer com ele).

Quanto aos sites de culinária que recomendas, sem dúvida o Flagante Delícia é aquele que mais recomendo. É de babar ;)))

Anónimo disse...

Oh que bem, nesta lista tem alguns que não conheço. Vou fazer uma visita de médico :-)

Prezado disse...

Eu escreveria exactamente a mesma coisa sobre mim, ate a parte da lista dos "grlhados, cozidos, fritos, etc" . Aí punha "massas e omeletes".

alma de um louco disse...

Gostei do pormenor da Bimby.
É a primeira vez que leio num blogue que essa 'coisa' descaracteriza o acto de cozinhar. Parabéns.

E sim, eu é que sou o cozinheiro cá de casa.

:)

Menos disse...

Eu também perco (às tantas até ganho)horas em sites e blogs de culinária e o "Flagrante Delícia" também está no topo das minhas preferências. São fotografia de babar! **

AP disse...

Não conhecia alguns dos blogues e agradeço-te pela partilha. Também considero que há excelentes blogues/sites de culinária e acho que facilitam imenso a aprendizagem e partilha de receitas e experiências.

MagicWoman disse...

OLá, tens um miminho ne meu blog!

kiss kiss

AF disse...

sofia tens de ver este :
la tartine gourmande

alem de receitas optimas... é um delirio para os olhos

beijo
(o meu primeiro comentario!!!ao fim de meses e meses....)
filipaVP

Lady_M disse...

Há mais de 3 anos que o "As Minhas Receitas" e o "Cinco Quartos de Laranja" são os primeiros blogs que abro logo pela manhã para me inspirar para o jantar do dia seguinte:)
O "Flagrante Delícia" é um atentado à dieta de gente gulosa como eu! Já experimentei meia dúzia de receitas e todas elas foram um sucesso lá em casa;)

Eu, que também só aprendi a cozinhar quando saí de casa dos pais, já não me atrapalho a fazer seja o que for, ainda que o meu assado esteja a anos luz do da minha mãe:D Lá chegarei...

Laranjinha disse...

Sofia,
quanta honra constar nessa lista. Muito obrigada.

O "dias assim" é um dos meus blogues favoritos. Costumo passar por cá, mas sem comentar :)

Um beijinho,