quarta-feira, 22 de setembro de 2010

uma foto por dia #265

#265

Faz-me uma certa impressão quando oiço falar em livros obrigatórios. Aqueles que todos tivemos de ler mesmo sem vontade. Aqueles que analisámos vezes sem conta nas aulas de Português e sobre os quais fizemos fichas aborrecidas.

Mas sim, devia haver alguns livros obrigatórios.  Mas livros para ler sem tempo contado ou altura marcada.
Rosa, minha irmã Rosa; Lote 12, 2º Frente e Chocolate à Chuva, de Alice Vieira, seriam as minhas escolhas. Porque a vida, como ela é, está ali. Mesmo para os adultos.

[Pitx, já tenho um autógrafo]

19 comentários:

Pitx disse...

pois, sabes, eu não ligo aos autógrafos.

(mas não tem mal nenhum ligares.)

como teria acesso à coisa, poderias gostar de...

pronto, não foi preciso.

marta filipa disse...

Ora muito bem, eu li o "rosa minha irmã rosa" e o "chocolate à chuva" :)

Ana disse...

este foi o meu primeiro livro. ganhei-o quando o meu irmão nasceu. =)

margarida disse...

Engraçado, a minha mãe comprou-me esses quando andava no 5º ano, se não me engano, e leu-os primeiro que eu. Já não me lembro de nada, mas ainda estão lá em casa. Vou reler no Natal.

cheiro a ti disse...

fiquei mt curiosa sobre esses livros. vou ter que arranjar um tempinho para pesquisar e acabar o que estou a ler ag (que já dura há meses... e não é por ser mau, pelo contrário!!)

Duchesse disse...

Não foi o meu primeiro livro de Alice Vieira (esse foi "Viagem à Roda do Meu Nome", que também adorei), mas "Rosa, Minha Irmã Rosa", "Lote 12, 2º Frente" e "Chocolate à Chuva" marcaram-me especialmente. Pela quantidade de vezes que os reli, pelo que as páginas falavam comigo, pela companhia que me fizeram.

Como é que se pode "obrigar" a ler? É um privilégio, uma aventura, quase como o criar de uma amizade. Há que ensinar a descobrir a leitura, não ensinar a vê-la como uma obrigação. Abomino esse conceito.

Analog Girl disse...

Só não li o primeiro (e acho que nem o tenho), mas os outros dois fizeram as minhas delícias, leitura tão simples, tão cheia de verdade e bom humor... tenho de ver se redescubro esses livros, hei-de matar saudades em breve...

Satine disse...

li os três.. e muitos mais dessa belissima autora que é a Alice Vieria. Marcaram, sem dúvida, a minha infância :)

**

Dori disse...

Nunca deixei aqui um comentário, hoje vai ser o 1º. :)
Adoro esses livros e tenho-os todos, deste-me vontade de os reler. :)

anademar disse...

Já li todos, já reli todos. E sim a vida está lá, mesmo para os adultos!

Clementine Tangerina disse...

Chocolate À chuva foi dos primeiros livros que li...realmente devia ser obrigatorio :D

Carla disse...

Tenho-os todos!!! Foram eles que me fizeram gostar de ler! e sim são muito realistas!

Espiral disse...

Adoro Alice Viera. Li e tenho todos os livres juvenis dela. Foi ela que me despertou não só o gosto pela leitura de livres "diferentes" como pela escrita. Tenho noção que, ainda hoje, alguns dos meus tiques de escrita advém dos seus livros. Não me importo. É uma imitação de que quase me orgulho.

Gosto muito da triologia de que falas, mas devem ser dos mais simples dela.

Os meus favoritos dela são, sem dúvida o "Flor de mel" e o "Se perguntarem por mim digam que voei" (que é assim dos melhores títulos para livros que existem).

Beijinho =)

_+*Ælitis*+_ disse...

Gosto muitos dos livros dela... como "este rei que eu escolhi" (acho que é dela ... :D)

Dulce disse...

Provavelmente os livros que li em pequena dos quais tenho melhores recordações são os de Alice Vieira.
Lembro-me particularmente do "Flor de Mel", que li numa cama de hospital onde fiquei uns bons tempos... Os livros sempre foram a melhor das companhias em horas difíceis :))

sofia disse...

Tenho os livros TODOS dela, é sem dúvida a minha escritora favorita, e também tenho um autógrafo
Bjs

sofia disse...

Li-os todos!
Adorava ir buscá-los à biblioteca, e de regresso a casa da minha avó comprava um minimilk (que a semanada não dava para extravagancias!)
Obrigada Sofia, por esta boa memória que despertaste :)

Manganet disse...

Bem sendo assim vou ler o Chocolate à Chuva já que o tenho aqui por casa mas nunca me dediquei a ele porque tenho uns outros tantos para ler, mas esse acabou de subir na "tabela" :)

Bluebluesky disse...

Marcaram a minha infancia!