quinta-feira, 18 de março de 2010

...

 Há muitos anos, lá por casa, as manhãs de domingo eram passadas a ouvir música. Colocar LPs no gira-discos era uma aventura. Com as mãos a tremer e aquele nervoso miudinho de estar a fazer algo de importante, o meu pai deixava-me colocar os discos no gira-discos. Eu lá conseguia e depois daquele barulhinho inicial da agulha a passar naquelas linhas pretas que tanto me intrigavam e me faziam pensar como poderia caber ali tanto som, a música fazia-se ouvir.


Elis Regina foi-me dada a conhecer pelo meu pai - Águas de Março, Madalena, Fascinação, foram algumas das músicas que me ficaram na cabeça desde a minha infância. Mas, infelizmente, ou não, parece-me há uma certa altura das nossas vidas em que deixamos tudo isso de lado (a música, os livros, os filmes) e as prioridades passam a ser outras. Eu não fui excepção e durante os anos da minha parva adolescência esqueci essas coisas todas em prol das amigas do liceu, dos rapazes e das parvoíces própria da idade. Talvez me tenha feito bem.
Depois veio o tempo de acordar para  a vida. Voltei a remexer os livros, os discos, as cassetes de vídeo, voltei a ver os bons programas da televisão que ainda existiam e lembrei-me que gostava de muita coisa que me tinha esquecido. Foi isso que senti há uns tempos, quando uma pessoa me me mostrou uma música de Elis Regina - Atrás da porta. Foi como se tivesse estado parada no tempo e isto me tivesse escapado assim, inconscientemente. Mas tudo tem o seu tempo e acredito que por alguma razão só agora ouvi isto e me deliciei e quase chorei. A música é sublime e a emoção com que ela canta revela bem o estado em que se encontrava na altura. Morreu uns dias depois desta sua aparição num programa de tv.

8 comentários:

Menino do mar disse...

Fascinação... hummmm..... adoro....

Elsa Serra disse...

... a emoção a flor da pele, também está "guardada" no meu blog,
beijo

Daniela disse...

A emoção, também era devida ao facto de que quem a estava a acompanhar ao piano era o seu recém ex-marido!
Grande Mulher!

Rachelet disse...

Ando há uns poucos anos a matutar na vontade de comprar um daqueles gira-discos em mala, sabes quais são?, e ir resgatar os velhinhos 45 rotações da minha infância. Por muito CD e MP3 que haja, há uma magia própria das agulhas nos discos, como disseste.

Analog Girl disse...

Incrível. Estou sem palavras.
Também desconhecia. Obrigada por partilhares.

CLÁUDIA disse...

Sem palavras. :-|

Bom fim de semana. ***

Andreia disse...

Olá,

A Elis era uma cantora sublime, também me foi dada a conhecer quando era miúda pela minha mãe, e sempre me espantei com a intensidade das suas interpretações.

Ainda hoje, aos 25 anos, a ouço e me arrepio com as letras das musicas. Este vídeo pertence a um DVD de um espectáculo que a TV Globo produziu, o programa chamava-se Elis Regina Carvalho Costa, da série Grandes Nomes.

Gosto muito do teu blog =)

Andreia Soares

disse...

TÃO BONITA ESTA MÚSICA... adoro a versao do Chico Buarque... linda, linda...